Está muito estressado (a)? Confira 15 maneiras que vão te ajudar neste instante

pai, home office e filhos brincando ao lado

Você anda muito estressado? Confira algumas dicas que vão te ajudar a lidar com esse problema.

O estresse pode vir como resultado do excesso de trabalho, de preocupações, de algum incômodo físico, entre outras situações. Quando nada é feito, a tendência é que o estado permaneça e se intensifique ao longo do tempo, gerando consequências nocivas para a saúde do corpo e da mente.

Se você está se sentindo estressado ou costuma ter crises de estresse com frequência, é sinal de que precisa ver isso com atenção. Ao longo do texto iremos compartilhar uma série de maneiras para controlar esse turbilhão de emoções e se tranquilizar, acompanhe!

Quer eliminar hábitos tóxicos da sua vida?

Preencha AGORA o formulário para saber como!

logo detox branca

15 Maneiras de controlar o estresse para aplicar no dia a dia

Irritabilidade, respiração ofegante, batimentos cardíacos acelerados, esses são apenas alguns dos sintomas do estresse. Quem passa por isso sabe que não é nada agradável experimentar essas sensações. Veja, a seguir, algumas formas de se acalmar e voltar ao estado normal.

1. Faça exercícios de respiração

Uma das maneiras mais simples de controlar o estresse é fazer exercícios de respiração. Quando você os realiza, envia mais oxigênio ao cérebro, o que ajuda a acalmar. Existem várias formas de praticar, como, por exemplo, simplesmente voltando toda sua atenção ao ato de respirar ou realizando inspirações e expirações mais profundas.

2. Pratique uma atividade física

As atividades físicas são ótimas formas de controlar o estresse. Quando uma pessoa as pratica, o cérebro libera hormônios relacionados ao bem-estar. Assim, ao concluir o exercício, ela se sente muito mais relaxada. Inclusive, é importante torná-las parte da rotina, até mesmo como forma de prevenção de quadros de estresse.

3. Prepare um chá relaxante

Existem muitos chás que são ótimos para relaxar por possuírem propriedades calmantes. Além disso, você pode fazer desse momento um ritual apenas seu, para refletir, se observar e descansar. Algumas ervas ótimas para fazer chás relaxantes são: camomila, erva-cidreira, valeriana, chá verde, entre outros.

4. Acenda uma vela aromática

As velas aromáticas que contêm óleos essenciais são ótimas para serem acesas em momentos de relaxamento. Inclusive, podem fazer parte do ritual do chá. Alguns aromas que têm efeito relaxante são: lavanda, bergamota, camomila, sândalo, flor de laranjeira.

5. Reduza a ingestão de cafeína

A cafeína é uma substância estimulante, por isso, quando em doses altas, pode acabar estimulando a ansiedade. Se costuma ingerir muito café ao longo do dia, tente reduzir e se observar. Não há um padrão de quantidade ideal, pois cada pessoa tem uma tolerância diferente à cafeína.

6. Escreva sobre o que está sentindo

Escrever sobre o que está te incomodando é uma forma bastante interessante e eficaz de gerenciar o estresse. Ao passar os pensamentos para o papel, você tem a oportunidade de organizá-los em sua mente, podendo chegar à conclusão de que não são tão ruins quanto estava imaginando.

7 Passe tempo com pessoas queridas

Estar ao lado de pessoas queridas, que nos amam e nos acolhem, é altamente energizante. Se estiver se sentindo estressado, deixe as preocupações de lado e se permita ter momentos agradáveis ao lado de amigos e familiares. Apenas tome cuidado para evitar descontar seu estresse sobre eles

8. Assista vídeos que te façam rir

Assistir vídeos e filmes divertidos é muito bom porque leva ao riso, que é uma ação extremamente relaxante. Em vez de permanecer com uma expressão sisuda por conta de algo que te estressou, assista alguns vídeos engraçados e se permita rir.

9. Saiba dizer “não”

Se existe um tipo de comportamento que costuma resultar em estresse é o de dizer “sim” para tudo. Afinal, uma pessoa que não consegue recusar pedidos de terceiros acaba acumulando mais obrigações do que é capaz de cumprir. Se você se identifica com esse perfil, comece a repensá-lo.

10. Peça ajuda ao se sentir sobrecarregado

Falando em sobrecarga de obrigações, sempre que se sentir assim, peça ajuda. Isso se aplica tanto ao trabalho, quanto ao âmbito pessoal, seja em casa ou qualquer outro lugar. Você não precisa assumir diversas responsabilidades para mostrar que é competente. Reconheça os seus limites e respeite-os!

11. Organize a sua rotina

Quando uma pessoa vive sem rotina, é fácil se perder em meio às tarefas e acabar se sentindo estressada por isso. Dessa maneira, manter a rotina organizada, com horários definidos para cada atividade, é importante para usar o tempo com inteligência e poder realizar cada coisa com tranquilidade.

12. Adote o hábito de meditar

A meditação é uma prática milenar oriental que tem sido indicada inclusive por médicos para o controle do estresse. Porém, para começar, é preciso se despir de preconceitos e ter paciência. Inicie praticando cinco minutos por dia e vá aumentando gradativamente, conforme for se acostumando.

13. Pratique a atenção plena

A atenção plena é uma prática parecida com a meditação, consiste em se concentrar totalmente no que estiver fazendo, o que pode ser assistir um filme, preparar uma refeição, comer ou qualquer outra coisa. Para praticar basta que se desligue de pensamentos sobre qualquer outra coisa que não seja o que está vivendo agora. Observe o ambiente ao seu redor, os movimentos das suas mãos e desfrute de cada detalhe.

14. Desabafe com um amigo

Guardar o que está sentindo para si é ruim porque faz com que aquilo se fortaleça cada vez mais. Então, para evitar que isso aconteça, desabafe com um amigo e coloque tudo para fora. Se ele não tiver nenhum conselho a dar não há problema algum, pois apenas ouvindo já estará ajudando muito.

15. Mude o foco para o lado bom das coisas

Pensar apenas no lado ruim das coisas é um prato cheio para o estresse. E uma maneira de evitar isso é se forçando a olhar para o lado bom que, acredite, sempre existe. Pense em tudo de bom da sua vida atual, o que pode ser a oportunidade de trabalhar, estudar, sua família, sua saúde, seu lar. Seja grato e experimente repetir isso todos os dias.

E aí, já experimentou alguma dessas maneiras de controlar o estresse? Tem mais alguma a compartilhar? Deixe sua contribuição no espaço para comentário abaixo e aproveite para enviar este conteúdo a amigos que também estejam em busca de formas de relaxamento!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Imagem: Por Sharomka

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63