Atitudes Positivas no Trabalho

Atitudes Positivas Conheça o poder das atitudes positivas no trabalho

 

Quem você acredita que seja o responsável por um ambiente de trabalho melhor, querida pessoa? A resposta é: todos! Cada um pode fazer algo para que o ambiente de trabalho seja mais agradável e harmônico. Mas, como isso é possível? Através de atitudes positivas! Quer saber mais sobre este tema? Continue a leitura. 

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O poder das atitudes positivas no ambiente de trabalho 

Tornar o seu local de trabalho mais prazeroso e harmonioso, muitas vezes só depende de algumas pequenas atitudes positivas que você pode ter no seu modo de pensar e conduzir as coisas. São atitudes pequenas, porém extremamente poderosas e transformadoras. Sabe porque? 

Por que a forma como você trata a todos à sua volta produz efeitos. Se você trata as pessoas ao seu redor com gentileza e respeito, os efeitos serão positivos. O mesmo vale para as atitudes e tratativas negativas. Elas também trazem resultados negativos e ruins. É uma reação em cadeia, uma questão de causa e efeito. 

Sendo assim, se você trata as pessoas de forma positiva, com certeza você terá um bom retorno. Ao tratar seus colegas de trabalho com gentileza, elas se tornarão agradáveis com você e tratá-los com respeito resultará em relações no ambiente de trabalho com mais respeito.

Conheça o lema UMPA

Este lema defende que: Um Monte de Pequenas Atitudes – UMPA –  geram grandes resultados. Partindo do conceito da UMPA, algumas atitudes simples podem transformar o seu ambiente de trabalho em um lugar melhor para se estar. É importante ter esta preocupação já que é ali que você passa boa parte do seu dia. Mas, quais são os princípios básicos da UMPA? 

Saber como conduzir as relações e os comportamentos é o segredo para deixar o seu ambiente de trabalho mais harmonioso.

Confira nos tópicos seguintes cinco atitudes positivas no trabalho que podem tornar a convivência com os colegas e líderes mais aprazível e lhe ajudar a potencializar os seus resultados.

1 –  Aprenda a trabalhar em equipe

Esta é uma atitude essencial para todos os profissionais. Saber trabalhar em equipe  possibilita trabalhar em um ambiente em que todos partilham seus conhecimentos. Um ambiente assim permite que todos possam desenvolver novas competências profissionais, além de aprender a ouvir e também a falar com os colegas. Isso contribui para que todos tenham uma postura mais participativa, gerar de seus colegas mais colaboração e solidariedade também.

2 –  Tenha empatia com a sua equipe

Esta é uma atitude extremamente poderosa e que muito contribui com um ambiente de trabalho harmônico. Ser empático é se colocar no lugar do outro e a partir disso, buscar entender suas questões, seus sentimentos e atitudes. Tal atitude é também inspiradora para que outros colegas também sejam empáticos com os demais, transformando até mesmo a cultura organizacional da empresa. 

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3 – Demonstre respeito e gentileza por todos  

Talvez seja essa a atitude mais necessária para que se haja harmonia no seu local de trabalho: ser respeitoso. Ter respeito é considerar o outro, aceitá-lo da forma que é e pensar em seu colega não ultrapassando os limites da relação profissional. Ao chegar ao trabalho, deseje de maneira sincera e respeitosa que todos tenham um bom dia. Na hora de pedir algo para alguém, peça por favor. Procure falar de maneira gentil e evite tons ríspidos. Gentileza e respeito são sempre bem-vindos. 

4 – Seja proativo

Muita gente confunde proatividade com acúmulo de funções ou centralizar processos em um único colaborador. Mas, na verdade a proatividade é outra coisa. Ter proatividade é ter a iniciativa para produzir algo, pensar, agir e trabalhar para trazer resultados positivos tanto para a equipe quanto para a organização. Tal atitude é capaz de envolver os membros da equipe e promover uma verdadeira sinergia no ambiente de trabalho. Outra coisa importante é que a proatividade é uma atitude inspiradora e estimulante. 

5 – Tenha comprometimento com a sua equipe 

Tem uma expressão popular que fala “promessa é dívida”. É um ditado que ressalta a importância do comprometimento. Quando alguém fala que vai fazer alguma coisa, é criada uma certa expectativa para que aquilo seja feito. No ambiente de trabalho não é diferente. Quando você assume um compromisso com um colega de trabalho, ela espera que você o cumpra. Comprometer-se a fazer alguma coisa no ambiente de trabalho é algo que requer foco e dedicação, pois é uma atitude que deve ser desenvolvida e cumprida de acordo com o que foi previamente combinado. Portanto, se comprometa com o que pode ser cumprido por você. Nada de falsas promessas. Se comprometa de maneira verdadeira e possível com a sua equipe. 

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E você, tem alguma outra atitude positiva para sugerir? Tem alguma experiência para compartilhar com a gente? Utilize o espaço abaixo para deixar a sua opinião. Espalhe o conhecimento. Curta e compartilhe este artigo em suas redes sociais. 

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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