Conceito de Gestão de Pessoas

Gestão de Pessoas

Descubra a importância do departamento de gestão de pessoas em uma empresa

 

Muito se ouve falar sobre o departamento de Gestão de Pessoas, mas você realmente sabe o que faz? Ele é responsável por administrar e gerir o capital humano.  Também conhecido como Departamento Pessoal (DP), é possível afirmar que é o coração da organização, pois todos os processos pessoais de todos os colaboradores passam por essa área. Para saber mais sobre o assunto é só continuar lendo o texto!

 

A importância dos elementos que compõem uma empresa

 

Uma empresa é feita de pessoas e elas que irão garantir o sucesso ou a falta dele dentro de uma corporação, pois de nada adianta você ter todo o dinheiro do mundo para aplicar em um produto ou serviço se não há investimento o suficiente nos talentos que irão lhe ajudar a alcançar o patamar que você tanto deseja. Basta desenvolver um equilíbrio entre a ideia e os modos para executá-la.

 

Fazer a Gestão de Pessoas é uma garantia de que todas as necessidades dos funcionários serão atendidas e de que os mesmos estarão dentro dos cargos que têm a capacidade para exercer. Se você não conseguir ter esse controle, provavelmente terá problemas em gerir seu time, o que pode gerar conflitos internos, alta rotatividade de pessoas e, consequentemente, a baixa lucratividade e cancelamento de contratos da corporação.

 

O que é a gestão de pessoas

A área de gestão de pessoas tem diversas funções importantes para sustentar o organismo de uma empresa. Confira os principais compromissos dela:

 

  • Construção, disseminação e sustentação da cultura organizacional;
  • Buscar formas de aperfeiçoar todos os processos internos constantemente;
  • Elaborar planos de desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores;
  • Incentivar a obtenção de conhecimento com cursos internos ou externos;
  • Treinamento e desenvolvimento;
  • Fortalecer a integração entre as áreas;
  • Resolver possíveis conflitos que possam estar impedindo o desenvolvimento das equipes.
  • Comunicação aos colaboradores.

 

Além disso, esse setor tem papel fundamental na contratação e promoção de colaboradores. Veja algumas das funções relacionadas a esse assunto:

 

  • Fazer a seleção de pessoas que sejam ideais para cada cargo dentro da empresa, avaliando não só as competências básicas dos candidatos como também se os mesmos possuem perfil adequado para integrarem os times disponíveis.
  • Análise e descrição de cargos;
  • Planejamento e administração de cargos e salários;
  • Recrutamento, seleção, admissão e demissão de funcionários;
  • Orientação e integração de novos colaboradores;
  • Criação de incentivos e benefícios;
  • Plano de retenção de talento;
  • Avaliação de desempenho.

 

Viu como realmente quem trabalha com gestão de pessoas atua no órgão que bombeia o sangue para o resto da empresa? Confira as principais:

 

Qual a importância desse departamento em uma organização

 

Cada profissional de uma empresa tem personalidades, ambições e passados diferentes, por isso, a equipe de gestão de pessoas deve estar preparada para um papel além de um simples mediador. A área deve exercer:

 

  • Resolução de conflitos;
  • Cuidar dos interesses dos funcionários;
  • Estar atento a quaisquer fatores que ameacem o desenvolvimento de tarefas;
  • Garantir de que todos estão felizes e motivados dentro da organização, resultando no crescimento contínuo da mesma.

 

O papel essencial do coaching

 

Por meio do coaching o profissional terá acesso às ferramentas e às técnicas necessárias para gerir de forma assertiva e rápida suas demandas e acelerar os resultados da empresa, alinhando, tanto a sua vida profissional e pessoal, quanto a dos colaboradores. O coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano. Com ela o profissional desenvolverá habilidades e capacidades, passando a ser um gestor apto para desempenhar suas atividades com mais destreza.

 

A partir do contato com a metodologia, o colaborador terá mais iniciativa, assumindo a responsabilidade e os riscos para alcançar o sucesso profissional. Além disso, terá agilidade na tomada de decisões e poderá desenvolver características como o comprometimento, a disciplina e o foco. Para completar, o coachee (aluno) irá entrar em um processo de evolução contínua, ou seja, os benefícios serão perceptíveis em curto, médio e longo prazo.

 

Com o coaching, você se transformará em um profissional com maior facilidade para se relacionar, bem como para se comunicar. Estará apto a desenvolver outras pessoas, influenciando-as com a finalidade de que elas consigam alcançar os resultados que a organização deseja. A partir daí é mais fácil criar um ambiente confortável, seguro, onde os colabores sintam-se motivados e inspirados para desempenharem suas funções. A gestão de pessoas é peça fundamental para alcançar os objetivos que uma empresa almeja. Com o coaching essas metas serão atingidas de forma ainda mais rápida. Afinal, empresas são resultados de pessoas!

 

Viu todos os benefícios coaching? E tem muito mais! O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) oferece formações específicas para profissionais que trabalham com gestão de pessoas. Conheça algumas delas:

 

  • Consultor em Análise Comportamental: curso ideal para profissionais de recursos humanos (RH) que desejam entender como funciona o mapeamento de perfil e as tendências de comportamento. Baseado em estudos comportamentais da população brasileira, a formação traz um novo olhar sobre como otimizar o processo de gestão de pessoas, os treinamentos e os processos de recrutamento e seleção.

 

Como conhecimento nunca é demais, o coachee também irá aprender sobre a Teoria dos Perfis Comportamentais, aprender a fazer uma leitura comportamental dos funcionários, melhorar os relacionamentos interpessoais entre outros temas super interessantes.

 

Com todo esse conhecimento será possível lidar com treinamento e desenvolvimento de novos e antigos colaboradores, criar sistemas de avaliação, encontrar modos de maximizar o compromisso e empenho da sua equipe. No lado pessoal, com certeza você terá evoluído, pois aprendeu tanto no lado profissional que é impossível não aplicar em todos os setores e momentos da vida. Com essa formação, você irá estabelecer um laço mais forte com a sua autoconfiança e com o compromisso de aprender um pouco mais todos os dias.

 

  • MBA em Gestão de Pessoas & Coaching: o IBC apresenta essa moderna especialização que envolve conceitos, técnicas e ferramentas em coaching em prol do seu desenvolvimento pessoal e profissionais.

 

Dividida em 4 módulos, a formação é completa. Na etapa 1 é sobre Professional & Self Coaching (PSC), na etapa 2 é a vez do Business & Executive Coaching (BEC), a etapa 3 consiste no Master Coach (MC) e, por último, a etapa 4 é sobre integralização e gestão de pessoas.

 

Na formação, serão mostrados pautas como a história do coaching, avaliação 360°, pirâmide do processo evolutivo, liderança e aprendizagem acelerativa. Também é possível assimilar mais sobre dispositivos de gerenciamento, perfis de personalidade, gestão Estratégica de pessoas, gestão por competências, cultura organizacional, comportamento organizacional, empoderamento próprio, modelos comportamentais avançados, métodos de quantificação, modelos transformacionais e muito mais.

 

É a hora do seu movimento

No artigo de hoje você leu sobre o significado de gestão de pessoas e como esse departamento é essencial para que a empresa funcione normalmente. Você também viu como o coaching é importante para a formação de qualquer tipo de profissional em diversos momentos da carreira e da vida pessoal. Se ficar interessado, eu recomendo que leia sobre esses dois cursos que indiquei e ainda procure mais que possam ser do seu agrado.

 

Se tiver dúvidas ou observações é só escrever nos comentários!

Copyright:  562314901 – https://www.shutterstock.com/pt/g/peshkova

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010