Por que a solidariedade é importante?

Confira qual a verdadeira importância da soliedariedade para o bem estar social

A solidariedade é um valor humano universal, que está presente em todas as culturas. Inclusive, a ONU, Organização das Nações Unidas, instituiu na Assembleia Geral de 2005 o Dia Internacional da Solidariedade Humana, que é comemorado em 20 de dezembro. Trata-se de uma qualidade que está relacionada à bondade, à empatia e ao amor. Ser solidário é se sensibilizar com a dor de outro e estender a mão para ajudá-lo de alguma maneira.

O Papa João Paulo II afirmou que solidariedade não é um sentimento vago de compaixão pelos infortúnios das outras pessoas e sim uma determinação firme e perseverante de se comprometer com o bem comum. Nesse sentido, ser solidário vai além de realizar gestos esporádicos de caridade, envolve realmente abraçar as causas e se tornar parte delas.

Continue acompanhando para entender melhor o significado de solidariedade e a sua importância.

A importância da solidariedade

Ser solidário é, também, ser amigo e empático, permitindo-se sentir a dor do outro para, em seguida, buscar ajudá-lo de alguma maneira. Você é solidário quando se sensibiliza por uma causa social e se torna parte dela, quando dedica seu tempo a ouvir um ente querido que está atravessando um momento delicado, quando se deixa em segundo planos por alguns instantes para priorizar uma pessoa que precisa de ajuda.

Essa colaboração mútua sempre foi e sempre será fundamental para a sobrevivência humana. Inclusive, foi através dela que o homem sobreviveu desde os primórdios até os dias atuais. Afinal de contas, estando juntos conseguimos suportar as adversidades sem medo. O apoio, seja ele funcional ou emocional, é fundamental para vencermos obstáculos.

Já sabemos que a solidariedade é muito importante para as pessoas que estão enfrentando alguma necessidade, agora, analisando-a do ponto de vista de quem ajuda, iremos constatar que ela é igualmente benéfica. Quando um indivíduo ajuda o outro é inundado por sentimentos fantásticos de satisfação, utilidade e pertencimento. Quando se é solidário, o bem é multiplicado em sua vida e na daqueles que foram tocados pelo seu gesto.

10 Atitudes para praticar solidariedade

Agora que já sabe o quanto a solidariedade é importante, veja que atitudes deve tomar para colocá-la em prática, de modo a ajudar verdadeiramente as pessoas, sem esperar nada em troca.

1 – Jamais use a solidariedade para se autopromover

Se deseja se tornar uma pessoa mais solidária, saiba que deve fazer isso porque realmente quer ajudar as pessoas, sem qualquer segunda intenção. Existem pessoas que preferem manter seus gestos de solidariedade no anonimato, enquanto outras falam sobre para incentivar mais gente a ajudar. Não existe certo ou errado, escolha o caminho que fizer sentido para você, mas jamais use isso para se autopromover.

2 – Ajude sem julgar

Para ajudar uma pessoa é preciso estar despido de qualquer julgamento, afinal, não cabe a você dizer se ela errou ou não para chegar até a situação na qual se encontra. Concentre-se no que está acontecendo, assim, conseguirá oferecer seu apoio com respeito e solidariedade.

3 – Respeite as crenças e cultura das pessoas

Se for ajudar pessoas que possuem crenças e culturas diferentes da sua, respeite. Evite, por exemplo, tentar impor sua religião ou seus costumes como uma condição para continuar oferecendo apoio. Mesmo que não concorde com as atitudes, seja empático e coloque-se no lugar do outro: você gostaria que fizessem isso contigo? Certamente não, então, coloque sempre o respeito em primeiro lugar.

4 – Evite expor pessoas sem consentimento

Atualmente, muitas pessoas costumam compartilhar grande parte das coisas que fazem em seu dia a dia nas redes sociais, através de fotos e vídeos. Quando estiver participando de uma ação social, tome bastante cuidado e evite expor pessoas sem consentimento, principalmente se estiverem em situação vulnerável, como doentes e machucadas ou forem crianças. Se for realmente importante divulgar o trabalho, converse com as pessoas ou seus responsáveis legais e peça a permissão, caso neguem, acate a vontade delas.

5 – Ouça uma pessoa que estiver enfrentando um momento delicado

Existem muitas formas de ser solidário a uma pessoa e uma das mais simples é ouvir. Mesmo que não possa resolver o problema do outro, dedicar um pouco do seu tempo a escutar e acolher suas dores certamente irá ajudá-lo a se sentir melhor. Você pode fazer isso com amigos, familiares e, também, com pessoas que encontrar pela rua ou em instituições, como asilos e orfanatos.

6 – Compartilhe seu conhecimento com outras pessoas

Você tem algum conhecimento que possa agregar na vida de outra pessoa? Compartilhe! Muitas vezes, uma habilidade que possui pode se transformar em renda para um terceiro ou oferecer melhores oportunidades de trabalho. Procure saber se existe alguma instituição da sua cidade em que isso já acontece e torne-se um voluntário!

7 – Se ofereça para realizar tarefas que são simples para você, mas podem ser desafiadoras para alguém

Se você tem um vizinho idoso que não consegue sair para ir ao supermercado, se ofereça para fazer isso por eles. Pequenos gestos como esse são grandes demonstrações de solidariedade. Além disso, não é porque alguma tarefa é extremamente simples para você que também é para os demais. Amplie sua visão e identificará várias situações como essa, em que pode fazer a diferença através de uma ação que realizará com pouco esforço.

8 – Contribua com causas doando tempo ou dinheiro

Você pode contribuir com uma causa social de duas formas, doando seu tempo ou dinheiro, ou, se preferir, fazendo as duas coisas. Além disso, existem empresas que realizam doações atreladas à venda de determinados produtos e serviços, ao dar preferência para elas, também está sendo solidário. A partir do momento em que adotar a solidariedade como um valor em sua vida, passará a identificar todas essas possibilidades de ajudar quem precisa.

9 – Torne-se doador de órgãos, sangue e medula

Você tem o hábito de doar sangue? Além dessa possibilidade, sabia que pode também se tornar doador de medula óssea e de órgãos? Gestos como esses são capazes de salvar vidas, dando uma nova chance a pessoas que sofreram acidentes ou possuem alguma doença grave. Se informe sobre como essas doações ocorrem na sua cidade e contribua fazendo algo que certamente gostaria que fizessem para você caso precisasse.

10 – Seja solidário também com pessoas próximas

Além de fazer parte de causas sociais e ajudar pessoas que não conhece e que estão em necessidade, lembre-se de olhar ao seu redor, para os seus entes mais queridos, pois a solidariedade também os inclui. Esteja atento para perceber quando um amigo, familiar ou vizinho estiver precisando de apoio, estenda a sua mão, ouça o que eles dizem com atenção. Um dia, pode ser você do outro lado, precisando de ajuda.

10 Frases sobre solidariedade para refletir

Aproveite para refletir com as frases a seguir, cada uma delas mostra a solidariedade através de uma perspectiva diferente.

1 – “Solidariedade não é um ato de caridade, mas a ajuda mútua entre forças que lutam pelo mesmo objetivo.” – Samora Machel, primeiro presidente de Moçambique após a independência do país.

2 – “Solidariedade significa lutar por aqueles que são diferentes de você e que têm de lidar com circunstâncias diferentes das suas, porque reconhece que todos compartilham das mesmas necessidades e valores humanos.” – Aung San Suu Kyi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 1991.

3 – “O primeiro passo na evolução da ética é um senso de solidariedade com outros seres humanos.” – Albert Schweitzer, teólogo alemão.

4 – “Você não luta contra o racismo com racismo, a melhor maneira de combater o racismo é com solidariedade.” – Bobby Seale, ativista político.

5 – “Nosso mundo e nossas vidas se tornaram cada vez mais interdependentes; portanto, quando nosso próximo é prejudicado, isso também nos afeta.” – Dalai Lama, monge budista tibetano e vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1989.

6 – “Eu não acredito em caridade e sim em solidariedade. A caridade é vertical, vai de cima para baixo, já a solidariedade é horizontal, respeita a outra pessoa, e eu tenho muito a aprender com as outras pessoas.” – Eduardo Galeano, jornalista e escritor.

7 – “Não conheço grandes homens, exceto aqueles que prestaram um grande serviço à raça humana.” – Voltaire, filósofo francês.

8 – “Estamos em um ponto da evolução humana em que a solidariedade em escala global é absolutamente vital para a sobrevivência de nossa espécie. Isso significa entender que todos somos coabitantes deste planeta.” – Petra Kelly, ativista política.

9 – “Devemos, de fato, ficar juntos ou, com toda a certeza, estaremos todos separados.” – Benjamin Franklin, polímata norte americano.

10 – “A família é o alicerce para qualquer solidariedade existente na sociedade.” – William Ruckelshaus, advogado e funcionário do governo norte americano.

Madre Teresa de Calcutá, religiosa conhecida por seu trabalho humanitário, disse que sabia que seus esforços eram apenas uma gota em meio ao oceano, contudo, acreditava que através sem isso o oceano seria menor. Portanto, evite deixar de agir por acreditar que tem pouco a contribuir, qualquer gesto de ajuda se torna grandioso se for motivado pela verdadeira solidariedade.

Deixe seu comentário a respeito do assunto abaixo e compartilhe este artigo em suas redes sociais, para passar o exemplo da solidariedade adiante!

Fontes:

https://aleteia.org/2018/12/08/solidarity-why-we-need-it-and-how-to-get-it/

https://medium.com/@amnestyusa/10-tips-for-showing-up-in-solidarity-3a22450027c7

https://marista.org.br/blog/exemplos-de-solidariedade/

https://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/32386-faca-o-bem-8-atos-de-solidariedade-que-nao-custam-nada-e-ajudam-o-proximo

 

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010