Confira dicas de como realizar um sonho

desenhos na nuvem

Com planejamento e força de vontade, é possível realizar seus sonhos de maneira satisfatória e em pouco tempo.

Os sonhos são manifestações de desejos intensos que uma pessoa tem em diferentes áreas da vida — família, amigos, carreira, bens materiais, viagens, e por aí vai. Quando uma pessoa tem um sonho, ela reforça a sua motivação e a sua coragem de viver, pois encontra um propósito forte pelo qual vale a pena lutar.

Portanto, sempre é um bom momento para começar a viver os seus sonhos. Se você os planejar e se esforçar para realizá-los, é possível alcançá-los de maneira satisfatória e em pouco tempo — dependendo da sua coragem, é claro. Para chegar lá, você precisa definir os seus objetivos e galgar cada um dos degraus em direção ao sucesso, seguindo em frente mesmo diante das dificuldades e obstáculos que aparecerem pelo caminho.

Você quer saber como fazer os seus sonhos se tornarem realidade? O Instituto Brasileiro de Coaching — IBC preparou uma lista com dicas que vão o auxiliar nesta jornada. Confira:

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Como fazer o seu sonho se tornar realidade?

Sonhar é importante, mas também é essencial agir para que esses sonhos se concretizem, não é mesmo? Isso exige planejamento, motivação e certa dose de coragem também!

Seja específico

É importante ser específico em relação ao que você deseja e definir em qual sonho você vai trabalhar neste momento. Uma forma interessante de conseguir fazer isso é escrever o seu sonho em algum lugar, como um caderno, mural ou calendário. É preciso saber exatamente o que você deseja para, assim, trabalhar em meios de transformar o seu sonho em realidade.

Quando colocamos as informações num papel, o cérebro entende que o que foi escrito tem um caráter mais “oficial”. É como se a pessoa estivesse assumindo um compromisso consigo mesma, o que reforça o seu comprometimento em realizar esse sonho. Além disso, deixá-lo escrito num lugar visível mantém o sonho vivo e cada vez mais forte em sua mente, cada vez que você o vir escrito.

Transforme o seu sonho em metas e objetivos

Uma forma efetiva de alcançar os seus sonhos é transformá-los em metas e objetivos, acreditando que realmente pode realizá-los. A palavra “sonho” pode designar algo mais distante e não realizável, mas encará-lo como um “objetivo” torna as coisas mais reais e alcançáveis.

Um grande objetivo pode parecer assustador e intimidador. No entanto, se você o dividir em metas menores, com um prazo para que elas sejam realizadas, isso ajudará você a se comprometer verdadeiramente com o processo de construção do seu sonho, e ele não parecerá tão difícil assim.

Quer saber como transformar um sonho em um objetivo? Utilize a metodologia SMART, de que já falamos aqui no blog. Ela permite que você determine bons objetivos!

  • SSpecific: específico;
  • MMeasurable: mensurável;
  • AAchievable: alcançável;
  • RRelevant: relevante;
  • T Timebound: em prazo definido.

Por exemplo: “estudar mais” não é um bom objetivo. Substitua-o por: “estudar inglês, ao menos duas vezes por semana, pelos próximos 12 meses para ser promovido no trabalho”.

Planeje

Outra parte importante da transformação dos seus sonhos em realidade é a elaboração de um plano de ação com as estratégias que o levarão à concretização dos seus objetivos. Não existe um plano universal a ser seguido, e as melhores estratégias para você dependem da meta a ser realizada. Crie etapas e processos, executando-os aos poucos.

Por exemplo, se você tem o objetivo de ser promovido no trabalho daqui a um ano, precisa definir o que deve ser feito e quando cada etapa deve ser realizada até que esse objetivo seja alcançado. Por exemplo:

  • Janeiro a dezembro: fazer um curso intensivo de inglês
  • Fevereiro: pesquisar sobre as competências necessárias para o cargo desejado;
  • Março e abril: fazer dois cursos (online ou presenciais) para o desenvolvimento das competências identificadas no cargo desejado;
  • Maio e junho: fazer dois cursos (online ou presenciais) para desenvolver e aperfeiçoar os conhecimentos de informática referentes à profissão;
  • Julho: férias
  • Agosto e setembro: propor novos projetos para a empresa;
  • Outubro: conversar com os profissionais que hoje ocupam o cargo desejado. Entender como é a sua rotina e manifestar interesse numa promoção. Possivelmente solicitar recomendações;
  • Novembro: reunir argumentos (cursos, certificações, propostas de novos projetos, bons resultados que já foram obtidos) com tudo aquilo que possa justificar uma promoção;
  • Dezembro: marcar uma reunião com o gestor ou equipe de recursos humanos para fazer a proposta de promoção.

Motive-se e tenha atitude

Comece a trabalhar e usar cada oportunidade a seu favor. Pare de inventar desculpas e não adie mais o que você pode fazer hoje pelo seu sonho. Com o seu plano de ação em mãos, juntamente com as datas estabelecidas, comece a colocar cada etapa em ação e tente não deixar que outros acontecimentos atrapalhem o seu objetivo.

Lembre-se constantemente dos porquês de você estar fazendo todas essas atividades. Isso reforçará a sua motivação. Por exemplo: se você estiver trabalhando para ser promovido, pense em todas as vantagens que isso pode proporcionar a você e à sua família: crescimento e satisfação profissional, reconhecimento na empresa, maior remuneração, mais qualidade de vida, possibilidade de realizar outros desejos (comprar uma casa, trocar de carro, ter filhos etc.).

Crie objetivos em curto prazo

Uma forma de conseguir chegar mais próximo do seu sonho é criar pequenos objetivos em curto prazo. Ao final do cumprimento de todos, a realização do seu sonho/objetivo estará mais próxima.

Por exemplo, se o seu objetivo é aprender uma língua nova, estude todos os dias durante uma hora. Se você passar direto para a parte de “falar fluentemente uma nova língua”, o seu objetivo parecerá muito distante, fazendo com que você não comece a agir para executá-lo. Após estudar, você terá uma base sólida para conseguir realizar o objetivo completo. Faça aos poucos, pois é assim que as coisas progridem sem tanto sacrifício.

Analise o seu progresso

Conforme você atinge os objetivos estabelecidos, você fica cada vez mais próximo da realização do seu sonho. Mesmo que o seu progresso não esteja tão rápido como você gostaria, saber das suas vitórias é importante para que você não desista. Veja alguns itens que devem ser avaliados na sua análise de progresso:

  • Você ainda sente vontade de realizar o seu sonho?
  • Você se desviou do caminho de cumprir os objetivos? Por quê?
  • Quais têm sido os empecilhos?
  • Você alcançou os objetivos que havia estabelecido para esse período?

O monitoramento constante do seu progresso é importante por dois motivos. O primeiro deles é manter a sua motivação em alta, pois você perceberá o quanto já ficou para trás e celebrará cada vitória. O segundo é verificar a necessidade de recalcular a rota: se muitos empecilhos estão surgindo e os resultados que você esperava não estão sendo alcançados, é sinal de que você precisa fazer alterações no seu plano de ação.

Se isso for preciso, não há nada de errado. Faça as adaptações necessárias e siga em frente. Problemático mesmo é identificar uma estratégia que não está dando certo e insistir nela.

Aproveite

Por fim, quando alcançar o seu sonho, aproveite cada momento como se fosse o último, pois a euforia da realização passa, e você se acostuma com aquilo que conquistou, partindo para novos objetivos. O que você vai aprender é que pode conseguir tudo o que quiser com o seu esforço e dedicação pessoal. Tenha orgulho de si mesmo e busque sempre o melhor de você para realizar tudo o que desejar!

Depois de realizar esse sonho, já pense no próximo. É assim que a vida segue em frente e nós encontramos a motivação para o dia a dia. Nunca deixe de sonhar e de lutar pela concretização dos seus sonhos!

E você, tem lutado pelo alcance dos seus objetivos? Como? Quais são eles? Deixe as suas respostas num comentário no espaço abaixo. Por fim, se você gostou deste artigo, lembre-se de que esta reflexão também pode ser útil para outras pessoas. Por isso, faça a sua parte e compartilhe este artigo com todos os seus amigos, colegas e familiares, por meio das suas redes sociais!

Imagem: phloxii / Shutterstock

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010