Como funciona o processo de recrutamento e seleção de pessoal nas empresas

mulher entrevistando candidato a emprego O seu comportamento em uma entrevista de emprego pode definir seu futuro profissional

 

Passar por um processo seletivo nem sempre é fácil. O desejo de conquistar, e muitas vezes precisar de determinado cargo, pode nos fazer ter mil e um pensamentos. Dúvidas angustiantes como: enviei meu currículo para a empresa e ainda não me retornaram, devo ligar? Será que vão me chamar para uma entrevista de emprego? Quanto tempo demora para que a empresa dê um retorno? Será que não passei na seleção? A empresa entrará em contato comigo ou devo procurá-la?

Se você já participou de algum processo seletivo, com certeza, deve ter ficado com algumas destas dúvidas pairando sobre sua cabeça. E, muito provavelmente, até hoje você não faz a menor ideia de como respondê-las, certo? É muito comum entre os profissionais que participam de processos seletivos em busca de uma vaga ou colocação no mercado se sentirem assim. E isso acontece porque o processo de recrutamento e seleção é complexo e delicado, geralmente demorando alguns dias e, até, meses para ser concluído.

Mas isso não quer dizer que o processo seja um segredo guardado a sete chaves. Na verdade, se trata de uma forma de realizar a atração, captação e triagem dos currículos dos profissionais que estão disponíveis e melhor atendem a empresa em determinado ponto. Por exemplo, pode ser que você mande seu currículo pra uma vaga hoje e não tenha retorno, mas que em um futuro próximo pode se tornar um emprego.

De um passo a frente rumo ao sucesso pessoal e profissional!
Acesse gratuitamente meu eBook e mude de vida através do Coaching!

Além disso, o sistema de convocação também consiste em selecionar cadastros para a formação de um banco de talentos e reunir contatos e dados de especialistas nas mais diversas áreas que possam ser de interesse para uma empresa, para que, futuramente façam parte do quadro de funcionários.

Se você deseja entender de maneira mais aprofundada como funcionam os processos de recrutamento e seleção de pessoal nas empresas, convido você a me acompanhar nesta leitura, pois hoje vou abordar este assunto e tudo mais que está relacionado a ele. Confira!

Processos seletivos

Confira como funciona o processo de recrutamento e seleção de pessoas dentro das empresas e organizações:

Solicitação de abertura da vaga a ser preenchida

O gestor de uma determinada área da empresa identifica a necessidade de preencher ou criar determinado cargo, e solicita ao departamento de Recursos Humanos – RH a abertura da vaga, ressaltando o prazo e o motivo da contratação. O processo de recrutamento e seleção começa quando o líder ou o próprio RH identificam a necessidade de contratação de mais colaboradores para alguma área da organização.

Descrição do cargo

Essa etapa também é chamada de job description. Nesse momento são definidas as informações principais, que serão pré-requisito para a seleção de candidatos. Por exemplo: cargo, função, atividades que serão desempenhadas, salário, carga horária e competências fundamentais desejadas.

Seleção interna ou externa

Após a solicitação de abertura da vaga, a gestão de pessoas analisa e avalia se o processo de recrutamento será interno — aproveitando os próprios colaboradores da empresa que desejam mudar de cargo e que se encaixam na descrição da vaga —, ou externo, recrutando profissionais disponíveis no mercado de trabalho.

Abertura da vaga ao mercado

Depois de selecionado qual o tipo de contratação, o RH deve elaborar o anúncio da vaga. Embora possa variar de uma organização para a outra, este anúncio geralmente contém o título da vaga ofertada, descrição das atividades que deverão ser desempenhadas pelo profissional contratado, benefícios e o salário oferecido pela empresa. Outro dado que precisa ser informado é como entrar em contato com a empresa, seja por e-mail ou telefone.

Anúncio da vaga

Após preparar o anúncio da vaga, com todas as informações acima, o RH deve selecionar os locais em que a vaga será veiculada — como agências de empregos, banco de talentos da própria empresa, internet, portais de trabalho, LinkedIn, grupos específicos de vagas no Facebook, jornais etc.

Recrutamento

Depois de receber os currículos dos candidatos interessados nas determinadas vagas anunciadas, chega o momento em que os gestores de recursos humanos e líderes vão realizar a análise e fazer o recrutamento dos candidatos que tenham o perfil mais compatível com a vaga.

Agendamento da entrevista

Depois de receber os currículos dos candidatos interessados à vaga, é hora de fazer uma triagem dos profissionais que mais se adéquam à vaga e exigências da empresa.  Após isso, a empresa entra em contato com todos os pré-selecionados e marca a entrevista de emprego. Ao retornar o contato com os profissionais escolhidos para a entrevista, agendam o dia, data, horário e local onde devem comparecer para fazer a seleção.

Entrevista com os candidatos

O próximo passo é a realização da entrevista pessoal, em que o recrutador confirma os dados contidos no currículo e faz perguntas relacionadas ao cargo ofertado e à vida profissional do candidato. Também podem ser aplicados testes e dinâmicas, conforme a necessidade e política de contratação da empresa.

Esse é o momento mais importante do processo, é quando os candidatos são colocados frente a frente com o selecionador ou futuro gestor. Essa é a oportunidade que eles têm de apresentar seus diferenciais, mostrar suas habilidades e se saírem bem em todas as dinâmicas.

Definição

Depois que todos os candidatos selecionados para a primeira etapa do processo forem entrevistados, chega a hora mais crucial. Agora é o momento em que os gestores de recursos humanos e líderes precisam decidir qual de todos os candidatos é o que melhor atende às necessidades da empresa e as exigências da vaga.

Retorno ao candidato

Esse é o momento mais esperado pelos candidatos, é a hora em que a empresa liga ou manda um e-mail para informar que o profissional foi aprovado [ou não] para ocupar a vaga. Após a realização das entrevistas, o RH avalia, juntamente com demais interessados na contratação, qual o candidato melhor se encaixa às necessidades da empresa. Uma vez selecionado o candidato a ser contratado, a organização deve entrar em contato, tanto com ele quanto com os que não foram selecionados, agradecendo e convidando-os para uma próxima oportunidade.

Conheça meu livro “O Poder do Autoconhecimento”!
Descubra como aprimorar e desenvolver novas habilidades!

Contratação

Depois de definido o candidato ideal para exercer o cargo, o RH deve fornecer a lista de documentos que o profissional deverá levar à empresa, dentro de um prazo pré-estabelecido, bem como indicar a realização de um teste admissional. E assim se encerra o processo de recrutamento da empresa. Uma vez que, após contratado, a empresa e o gestor já iniciam outros procedimentos com o novo colaborador, sendo um deles a integração do mesmo.

Geralmente, os processos de recrutamento e seleção que ocorrem dentro das empresas seguem este passo. Entretanto, como eu disse no início do texto, este pode variar de organização para organização, podendo e devendo estas fazerem as adaptações que estejam verdadeiramente de acordo com as suas necessidades e com a sua realidade interna.

Gostou deste conteúdo, Ser de Luz? Suas dúvidas sobre as etapas de um processo de recrutamento e seleção foram sanadas? Deixe o seu comentário, me dizendo o que achou e lembre-se sempre de se lembrar de continuar nos acompanhando, pois diariamente trazemos novidades, para que você aprimore ainda mais seus conhecimentos pessoais, profissionais e empresariais.

Copyright: Production Perig – ID da foto stock livre de direitos: 373089328

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

 

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010