Como problemas pessoais podem interferir no ambiente de trabalho

Problemas pessoais Dicas para lidar com problemas pessoais no trabalho

Como está a sua vida pessoal? Você se considera uma pessoa verdadeiramente feliz? Você considera estar de bem com a vida e com todos ao seu redor? Como anda a sua autoestima e automotivação pessoal e profissional?

Pense bem, antes de responder as perguntas acima. No lugar de uma resposta rápida para cada uma das questões é importante refletir, pois elas funcionam como avaliações da sua vida em diferentes aspectos. Afinal, a vida pessoal e a profissional andam de mãos dadas. Para saber como equilibrar os dois lados no seu dia a dia é só continuar lendo esse artigo!

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Balanceando o cotidiano de forma saudável

É praticamente impossível separar o que acontece dentro do trabalho do que acontece fora. Isso significa que, se um lado não vai bem, a tendência é que os problemas pelos quais você está passando interfiram em outras áreas.

Por mais que se espere que, enquanto estiver no ambiente organizacional, o colaborador esqueça sua vida pessoal e foque somente nas suas atividades, há possibilidade de distração. A produtividade pode ser fortemente afetada quando o funcionário não está bem. Consequentemente, seus resultados tendem a cair.

Se você está se sentindo cansado, por exemplo, a tendência é que não tenha ânimo para realizar nenhuma de suas demandas com afinco. Se você está estressado, é possível que exiba comportamentos como falta de paciência com os colegas e até superiores, tornando-se arrogante, mal educado e até agressivo com as pessoas. Ninguém merece esse tipo de atitude tanto no trabalho quanto fora dele, não é mesmo?

Para evitar esse tipo de situação desagradável, é essencial que exista um equilíbrio constante entre a vida pessoal e a profissional, de modo que ambas andem juntas e uma não interfira negativamente na outra. Claro que essa é uma tarefa fácil, ao mesmo tempo em que não é impossível. Esse exercício exige esforço, dedicação e constante atenção com os próprios sentimentos, pensamentos, ações e reações.

Mas, não precisa entrar em pânico buscando pela solução perfeita para gerenciar seu comportamento adequadamente para cada ambiente. Não existe milagre! No lugar disso, existem recomendações valiosas para que você consiga balancear todos os âmbitos da sua vida. Quer saber quais são? Está logo abaixo!

7 dicas de como lidar com problemas pessoais no trabalho

Agora você vai conhecer quais são as 7 principais dicas para lidar de forma positiva com os problemas pessoais no trabalho. Veja:

  1. Contenha a hora do desabafo: tente não desabafar sobre assuntos pessoais com seus colegas na hora do trabalho. Quanto mais você fala, mais você dá abertura para que as pessoas tirem conclusões sobre sua personalidade, comportamento e até do seu trabalho. Além disso, esse tipo de atitude pode atrapalhar a sua produtividade e da pessoa que você está falando. Não é porque você está com problemas pessoais que o seu trabalho não deve ser feito. Por isso, não perca o foco e dê seu melhor em todas as atividades, evitando gastar tempo se lamentando ainda mais com seus problemas.
  2. Dê o recado a quem importa comunique ao seu gestor ou líder sobre os problemas pelos quais está passando, mas sem entrar em detalhes. Afinal, ele não precisa saber. E, assim, ele terá um olhar mais solidário caso a sua produtividade e foco diminuírem por um período.
  3. Todo mundo tem problema: procure se lembrar de que todo ser humano passa por situações difíceis. Ou seja, isso é normal. Então, controle suas emoções!
  4. Repense suas prioridades: se os seus problemas pessoais estiverem prejudicando a vida profissional, é hora de avaliar os cenários e se autoavaliar também. Será que o que quer que esteja acontecendo na sua vida pessoal está realmente valendo a sua falta de atenção no trabalho? Ou ainda, se as suas intimidades são de extrema importância, então considere tirar uma folga (ou um período do banco de horas) para saná-las ou pedir uns dias para espairecer e cuidar de você. Lembre-se de que é obrigatório estar em dia com a sua saúde mental para qualquer setor da vida.
  5. Respeite a todos: apesar de estar passando por um momento conflituoso em sua vida pessoal, é importante não se esquecer de que as pessoas ao seu redor não têm culpa e, por isso, você não deve descontar suas mágoas nelas. Controle os ânimos para tratar a todos com respeito e educação.
  6. Não tenha vergonha de pedir ajuda: uma alternativa interessante é solicitar auxílio da área de recursos humanos (RH) da empresa, já que o setor geralmente é composto de psicólogos. Esses profissionais certamente podem dar valiosas dicas que podem sanar ou diminuir o problema. Caso não se sinta seguro para isso, busque por ajuda de psicólogos e terapeutas fora do ambiente de trabalho.
  7. Faça coaching: o método é uma poderosa forma de transformar a sua vida positivamente. Uma formação em coaching pode contribuir fortemente para o seu amadurecimento emocional e ainda te preparar para os desafios que a vida pessoal e profissional podem trazer. Quer saber mais? É só continuar lendo esse texto!

 

A importância do coaching

A formação Professional & Self Coaching (PSC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) tem as técnicas e ferramentas ideais para cooperar para o seu crescimento em todos os âmbitos da vida. O curso ensina o combo autoconhecimento e inteligência emocional.

Com o autoconhecimento, você aprende mais profundamente sobre si mesmo, identificando os pontos positivos que podem ser ainda mais relevantes; descobrindo virtudes escondidas que precisam de empurrãozinho para brilharem; e os pontos que merecem mais atenção, pois precisam ser eliminados ou desenvolvidos para se tornarem qualidade.

Para a soma ser perfeita, a inteligência emocional é o elemento que faltava! esse exercício investe na sua habilidade em controlar sentimentos em situações de extrema felicidade ou tristeza. E isso só é possível se você tem profunda sabedoria a respeito de si mesmo.

No caso que estamos falando no texto, a prática seria ideal para lhe ensinar a gerenciar o que você deve sentir no trabalho e o que deve sentir fora dele. Assim um setor da vida não atrapalha o outro e o nível de bem-estar aumenta.

Além disso, as aulas teóricas e práticas trazer à luz novos conceitos para que você pense e possa descobrir novidades; mostram quais são as crenças limitadoras; mostra quais são as melhores práticas relacionadas à liderança; apresenta quais são os princípios da programação neurolinguística e da psicologia positiva; os conceitos e fundamentos do coaching; e muitos outros pontos essenciais para você se tornar uma pessoa relevante dentro e fora do trabalho.

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Com o fim bem sucedido da sua participação no curso, você recebe 6 certificações: Self Coach (metodologia exclusiva criada por José Roberto Marques, fundador e presidente do IBC), Life Coach, Professional, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Analista Comportamental e Leader. Para completar, você também é reconhecido por institutos internacionais de coaching! Você recebe o reconhecimento do  Internacional Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, Behavioral Coaching Institute e International Coaching Council.

Se você gostou do curso, basta navegar pelo site do IBC para saber mais a respeito dele. Caso tenha dúvidas é só entrar em contato com um dos nossos atendentes.

Talvez agora seja mais fácil responder aquelas perguntas do começo do texto com mais certeza. Experimente e veja o que está faltando ou não na sua vida.

Gostou destas dicas? Então não se esqueça de curtir e compartilhar o conhecimento!

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