7 Sinais de que você precisa de Autoconhecimento

autoconhecimento na vida

Sinais de que você precisa de autoconhecimento em sua vida

Há uma frase de Sócrates bastante conhecida que diz “conhece-te a ti mesmo”. Há ainda uma outra frase milenar que diz “conhecereis a verdade e ela vos libertará”. Tais frases mostram que o autoconhecimento é importante e a verdade tem um poder libertador para quem a conhece. O autoconhecimento traz verdades sobre nós mesmos e nos permite viver uma vida livre das crenças limitantes. Crenças que nos impedem o despertar da melhor versão de nós mesmos. Pare o que você está fazendo neste momento e reflita:

1 – Você confia nas habilidades que você tem?

2 – Você sabe dizer quais são as habilidades que você possui?

3 – Você admira a pessoa que você é hoje?

4- Você sabe dizer com exatidão quem é você agora?

Se as respostas para estas perguntas não foram satisfatórias para você, significa que você precisa viver a experiência do autoconhecimento. Encare as suas respostas como alguns dos muitos sinais que apontam que você precisa se conhecer. Caso estes sinais ainda não sejam suficientes para te encorajar, listei aqui outros 7 sinais de que você precisa de autoconhecimento. Confira!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

1 – O conflito desperta a sua fúria e sua impulsividade

Ao longo de nossa existência, enfrentamos várias situações que nos desafiam e nos mostram o quão somos capazes de superar os mais variados obstáculos. Quem não conhece a si mesmo vê nos conflitos uma oportunidade para viver a experiência da superação. O grande problema está na impulsividade e na fúria que permeiam os atos. O resultado? Pequenos problemas que se transformam em grandes confusões. Aquele que não conhece a si mesmo não reconhece seus próprios limites e acabam por investir de maneira desnecessária uma grande quantidade de energia em conflitos de pequeno ou médio porte. E digo desnecessária pois são conflitos que podem ser solucionados de maneira pacífica e prática.

2 – A opinião dos outros tem uma grande importância

O autoconhecimento é fundamental para a construção da autoimagem. Quem não conhece a si mesmo desconhece a sua própria essência e isso faz com que as opiniões de terceiros tenham uma grande importância, principalmente as opiniões e críticas negativas. Tal comportamento é altamente nociva para a identidade de quem vive dessa maneira. A dependência da opinião alheia é fruto da ausência de critérios que garantam uma avaliação a respeito de si mesmo. Mas, como avaliar de maneira justa e correta algo que não se conhece? Impossível!

3 – Dificuldade para lidar com os próprios erros

A ausência do autoconhecimento faz com que a pessoa dependa de maneira excessiva da opinião alheia e, paralelo a isso, ser bastante cruel consigo mesma. Diante de um erro cometido, a pessoa tende a se autodepreciar e construir uma imagem ruim de si mesmo. A dificuldade de se perdoar e até mesmo para reconhecer as próprias conquistas é bastante corriqueira na vida de quem não se conhece. A possibilidade de errar é encarada como algo trágico em todos os campos da vida.

4 – Insegurança e arrependimento constantes

Para quem não se conhece, a tomada de decisões se torna uma verdadeira tortura. A insegurança – fruto da ausência de autoconhecimento – faz com que a pessoa tenha receio de situações em que tomar decisão é algo necessário. E aqui não falo de decisões importantes; a insegurança se faz presente até nas mais simples tomadas de decisões diárias, tanto no trabalho quanto na vida pessoal. A insegurança faz com que as escolhas nem sempre sejam as mais agradáveis e corretas. O resultado disso? Arrependimento por não ter sido autoconfiante, por não ter feito a escolha correta, por não ter tido coragem para apresentar uma ideia criativa na reunião de planejamento e por todas as consequências que a determinada decisão trouxe – como a frustração na carreira profissional, a perda de uma oportunidade para negócios, a viagem dos sonhos que ficou para uma outra ocasião, por exemplo. Dizer SIM ou dizer NÃO é um verdadeiro desafio para quem não possui o autoconhecimento.

5 – Uma vida sem autenticidade

A vida de quem não tem o autoconhecimento não é pautada pelos gostos e vontades próprios. A opinião alheia e a vontade dos demais estão sempre presentes no cotidiano de quem não se conhece. E é nessa hora que surge um comportamento extremamente nocivo: a constante comparação com os outros. Por não se conhecer, a pessoa acredita que somente o que os outros fazem é o correto, o melhor, o bonito. Com isso, suas vontades, gostos e opiniões se perdem. A autenticidade se torna algo cada vez mais distante.

Preparamos um teste para VOCÊ descobrir o quanto é FELIZ!
Clique aqui e conheça nosso “Termômetro da Felicidade” !

6 – O futuro gera medo e o presente não é agradável

Quem não se conhece não consegue projetar coisas boas para o seu futuro. Pensar no futuro, inclusive, pode causar certas inquietações. O futuro é algo incômodo para quem não se conhece pois ela não se vê como alguém capaz de lidar com os desafios que virão. Se o futuro gera medo e inquietação, o presente também não está isento das críticas. Quem não possui o autoconhecimento não consegue identificar as suas conquistas, os ganhos e resultados obtidos no tempo presente. O presente é desagradável pois sempre falta algo. Sabe a insegurança e o arrependimento que mencionei no tópico anterior? São fatores que contribuem fortemente para fazer com que o tempo presente não seja admirado como ele merece. São estes dois fatores que também fazem com que o futuro seja algo temido.

7 – O medo da solidão e da própria individualidade

Você consegue sair para se divertir com alguém que você não conhece? Ir ao cinema, viajar, trabalhar com alguém desconhecido? Eu não consigo. E é justamente assim que uma pessoa que não se conhece se sente quando está sozinha: lidando com um indivíduo estranho. A falta de autoconhecimento impede viver momentos agradáveis na melhor companhia: você mesmo. Quem não se conhece vê a própria individualidade como algo ruim. Ir ao cinema sozinho, ler um livro em um ambiente calmo, viajar são alguns dos programas que a falta do autoconhecimento te impede de viver.

Como o Coaching pode te auxiliar neste processo?

Se você passou (ou ainda passa) por algumas das situações listadas acima, eu quero que você saiba, querida pessoa, que você precisa de autoconhecimento. E quero dizer mais: o Coaching pode contribuir de maneira positiva e extremamente satisfatória neste processo.

Com ferramentas e técnicas incrivelmente poderosas, o Coaching é um importante aliado para quem precisa se conhecer. Conhecer a si mesmo é libertador, querida pessoa! Acredite e descubra a verdade que existe dentro de você!

Me conte aqui o que você pensa a respeito do autoconhecimento e como o Coaching pode te ajudar a se conhecer. Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright:432163840 – https://www.shutterstock.com/pt/g/archonez



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010