Aprenda a lidar com as críticas construtivas e destrutivas

críticas construtivas
As piores críticas podem ser aproveitadas para seu crescimento profissional

Ser criticado faz parte do nosso dia-a-dia, principalmente quando estamos no ambiente profissional. Algumas críticas podem ser construtivas e nos ajudam a crescer. Outras podem ser destrutivas e acabam nos desanimando ou fazendo com que percamos o controle. Como as duas eventualmente acontecem nos demais pontos da vida, devemos estar sempre preparados para lidar com elas nas mais adversas situações.

O que são as críticas construtivas e como lidar com elas

As críticas construtivas são aquelas que são apontadas para que tenhamos melhorias em nossos pontos fracos. Geralmente, elas são encontradas em feedbacks em nosso ambiente profissional ou é aquele famoso “toque” que alguém próximo nos dá devido a uma situação adversa. Ela pode ser apontada tanto quanto a execução de uma tarefa específica ou um comportamento nosso que não foi tão agradável. Esse tipo de crítica é positiva, pois temos a oportunidade de reconhecer erros e termos a oportunidade de trabalhar nisso e, consequentemente, de crescer como pessoas e profissionais. Ao recebê-las, podemos ter uma certa preocupação no primeiro momento, porém, elas nos motivam e fazem com que tenhamos o desejo de sermos mais qualificados e tenhamos vontade de progredir. Ao receber uma crítica construtiva, entusiasme-se, sinta-se acolhido, e reflita sobre o ocorrido. Aceite-a como uma oportunidade de crescimento e amadurecimento. Ao final, agradeça a pessoa que a fez e coloque-se à disposição para futuros feedbacks.

O que são as críticas destrutivas e como lidar com elas

As críticas destrutivas são aquelas feitas da maneira incorreta e indelicada, com acusações sem fundamento e sem qualquer contribuição para nosso crescimento e amadurecimento. Elas são feitas por pessoas despreparadas, que não têm habilidade de oferecer um feedback assertivo e não possuem tato algum para lidar com outras pessoas. O problema é que, além de serem desnecessárias, elas nos causam sentimento de raiva, culpa e desmotivação.  Caso receba uma crítica destrutiva, receba-a com inteligência e controle emocional, uma vez que elas vêm carregadas de informações negativas e que podem comprometer seu comportamento e até afetar a autoestima e produtividade.

Não retribua esse tipo de crítica. Em vez disso, reflita sobre o fato, utilize a resiliência e pense na lição positiva que pode extrair de tal situação. Se você ficar chateado e achar pertinente, em outro momento, dê um feedback construtivo a essa pessoa, relatando o quanto ela foi impertinente na forma como realizou a crítica a você.

Como eu devo reagir ao fazer uma crítica a alguém?

Primeiramente, pense se a crítica é, de fato, necessária. Pondere muito como vai falar e busque não só apontar um erro, como questioná-lo e entender o motivo de tal pessoa ter agido dessa maneira específica. Feito isso, seja o mais gentil e profissional que puder e se coloque no lugar da outra pessoa. Mostre o que foi feito de errado e, sempre que possível, dê sugestões do que pode ser feito para que o mesmo erro não ocorra novamente. Dê também a oportunidade da pessoa falar, se retratar ou de também sugerir o que pode ser melhorado. Dessa maneira, você conseguirá fazer uma crítica construtiva, contribuindo assim com o crescimento de alguém ao invés de deixar essa pessoa desmotivada e irritada.

Foto: © Depositphotos.com / lightwavemedia

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Sobre o autor

Autor

José Roberto Marques

José Roberto Marques é presidente do IBC, Master Coach Senior e Trainer. Um dos pioneiros em Coaching no Brasil, com mais de 25 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento humano. Fundador e também presidente da Editora IBC, possui diversas obras publicadas. É professor convidado da Universidade de Ohio. Como Coach atende CEO’s e líderes de grandes organizações.

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