Conheça o conceito de administração de Recursos Humanos (ARH) e suas características

Administração de RH Administração de Recursos Humanos (ARH) e suas características

Uma empresa pode ter objetivos e metas audaciosos. Pode até mesmo alcançar grandes índices de lucratividade, acumular bens e expandir seus negócios. Entretanto, antes de tudo isso, é importante que a empresa cuide das pessoas que fazem parte dela.

As pessoas são o patrimônio mais importante de uma organização, e, por isso, é fundamental que esse patrimônio tão necessário e significativo seja tratado com cuidado. É de extrema importância cuidar das pessoas. Mas como cuidar dos indivíduos que compõem uma organização?

Uma das formas mais eficazes é investir na Administração de Recursos Humanos. E o que é a ARH, afinal? Para saber mais sobre este tema, continue a leitura a seguir!

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O que é a Administração de Recursos Humanos – ARH?

Antes de continuar este artigo, é importante destacar que esse investimento nas pessoas da sua empresa precisa ser constante. Outro fator que precisa ser destacado aqui é que esse processo demanda tempo. O desenvolvimento de habilidades e tudo mais que esteja ligado às pessoas requer paciência, pois as pessoas não são programáveis como as máquinas.

Atender às necessidades de um colaborador e investir em seu desenvolvimento são tarefas complexas e que envolvem uma série de fatores. Mas, afinal: o que é a Administração de Recursos Humanos?

A Administração de Recursos Humanos — que também pode ser chamada de Administração de Pessoas — é uma técnica de administração que tem o objetivo de aperfeiçoar e manter os recursos humanos, que são essenciais para o bom funcionamento de uma empresa. Como o próprio nome diz, é a parte da organização que trata de assuntos relacionados a pessoas, realizando tarefas como:

  • Recrutamento e seleção de profissionais;
  • Integração de novos colaboradores;
  • Treinamento e desenvolvimento de habilidades comportamentais e técnicas;
  • Ações de endomarketing e motivação de funcionários;
  • Retenção de talentos;
  • Redução de turnover (rotatividade de colaboradores);
  • Comunicação interna;
  • Planos de carreira;
  • Melhoras constantes no clima organizacional;
  • Campanhas motivacionais;
  • Incentivo ao crescimento dos colaboradores;
  • Avaliações de desempenho;
  • Ouvidoria e aconselhamento profissional;
  • Feedbacks.

Quais são os objetivos da Administração de Recursos Humanos?

Com o foco em cuidar das pessoas e, assim, garantir o crescimento dos negócios e a boa fluidez dos processos, a Administração de Recursos Humanos tem alguns pontos fundamentais para a sua aplicação dentro da organização empresarial.

Os principais objetivos dessa área do conhecimento são os objetivos da organização como um todo:

  • Criar, manter e desenvolver um contingente de pessoas com habilidades, motivação e satisfação para alcançar os objetivos da organização;
  • Gerar a satisfação plena das pessoas, de forma a permitir que cada uma delas alcance os seus objetivos individuais;
  • Alcançar eficiência e eficácia por meio das pessoas;
  • Promover um ambiente saudável para que todos os colaboradores tenham o devido engajamento para desenvolver as suas habilidades e executar as suas respectivas atividades.

A Administração de Recursos Humanos, portanto, é fundamental para uma organização, uma vez que, sem ela, a gestão de pessoas fica muito mais difícil para manter a empresa funcionando no seu melhor estado. Organizações são feitas por pessoas e garantir que essas pessoas estejam com todas as condições necessárias para trabalhar é fundamenta. Só assim as instituições poderão crescer de maneira segura e eficaz.

Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas?

A Administração de Recursos Humanos é um conceito complexo, que engloba tanto as rotinas administrativas de RH quanto as práticas da gestão de pessoas. Muitas pessoas e empresas confundem os dois conceitos e os consideram sinônimos. Por mais que eles possam fazer parte de um mesmo departamento, eles têm funções diferenciadas.

O RH tradicional é aquele departamento das empresas focado em conduzir processos seletivos, contratar funcionários, avaliar os seus respectivos desempenhos, desenhar a estrutura de cargos e remunerações, fazer a folha de pagamentos, cuidar da parte burocrática das contratações e desligamentos, monitorar as licenças e férias e desenvolver ações para reter profissionais de qualidade.

Já a gestão de pessoas foca mais no aspecto humano do processo e em como construir um ambiente com qualidade de vida no trabalho. Assim, essa área envolve pesquisas internas de satisfação, ações de engajamento, iniciativas de desenvolvimento e motivação de equipes, melhorias no clima organizacional, comunicação interna eficaz, cultura de feedback humanizado e constante, identificação e desenvolvimento de novas lideranças, entre outros.

O conceito de Administração de Recursos Humanos, portanto, engloba essas duas áreas, de forma complementar e total na formação de profissionais capacitados e motivados não apenas em dar o melhor de si, mas também em continuar na organização pelo máximo possível de tempo. Combinando a administração de empresas, o endomarketing, a psicologia e outras áreas do conhecimento, é possível levar os resultados da organização a patamares cada vez mais altos e frutíferos.

O Coaching como aliado da ARH

Agora que você já sabe mais sobre a ARH, é importante saber que, para aplicá-la em sua empresa, algumas habilidades fazem muita diferença. As formações em coaching, especialmente aquelas voltadas ao desenvolvimento profissional e empresarial, podem contribuir de maneira positiva com uma administração de RH eficaz, segura e inovadora.

Por esse motivo, investir em coaching é uma excelente alternativa para quem deseja se destacar nessa área. Mas quais habilidades podem ser desenvolvidas por meio dessa valiosa técnica de desenvolvimento humano e, consequentemente, contribuir com as empresas?

  • Comunicação eficaz;
  • Melhorias nas relações interpessoais;
  • Noções de negociação;
  • Habilidades e conhecimentos para uma liderança de sucesso;
  • Visão sistêmica;
  • Planejamento estratégico;
  • Ouvir na essência;
  • Rapport;
  • Disciplina;
  • Foco;
  • Gestão de tempo;
  • Organização.

Para saber mais sobre essas e outras habilidades a serem desenvolvidas por meio das formações em Coaching, clique aqui. O IBC é a única escola de coaching com certificação ISO 9001, o que atesta a qualidade de suas formações e a eficácia de sua metodologia de ensino exclusiva.

Agora, conte para nós: como a Administração de Recursos Humanos pode contribuir com o crescimento da sua empresa? Utilize o espaço a seguir para contar a sua experiência e deixar a sua opinião sobre o assunto. Além disso, que tal propagar o conhecimento adquirido curtindo e compartilhando este artigo nas suas redes sociais? Leve as informações acima a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas!

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Copyright: ESB Professional / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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