9 Sinais que as pessoas invejosas emitem

Mulher com inveja da colega de trabalho

Você costuma ter facilidade para identificar a inveja? Conhecer os sinais que as pessoas invejosas emitem é uma forma de se proteger e entender melhor esse comportamento. Indivíduos assim tendem a fazer comentários negativos e desmerecer as conquistas dos outros simplesmente porque desejam estar no lugar deles.

Siga a leitura para entender quais sinais são esses e como eles se manifestam. Além de conseguir identificar a inveja nos outros e se proteger, você também será capaz de perceber quando for você a se sentir assim. Então, poderá fazer algo a respeito para evitar que se torne prejudicial. Confira!

O que é a inveja?

A inveja é um tipo de angústia que alguém sente ao ver que outra pessoa tem algo que ela gostaria e não tem. Perceba que não se trata de desejar alcançar um patamar igual ao do outro, mas sim desejar exatamente o que é dele.

Basicamente, o indivíduo invejoso sofre com o sucesso de um colega e deseja ocupar aquele lugar. Em outras palavras, ele não deseja também tornar-se bem-sucedido, mas “tomar” o que é do outro, de modo a sentir-se superior.

Uma consequência bastante comum da inveja é o recalque, que leva um indivíduo a desdenhar do que o outro tem, e ele não. Ainda em referência ao exemplo anterior, por não alcançar o mesmo sucesso do colega, o invejoso passa a colocar defeitos na carreira do outro. Esse é um mecanismo de defesa da mente para evitar a frustração.

Por mais que seja um sentimento natural do ser humano, veja que a inveja não é positiva de forma alguma. Ela apenas traz angústia e prejudica relacionamentos. Por isso, é importante buscar o autoconhecimento para identificar comportamentos relacionados a esse sentimento e buscar resolvê-los antes que se tornem prejudiciais.

Por que sentimos inveja?

A inveja surge diante de uma percepção de desigualdade ou de um sentimento de injustiça, em que identificamos um indivíduo em situação considerada superior à nossa. Isso ocorre com mais frequência entre as pessoas que se comparam umas com as outras, o que as leva a desejar para si aquilo que o outro tem: beleza, sucesso, dinheiro, amigos, status, habilidades, posses materiais etc.

De acordo com a psicologia, a inveja está comumente associada a questões de baixa autoestima e autoconfiança. Nesses casos, a pessoa fica mais vulnerável a comparar-se com o outro e a perceber-se em uma posição de inferioridade, o que a leva a desejar o que a outra pessoa tem ou foi capaz de conquistar.

Além disso, há fatores sociais e culturais que podem estar envolvidos no surgimento dessa emoção. Como seres humanos, aprendemos a evoluir em grupo, mas a competitividade está no nosso DNA, até mesmo por questões de sobrevivência ao longo do tempo. Hoje em dia, porém, é importante manter esses instintos sob controle.

Como não sentir inveja?

Em maior ou menor grau, todo mundo sente inveja de vez em quando. O importante é desenvolver estratégias para manter esse sentimento sob controle, já que ele é bastante desagradável. Confira algumas estratégias a seguir:

  • Desenvolver o autoconhecimento e a autoestima: quanto mais você conhecer a si mesmo, mais poderá valorizar-se e identificar as situações em que a inveja aparece. Aprenda a reconhecer e valorizar as suas conquistas, independentemente das conquistas dos outros.
  • Praticar a gratidão: agradeça diariamente pela pessoa que você é e por tudo o que você já conquistou. Isso colocará o seu foco no que você já tem, e não no que ainda falta.
  • Evitar comparações: ao comparar-se com alguém, lembre-se de que as pessoas são diferentes e têm pontos de partida diferentes. Concentre-se em ser melhor do que ontem, e não melhor do que o outro.
  • Estabelecer metas pessoais: se for comparar-se com alguém, que seja apenas para obter inspiração. Defina metas realistas e significativas para si, pois esse foco reduzirá a tendência de invejar outros indivíduos.
  • Limitar a exposição às redes sociais: lembre-se de que, nesses sites, as pessoas publicam apenas os seus melhores momentos, e não a realidade total das suas vidas. Portanto, limite o tempo nessas redes para reduzir a comparação.

Como uma pessoa invejosa costuma agir?

Existem alguns comportamentos clássicos que são exibidos pelas pessoas invejosas, como: comparação constante, sentimento de inferioridade e injustiça, fofoca e críticas não construtivas, comportamento competitivo, amargura e dificuldade em celebrar os sucessos das outras pessoas e exibição excessiva das próprias realizações, em uma tentativa de sentir-se melhor.

Os comportamentos acima podem ser neutralizados por meio das recomendações do tópico anterior, sobre como não sentir inveja. No entanto, devemos ter em mente que esse processo é gradativo, e é com a prática que conseguimos amenizar esse sentimento.

Quais são os sinais que as pessoas invejosas emitem? Como identificá-los?

Para ajudá-lo a identificar a inveja com mais facilidade, seja no seu comportamento, seja no de terceiros, preparamos uma lista com os principais sinais que as pessoas invejosas emitem. Acompanhe e aproveite para fazer uma autorreflexão e verificar se você costuma agir dessa maneira no seu círculo de convivência.

1. Demonstra incômodo com o sucesso alheio

Quando uma pessoa se demonstrar incomodada com o seu sucesso, fique alerta, pois pode ser sinal de inveja. O fato de você ter conquistado algo não impede que ela também se desenvolva. Porém, como já mencionamos, o invejoso deseja o que é do outro, e é exatamente daí que vem o incômodo.

2. Parece estar o tempo todo em uma competição

Para as pessoas invejosas, tudo é motivo para competição, pois ela está o tempo todo tentando suprir a sua insegurança, tentando mostrar-se superior. Isso torna os seus relacionamentos complicados porque, na maioria das vezes, os demais não estão interessados em competir. Por essa razão, muitos costumam se afastar de indivíduos assim.

3. Imita ações das outras pessoas

Você já conviveu com alguém que parecia imitar as suas ações? É claro que, na vida, é natural que coincida de pessoas próximas terem atitudes parecidas. Entretanto, no caso do invejoso, essa imitação ocorre frequentemente. A pessoa compra roupas muito parecidas, vai ao mesmo salão de beleza, decora a casa no mesmo estilo, entre outros.

Por mais que esse comportamento possa ser fruto de admiração em alguns casos, o exagero não é natural. Afinal de contas, mesmo que possamos nos inspirar nas escolhas alheias, devemos sempre colocar a nossa personalidade nas ações que tomamos.

4. Faz comentários negativos sobre terceiros com frequência

Uma pessoa que faz comentários negativos sobre terceiros o tempo todo, possivelmente o faz por conta da inveja. Trata-se de um mecanismo de defesa para não se sentir inferior porque, por meio desses comentários, o indivíduo tenta diminuir as conquistas dos outros para se sentir superior.

5. Se vangloria ao máximo os seus feitos e conquistas

Quando as pessoas invejosas conquistam algo, elas tendem a vangloriar-se ao máximo do ocorrido. Esse é um comportamento que também se origina da insegurança. A cada comentário que faz aos outros sobre si mesma e seus feitos, ela está, na realidade, se esforçando para acreditar no seu próprio valor.

6. Demonstra satisfação quando algo de ruim acontece a um terceiro

Quando uma pessoa demonstra satisfação ao ter conhecimento de algo ruim que acontece a um terceiro, este pode ser mais um sinal de inveja. Por mais que possa ser alguém de que ela não goste, sentir-se feliz com o sofrimento alheio demonstra total falta de empatia e o desejo de ver o outro mal para sentir-se superior.

7. Tenta tirar o crédito do sucesso do outro

Sempre que fica sabendo de um feito de alguém, a pessoa invejosa tenta tirar o crédito do sucesso do outro. Alguns exemplos de comentários relacionados a situações do tipo são: “Comprou um carro novo, mas financiou em inúmeras parcelas”; “A casa nova dela é linda, mas alugada”; “Fulana emagreceu, mas com cirurgia”; “Foi aprovado na faculdade, mas nesse curso qualquer um passa”, e por aí vai.

Perceba que, logo após a constatação do fato, vem um “mas” que tenta diminuir a conquista do outro. Esse tipo de comentário é típico do invejoso que, ao menosprezar terceiros, acredita que poderá sentir-se mais confiante.

8. Faz perguntas desconfortáveis sobre as conquistas alheias

O oitavo sinal que as pessoas invejosas emitem tem total relação com o anterior, a diferença é que, em vez de descredibilizar o sucesso alheio fazendo comentários para terceiros, ela o direciona para a própria pessoa. Isso costuma ser feito na forma de perguntas que geram desconforto porque, muitas vezes, tratam de detalhes pessoais. Por exemplo: “Eu sei que o chefe te deu aumento, mas você sempre foi amigo dele, né?”.

9. Age de modo a prejudicar aquele de quem sente inveja

 

O último sinal da lista é aquele que aparece nos casos mais avançados de inveja, quando a pessoa, além de desejar o que é do outro, age de modo a prejudicá-lo. Esse é um comportamento muito perigoso e nocivo, especialmente no ambiente de trabalho. Ao identificar um colega assim, é preciso manter-se alerta e comunicar os supervisores no caso de uma ação desse tipo ser concretizada.

Como lidar com invejosos?

Agora que você já compreende as origens e os sinais do comportamento invejoso, confira 3 dicas para lidar com pessoas assim.

1. Mostre para o invejoso que ele tem qualidades

Como você já deve ter percebido, as pessoas mais propensas à inveja são, em geral, inseguras consigo mesmas. Por isso, um dos meios de neutralizar esse sentimento e os comportamentos decorrentes é justamente evidenciar para esse indivíduo as qualidades que ele tem. Converse com ele sobre os conhecimentos, características, habilidades e até bens materiais que ele possui. Se essa pessoa conseguir visualizar a própria vida com mais otimismo e gratidão, há uma tendência de redução da inveja.

2. Tenha uma conversa sincera com a pessoa

Se você perceber que alguém está tendo sentimentos e atitudes nocivas em relação a você, como os descritos acima, chame a pessoa para uma conversa franca. Pergunte a ela o que está acontecendo, o que ela está sentindo e por que ela é tão crítica ou por que ela deliberadamente tenta prejudicá-lo. Dê a ela uma oportunidade de explicar-se e demonstre empatia. Mostrar-se firme, mas ao mesmo tempo solidário, é um meio de também neutralizar o comportamento da pessoa invejosa.

3. Não comente sobre a sua vida pessoal e profissional

Se você considerar que é praticamente impossível estabelecer uma relação mais saudável e amigável com a pessoa, o melhor mesmo é afastar-se. Nesse caso, evite compartilhar com a pessoa os seus planos ou as suas conquistas, seja na vida pessoal, seja na vida profissional. Em posse de qualquer informação a seu respeito, o invejoso pode ver esse sentimento aumentar ainda mais ou até tomar atitudes para prejudicá-lo. Proteja-se e evite o convívio com esse indivíduo.

Conclusão

A inveja é um sentimento comum a todos os seres humanos em algum momento da vida. No entanto, não podemos permitir que ele se intensifique, o que pode prejudicar a nossa qualidade de vida. Tanto as pessoas invejosas quanto os invejados sofrem por essa relação disfuncional. Portanto, fique atento aos sinais e, se necessário, busque ajuda.

E então, já identificou algum desses comportamentos em uma pessoa próxima? Nesse caso, o melhor a fazer é se afastar e buscar tratar apenas de assuntos que forem necessários, sem compartilhar detalhes da sua vida.

Aproveite para deixar o seu comentário sobre o assunto no espaço abaixo e compartilhar o conteúdo por meio das suas redes sociais para levar a reflexão adiante!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010