Você tem saudade dos seus amigos? Confira algumas dicas de como superá-la

Em tempos de distanciamento social, o contato humano e as amizades podem fazer muita diferença. Confira algumas dicas que podem te ajudar.

A situação atual que o mundo está vivendo pede que todos permaneçam em suas casas, saindo apenas em caso de extrema necessidade. Com isso, muitas pessoas que se gostam estão sem se encontrar, o que, naturalmente, gera um forte sentimento de falta. Se você está passando por isso e não sabe o que fazer com a saudade dos seus amigos, continue acompanhando e confira algumas dicas de como superá-la.

Quer eliminar hábitos tóxicos da sua vida?

Preencha AGORA o formulário para saber como!

logo detox branca

Os efeitos da saudade dos amigos sobre uma pessoa

A saudade é um sentimento que surge quando estamos afastados de algo ou alguém que gostamos. No momento atual, em que estamos todos vivendo algo inédito, é natural sentirmos falta de muitas coisas, da rotina, de poder passear, viajar e, certamente, de encontrar os amigos. A amizade exerce um papel muito importante na vida de um indivíduo desde a infância, promovendo o aprendizado, o compartilhamento e o apoio, o que faz com que a distância de pessoas tão queridas se torne dolorosa.

Por outro lado, é preciso lembrar que a recomendação atual é de distanciamento social e não afetivo. Nesse sentido, mesmo que não seja possível ir até a casa de um amigo ou convidá-lo para vir até a sua, dá para usar a criatividade (e a tecnologia) para driblar essa distância e manter fortes os laços que os unem em um momento em que são fundamentais. Passar por tudo isso sabendo que tem o apoio dos amigos faz toda a diferença, fortalece e encoraja, sem contar no quanto é possível relaxar com uma conversa leve e divertida, mesmo que virtual.

Os amigos fazem bem à saúde, são sinônimo de alegria, amparo, aconselhamento. A amizade é uma relação muito bonita porque acontece através de uma escolha, ninguém nasce com seu círculo de amigos formado, vai conhecendo e agregando pessoas em sua vida ao longo do tempo, o que torna tudo ainda mais especial. Se está sentindo saudade deles, isso mostra o quanto os ama e os valoriza e, mesmo com o distanciamento físico, conseguirão manter essa bonita conexão, até que possam se encontrar novamente.

Amizade

Confira algumas dicas que vão te ajudar a superar a saudade em tempos de distanciamento.

12 Dicas de como superar a saudade dos amigos

Vivemos uma época em que a comunicação nunca foi tão fácil e rápida. Se antes era preciso mandar uma carta e esperar dias até que chegasse ao destinatário, hoje podemos enviar mensagens instantâneas. Além disso, existem diversas outras possibilidades para nos conectarmos, como chamadas de voz, áudio, videochamadas, jogos online, entre outras. Veja, a seguir, 12 ideias de como se manter próximo dos seus amigos, mesmo que estejam fisicamente distantes.

1 – Mantenham uma rotina de encontros virtuais

Se antes vocês tinham uma rotina para se encontrar, como saírem aos finais de semana, criem uma nova adaptada à realidade atual. Se deixarem para fazer chamadas de vídeo apenas quando puderem, pode acontecer de elas acontecerem poucas vezes. Para evitar isso, agendem os encontros virtuais previamente, da mesma forma que fariam se fossem sair de casa. Assim, terão esse compromisso marcado que, mesmo que não seja tão bom quanto se ver pessoalmente, tem o seu valor e ajudará a amenizar a saudade.

2 – Tenham conversas profundas e outras leves

É importante que se mantenham conscientes de que a amizade entre vocês é a mesma, a única diferença são os meios usados para manterem contato e se encontrarem. Sendo assim, procurem se atentar ao tom das conversas, que devem ser ora profundas e ora leves. Afinal de contas, todos precisam desabafar, falar sobre suas inseguranças e angústias, mas, ao mesmo tempo, não dá para ficar só nisso, é preciso falar de temas leves, rir e se divertir. Prezem pelo equilíbrio e conseguirão fazer muito bem um ao outro.

3 – Envie uma surpresa para a casa do amigo

A internet e as lojas virtuais possibilitam enviar surpresas para amigos de qualquer cidade do Brasil. Essa é uma forma interessante de se fazer presente em uma data especial ou mesmo quando perceber que seu amigo está precisando de um carinho especial. Você pode enviar um prato saboroso para a casa dele através de um aplicativo de refeições, preparar uma receita e enviar por meio de um serviço de entrega, são muitas as possibilidades que, certamente, farão o dia dele mais feliz.

4 – Combinem de assistir ao mesmo filme ou série ou ler o mesmo livro

A falta de convivência pode gerar uma falta de assunto, para evitar que isso aconteça, vocês podem combinar de assistir ao mesmo filme ou série ou ler o mesmo livro. Inclusive, existem softwares para instalar no computador e assistir aos vídeos simultaneamente, comentando em um chat. Se organizem estipulando os títulos que serão lidos ou assistidos e o dia, assim, terão muito assunto para conversar e se distrair.

5 – Assistam às lives dos artistas juntos por videochamada

Muitos artistas, impossibilitados de fazerem seus shows, estão usando a internet para levarem sua música para os fãs. Verifique as agendas das lives e escolha as que você e seus amigos mais gostarem. Marquem de assistir juntos através de uma chamada de vídeo. Sugira que todos usem a imaginação, preparem lanches saborosos, as bebidas preferidas e se arrumem como se fossem sair de casa, esses detalhes ajudam a tornar a experiência ainda mais agradável e divertida.

6 – Crie um grupo com amigos em um aplicativo de mensagem

A rotina de muitos continua agitada mesmo em casa, seja por terem filhos, estarem fazendo home office, entre outras obrigações. Uma forma de compartilharem mensagens rápidas, só para se fazerem presentes na vida uns dos outros, é criar um grupo em um aplicativo com os amigos. Assim, poderão enviar fotos sobre o que estão cozinhando, assistindo, pensando e manter a conexão.

7 – Divirtam-se com jogos online

A internet está recheada de jogos para todas as idades e que ajudam a distrair. Para tornar esse momento ainda mais agradável, você pode combinar com seus amigos para jogarem juntos. Algumas opções de jogos online: Gartic (a cada rodada um jogador faz um desenho e os outros devem adivinhar o que é); Uno (um jogo de cartas clássico e bastante simples de jogar); Risk (semelhante ao tradicional jogo de tabuleiro War), entre tantos outros.

8 – Façam videochamadas realizando atividades diversas

As videochamadas são apenas um meio que pode ser realizado para inúmeras atividades com os amigos. O fato de todos poderem se ver e se ouvir é o que mais aproxima de um encontro presencial, por isso, as plataformas de chamadas de vídeo tiveram um aumento significativo no número de usuários.

Algumas sugestões criativas para usar as videoconferências para amenizar a saudade dos amigos:

  • Happy hours, com cada um em sua casa, com seus petiscos preferidos como se estivessem em um barzinho;
  • Festa de aniversário com cada amigo cantando parabéns diretamente da sua casa;
  • Preparar e saborear refeições simultaneamente;
  • Fazerem atividades físicas juntos, com um motivando o outro.

9 – Telefone para seus amigos

Além de todas as ferramentas e facilidades oferecidas pela tecnologia, a boa e velha ligação telefônica continua tendo o seu valor. Surpreenda um amigo e ligue para ele para conversarem. Essa é uma forma de fazer algo diferente em meio a tantas mensagens, publicações nas redes sociais e videoconferências.

10 – Envie cartas

Mais uma opção que resgata o passado, as cartas têm um valor mais especial em relação ao e-mail e às mensagens. Afinal de contas, o remetente parou um tempo do seu dia para se expressar usando uma caneta e um papel, como as pessoas faziam antigamente. Você pode enviar pelos correios, caso o amigo more em outra cidade, ou pedir para entregar junto com a surpresa sugerida na dica de número três. A mensagem escrita com a sua letra ganhará um significado ainda mais especial.

11 – Montem playlists de música juntos

A música é um tipo de arte capaz de suscitar nas pessoas uma série de sentimentos. Por isso, quando alguém lhe envia uma música para ouvir é sinal de que deseja compartilhar o que sentiu contigo, o que pode ser alegria, amor, carinho. Uma dica legal para que você e seus amigos compartilhem suas canções preferidas é criar uma playlist colaborativa em um aplicativo musical. Vocês podem fazer várias, cada uma com um estilo, e ouvir ao mesmo tempo enquanto compartilham mensagens.

12 – Conecte-se com vizinhos

Por último, uma dica que não tem necessariamente a ver com amigos e sim com a importância da amizade. Através de todas as outras dicas compartilhadas, você poderá se manter conectado aos seus amigos e amenizar a saudade que sente deles. Entretanto, como uma forma de preencher a necessidade de proximidade física, é interessante que se conecte com vizinhos, claro, respeitando o distanciamento social.

Saber quem tem pessoas amigas por perto e com quem pode contar é muito reconfortante. Para estreitar esses laços você pode enviar uma receita que preparou aos vizinhos que morem nos apartamentos ou casas mais próximos, trocarem mensagens pela internet ou mesmo conversarem através de janelas e sacadas. Isso fará muito bem a vocês.

Tem uma citação que diz que um amigo de verdade é aquele que entra quando o resto do mundo sai. Por isso, não se afaste dos seus amigos agora, justamente quando você e eles mais precisam uns dos outros. Adaptem-se à realidade atual para que, quando tudo isso passar, os laços que os unem continuem fortes.

Se gostou, leve essas ideias adiante, compartilhado este conteúdo em suas redes sociais!

 

Fontes:

www.wired.com/story/how-to-stay-social-while-staying-at-home/

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010