Confira 6 tipos de merchandising para investir em sua marca

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O merchandising é uma técnica que pode aumentar o lucro e garantir diferenciação de mercado para as empresas.

Você já percebeu como os corredores dos supermercados, as lojas dos shoppings e as vitrines são sempre bem iluminadas, coloridas e destacadas? Já identificou o cheiro de determinada loja? Já percebeu que certos estabelecimentos sempre tocam um mesmo estilo de música? Pode parecer uma série de coincidências, mas na verdade não é. O conjunto de todas essas ações tem nome:merchandising.

Quer saber mais sobre este tema? Continue a leitura!

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O que é Merchandising?

O termo merchandising é utilizado para designar o conjunto de técnicas responsáveis por destacar, apresentar e informar o consumidor sobre determinado produto no ponto de venda (PDV), fazendo com que a rotatividade do item seja acelerada. A função dessa estratégia é evidenciar o produto correto, com suas devidas qualidades, preço adequado, tempo certo, impacto e exposição exata, de modo a valorizar a mercadoria e estimular o consumidor a efetuar a compra.

Atualmente, as ações de merchandising não estão restritas aos PDV’s. Com o advento das novas tecnologias, o modo de se comunicar com os consumidores mudou e hoje não é possível pensar em merchandising somente para pontos de venda.

Muitos anunciantes têm estruturado merchandising de seus produtos e serviços tanto em programas de TV quanto na internet (canais de Youtube, por exemplo). É válido dizer que existem vários tipos de merchandising. Mas, quais são os tipos que existem?

Os principais tipos de Merchandising

Se você deseja utilizar o merchandising para alavancar os resultados da sua empresa, confira a seguir os principais tipos desta poderosa estratégia de marketing e descubra qual destas estratégias são compatíveis para o seu negócio.

1 – Merchandising no ponto de venda

Refere-se ao reforço quanto à comunicação mercadológica de determinado produto, fazendo com que ele seja visto pelo consumidor. É realizado por meio de exposição promocional, usando gôndolas, prateleiras e outros dispositivos. Em alguns casos, a degustação do produto também faz parte da ação de merchandising no pdv.

2 – Merchandising fora do ponto de venda

São as ações de comunicação que utilizam materiais promocionais. O intuito é reforçar a imagem da marca e fazer com que o cliente se lembre dela. Um exemplo deste tipo de merchandising é panfletagem ou degustação em palestras com temáticas relacionadas ao seu negócio.

3 – Merchandising Editorial ou Product Placement

Caracteriza-se pela exibição de produtos em produções televisivas como novelas, filmes e programas de televisão. Aqui também cabem vídeos em canais do Youtube com digital influencers narrando suas experiências com determinados produtos e serviços. Nas plataformas, tal ação é conhecida como #publi.

4 – Merchandising de organização

Determina o local mais indicado para se evidenciar um produto. Os produtos mais rentáveis são colocados em lugares estratégicos. Tal estratégia de merchandising é bastante comum em supermercados – local em que os produtos são organizados de maneira estratégica para que uma tomada de decisão de compra resulte em novas compras.

5 – Merchandising pela gestão

Outro tipo de merchandising bastante comum em mercados – especialmente,os hipermercados. Os produtos são dispostos a partir da determinação do tamanho de cada seção, distribuição linear em família, rotação e rentabilidade.

6 – Merchandising de sedução

Criar seções com ambientes atraentes e apelativos para chamar a atenção do cliente e concretizar a compra. É um ação que permite que o consumidor tenha uma inesquecível primeira experiência com o produto. Sabemos que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo? Então, esta pode ser uma boa estratégia para deixar uma excelente primeira impressão sobre o seu produto.

Objetivos do merchandising

Depois de ver os principais tipos de merchandising existente, fica a pergunta: quais são os objetivos destas estratégias? Pois eu quero dizer agora quais são os principais objetivos das estratégias de merchandising. São eles:

  • Comunicar, evidenciar, diferenciar e motivar uma mensagem, no intuito de chamar a atenção do consumidor;
  • Agregar valor à marca em questão;
  • Vender produtos de forma conjunta;
  • Oferecer satisfação ao consumidor;
  • Investir em novidades;
  • Atender as necessidades do cliente.

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Vantagens do merchandising

Para muitos gestores de marketing e diretores, o merchandising pode soar como um investimento desnecessário porque muitas vezes não ficam claras as vantagens e benefícios que poderão ser obtidos com esta estratégia. Mas, afinal: o que os anunciantes ganham ao investir em merchandising? Segue uma lista com algumas das inúmeras vantagens:

  • Facilita a tomada de decisão de compra do consumidor
  • Economiza tempo
  • Evidencia as necessidades que o produto pode satisfazer
  • Gera fidelização e cria advogados da marca
  • Atrai novos consumidores
  • Aumenta o lucro da marca
  • Valoriza o espaço físico da empresa
  • Maximiza a rotatividade dos produtos
  • Gera diferenciação da concorrência
  • Estimular a compra por impulso
  • Valoriza a imagem da marca
  • Agrega valores a marca

Espero que este conteúdo contribua de maneira positiva com o sucesso da sua empresa. Agora, conte nos comentários qual sua opinião sobre os tipos de merchandising que podem ser utilizados. Use o espaço abaixo para deixar sua opinião ou até mesmo um pouco da sua experiência com este tema. Compartilhe este artigo em suas redes sociais.

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Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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