Como o Coaching pode te ajudar na tomada de decisão

Coaching na tomada de decisão
Assuma o controle de suas escolhas com o Coaching

Você pensou em quantas decisões toma por dia? A todo instante temos que tomar decisões: desde o ato de optar por tomar café ou suco pela manhã, até questões cruciais como fechar uma negociação, comprar um imóvel, pedir o cônjuge em casamento e mais. O poder de escolha está sempre presente.

Seja em ocasiões rotineiras ou que determinam todo o seu percurso de jornada, é preciso ter a certeza de que tomou a melhor decisão. Requer, portanto senso crítico e analítico para ponderar os vários fatores que circundam cada situação.

Parece ser um ato fácil e objetivo, mas nem sempre é tão simples para todo mundo. Algumas pessoas sentem uma enorme dificuldade de tomar decisões, mais do que isso, sentem-se inseguras e incapazes.

Mas, de onde vem tanto receio? É essencial se lembrar de que toda decisão acarreta em uma consequência. Afinal, o que acontece depois não pode ser previsto 100% corretamente. Essa incerteza demonstra falta de preparado para enfrentar os desafios da vida e falta de dedicação para fugir da zona de conforto. Para saber mais a respeito do assunto é só continuar lendo o texto!

Tomar decisões claras e assertivas é importante tanto na vida pessoal quanto na vida profissional! O coaching possui ferramentas para te ajudar com isso.

Baixe aqui meu livro exclusivo “Tudo sobre Coaching!” e saiba mais!

O impacto do coaching para o desenvolvimento do poder decisório

O fundamento das boas decisões é o autoconhecimento, pois é a partir deste processo que o indivíduo passa a compreender de maneira pontual o que verdadeiramente faz sentido para si. Esse exercício ajuda você a identificar quais são suas qualidades e como as fortalecer; quais são seus pontos positivos que ainda precisam ser encontrados; e quais são seus pontos fracos que precisam ser readequados ou até eliminados.

A partir dessa compreensão clara, desenvolve maior discernimento para escolher o que é melhor e está de fato congruente com seus valores e seu estado desejado. Nesse sentido, conte com o coaching, o mais efetivo método da atualidade de desenvolvimento pessoal e profissional, que tem como objetivo auxiliá-lo a descobrir sua identidade, seu EU autêntico, na essência e nos mais profundos níveis para seu desenvolvimento pleno.

Agora você pode estar se perguntando como chegar a este estado de evolução e alto desempenho? Com o coaching! O método é empoderador o suficiente para que você encontre a si mesmo e qual é o melhor caminho para trilhar tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

O curso Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) ensina você a encontrar a melhor versão de si mesmo sem perder a sua essência em 180 horas. Por meio de aulas teóricas e práticas, ferramentas e técnicas, a formação mostra a você como praticar o autoconhecimento com frequência; ensina sobre a história, base, fundamentos, principais técnicas e conceitos do coaching; o que são crenças limitadoras; o que é e como exercitar o autodesenvolvimento e a inteligência emocional; o que é aprendizagem acelerativa; quais são os princípios da programação neurolinguística; quais são as principais e mais efetivas técnicas de liderança; o que são processos de identidade; quais são os pontos de destaque da psicologia positiva; e muitos outros temas essenciais para o seu amadurecimento pessoal e profissional.  

Achou o curso interessante? Saiba que, após completar o curso com sucesso, você recebe 6 certificações do IBC (Life Coach, Professional, Extensão Universitária, Analista Comportamental, Leader e Self Coach) e o reconhecimento de 5 instituições internacionais de coaching (International Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute).

3 dicas para assumir o controle de suas escolhas

Confira abaixo quais são as 3 dicas que vão te ajudar a tomar decisões de forma melhor na sua vida. Veja agora mesmo:

  1. Mantenha o foco: um dos principais fatores limitantes na hora de fazer uma escolha assertiva é ter excesso de possibilidades para avaliar.  Foque apenas nas opções essenciais que realmente são importantes e pertinentes ao que almeja. Além disso, ative o nível máximo do seu senso crítico e da sua capacidade para analisar a situação por mais de um ângulo.
  2. Valide sua decisão: é como se fosse a prova dos nove! A validação é próximo passo para assegurar que de fato tomou a melhor decisão. Toda escolha requer alguma renúncia, abdicação ou troca, além de suas consequências. Por isso reflita sobre o que você perde fazendo essa escolha. Pergunte a si mesmo “Quais os efeitos de minha decisão?”, “Eles podem gerar algum prejuízo a mim, às pessoas a minha volta ou o ambiente em que estou inserido?”, “Todas as possibilidades foram consideradas?”.
  3. Compreenda seu significado: a necessidade de se tomar uma decisão é resultado da necessidade de mudar, não é mesmo? Se é preciso mudar, é fundamental estar disposto a sair da zona de conforto e ousar fazer algo diferente, como criar novos hábitos e atitudes.  Portanto, a escolha só tem relevância se estiver acompanhada de ações, e talvez este seja o maior fator limitante para a maioria das pessoas. Por exemplo, é comum ouvirmos uma pessoa dizer que vai começar uma dieta, mas nunca inicia de fato. Nesse caso, ela tomou a decisão, mas não colocou em prática, ou seja, não há motivação realmente forte para fazê-la agir.

Conselho extra: sempre se questione. Pergunte a si mesmo “Quais foram as razões que me levaram a tomar essa decisão?”, “Os motivos que a justificam são realmente importantes para mim?”, “De que modo esses fatores estão ligados ao seu estado desejado?” e “Quais os meios que criarei para produzir os resultados necessários?”. Como são as decisões que moldam o destino, nada de responder essa pergunta com pressa.

Tomar decisões claras e assertivas é importante tanto na vida pessoal quanto na vida profissional! O coaching possui ferramentas para te ajudar com isso.

Baixe aqui meu livro exclusivo “Tudo sobre Coaching!” e saiba mais!

Além das recomendações, reflita sobre a importância que o coaching pode adquirir na sua vida. Aproveite para pensar em investir no coaching. O método é uma ótima forma de preparar você para as adversidades que a vida pode impor. Afinal, nenhuma decisão é fácil de ser tomada, mas é possível preparar você para construir uma fortaleza interna que é capaz de te deixar pronto para pensar estrategicamente. Comece a gerir o seu próprio futuro o quanto antes!

Gostou deste artigo? Comente e compartilhe as dicas com seus amigos nas redes sociais!

 

Copyright: 236191663 – https://www.shutterstock.com/pt/g/esb+professional

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010