Como lidar com a frustração na carreira?

Frustração na carreira Veja dicas de como lidar com frustrações na carreira


Antes de começar esse artigo, é importante deixar claro que todos os seres humanos que trabalham se frustram em algum momento com a carreira. Assim, como toda pessoa um dia se frustra com a vida pessoal. Infelizmente essa é a verdade.

Porém, isso não significa que você precisa desistir de estar empregado ou de viver. Para alguns momentos de tristeza, existem muitos outros de alegria, superação e conquistas. E você deve se dedicar todo dia para aumentar o número de recordações positivas.

O ideal é que você aprenda com todos os tipos de situações da sua vida, sejam elas fáceis e felizes ou não. Tudo que acontece vale uma lição valiosa. Mas, é claro que essa não é uma tarefa tão simples assim. Para te ajudar a chegar nesse nível de plenitude, fizemos este artigo com dicas especiais para quem deseja evoluir na carreira e até na vida pessoal. Vamos lá?

Qual o melhor caminho para a felicidade?

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

3 recomendações para lidar com as frustrações profissionais

Como não existe um meio mágico para evitar as decepções, é ideal que você aprenda a lidar com elas, extraindo todas as lições possíveis. Confira as 3 principais dicas que você já pode aplicar no seu dia a dia:

  • Identifique onde está o problema

Um grande erro, um trabalho de impacto negativo, uma angústia relacionada à carreira, uma insatisfação salarial, não importa o que seja, culpar-se não é o caminho ideal. O ideal é que você resolva a situação e depois já comece um processo de análise do que aconteceu.

Atenção, pois o processo que vamos mostrar agora serve para todos os casos citados acima e outros. Basta que você adapte a cada cenário. Veja:

Comece verificando cada passo do cenário e identifique em qual momento o erro apareceu. Depois, dedique-se a encontrar maneiras para evitar que o problema ocorrerá novamente. Mais do que isso, elabore soluções mais criativas e produtivas para a ação. Além de sanar a situação incômoda, você ainda mostra proatividade e inovação.

Por exemplo, caso você não esteja contente com o seu salário, o processo funciona com você identificando em qual momento começou a ficar insatisfeito. Depois, criar um documento em que você elenca suas atividades e virtudes, provando por A + B que você é um profissional que merece ganhar mais.

Se precisar, busque por ajuda de outros colaboradores na empresa, dados do mercado, fóruns do assunto no LinkedIn e outras formas em que você possa tirar suas dúvidas e debater suas concepções. Não hesite em pedir auxílio. Com certeza, isso traz mais conhecimento para você e enriquece a sua entrega.

Encontrou uma resolução com um propósito positivo para a sua carreira e a empresa? Antes de sair por aí a aplicando, é essencial que você procure ouvir as opiniões de outros profissionais do setor a respeito do caso e da sua ideia. Além disso, dê um tempo para esfriar a cabeça e depois rever sua proposta. Quem sabe você não desenvolve uma nova ideia ou uma mudança estratégica que deixa o seu trabalho ainda melhor!

  • Dê um tempo para você mesmo

É importante que você viva cada momento da sua vida, seja ele bom ou ruim. Ambos podem trazer lições importantes que contribuem para o seu processo de desenvolvimento.

Então, se você estiver passando por uma maré de acontecimentos ruins, o primeiro passo é não se desesperar. O próximo passo é refletir sobre o que está acontecendo e entender quais lições pode concluir.

Para que isso aconteça de maneira enriquecedora, não se cobre para encontrar uma saída milagrosa ou uma solução em um curto espaço de tempo. É a velha e verdadeira expressão: “dê tempo ao tempo”. Porém, não vale se acomodar em uma zona de conforto. Esse tempo deve ser uma forma de abrir espaço na sua mente para uma reflexão mais profunda sobre a sua carreira e sua vida pessoal.

Por exemplo, se você cometeu um grande erro em algum processo, vale revolver a situação, pesquisar por soluções e refletir intensamente sobre cada uma delas. Sair por aí somente gritando suas resoluções sem qualquer tipo de filtro pode manchar o seu marketing pessoal.

O autoconhecimento é essencial para manter um bom nível de satisfação com a vida.
Faça o nosso teste e descubra como está a sua felicidade!

  • Pratique exercícios de autoconhecimento e de inteligência emocional

Para conseguir realizar os dois itens acima com efetividade no seu cotidiano, é essencial que você se conheça melhor e saiba usar os seus pontos positivos a seu favor. Com o coaching é possível mergulhar em uma jornada intensa de autoconhecimento de inteligência emocional que ajuda fortemente no seu autodesenvolvimento. Mais tarde, os efeitos benéficos do coaching são visíveis tanto em âmbito profissional quanto pessoal.

O método mostra a você como encontrar as suas características positivas que podem estar escondidas, tornar suas virtudes ainda mais relevantes e ainda administrar melhor os seus pontos considerados mais fracos.

A partir dessa prática do autoconhecimento, o coaching ensina você a gerenciar os seus pensamentos e ações em situações atípicas. Tanto um exercícios quanto o outro, é essencial para o seu amadurecimento profissional.

Uma liderança de alto desempenho, por exemplo, deve ter esses pontos muito bem resolvidos. Somente dessa forma, poderá guiar outros colaboradores para alcançarem grandes feitos tanto para a própria carreira quanto para a empresa. A formação Leader Coach Training (LCT) pode ser bem útil para quem busca pela evolução, pois ela mostra como chegar a alta performance com ferramentas eficazes de coaching.

Além do que você por aqui, você ainda aprende técnicas importantíssimas relacionadas a produtividade e qualidade, liderança situacional, gestão humanizada de pessoas, disseminação de consciência coletiva e como desenvolver as competências técnicas de um time. Esse é o mais importante investimento na sua trajetória profissional com impacto na vida pessoal!

Gostou das dicas que leu por aqui? A gente faz a seleção com muita atenção para que você realmente se sinta incentivado a transformar a sua vida de forma positiva. Agora é com você! Faça realidade dessas recomendações e siga em frente com a sua vida profissional e pessoal de forma bem-sucedida.

Você pode usar o espaço dos comentários abaixo para escrever mais algumas, se você quiser compartilhar.

 

Copyright; 549799390 – https://www.shutterstock.com/pt/g/file404



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010