Conceito de Gestão de Pessoas

Instituto-Brasileiro-de-Coaching-PSC-Professional-Self-Gestao de PessoasGestão de Pessoas é o departamento dentro da empresa, responsável por administrar e gerir o capital humano, também conhecido como Departamento Pessoal. Podemos dizer que é o coração da organização, pois todos os processos pessoais de todos os colaboradores passam por essa área.

É também responsável pela disseminação da cultura organizacional, tendo conhecimento de todos os processos internos, e os mecanismos de funcionamento dos elementos que compõem a empresa.

Uma empresa é feita de pessoas e elas que irão garantir o sucesso ou falta dele dentro de uma corporação, pois de nada adianta você ter todo o dinheiro do mundo para investir em algo se não há investimento o suficiente nos talentos que irão te ajudar a alcançar o patamar que você tanto deseja. Fazer a Gestão de Pessoas é uma garantia de que todas as necessidades dos funcionários da empresa serão atendidas e de que os mesmos estarão dentro dos cargos que têm a capacidade estarem. Se você não conseguir ter esse controle, provavelmente terá problemas em gerir seu time, o que pode gerar conflitos internos, alta rotatividade de pessoas e, consequentemente, a baixa lucratividade e cancelamento de contratos da corporação.

O que é a Gestão de Pessoas?

Gestão de Pessoas é o departamento dentro da empresa responsável por administrar e gerir o capital humano, também conhecido como Departamento Pessoal. Podemos dizer que é o coração da organização, pois todos os processos pessoais de todos os colaboradores passam por essa área.

É também responsável pela disseminação da cultura organizacional, tendo conhecimento de todos os processos internos, e os mecanismos de funcionamento dos elementos que compõem a empresa.
Essa área irá apontar e resolver possíveis conflitos que possam estar impedindo o desenvolvimento das equipes, além de ser responsável por fazer a seleção de pessoas que sejam ideais para cada cargo dentro da empresa, avaliando não só as competências básicas dos candidatos como também se os mesmos possuem perfil adequado para integrarem os times disponíveis.

Na Gestão de Pessoas de uma organização são tratados:

  • Análise e descrição de cargos;
  • Planejamento e administração de cargos e salários;
  • Recrutamento, seleção, admissão e demissão de funcionários;
  • Orientação e integração de novos colaboradores;
  • Criação de incentivos e benefícios;
  • Avaliação de desempenho;
  • Comunicação aos colaboradores;
  • Treinamento e desenvolvimento;

Qual a importância da Gestão de Pessoas dentro de uma empresa?

Como falamos anteriormente, a Gestão de Pessoas é responsável pelo Capital Humano, e pessoas têm personalidades, ambições e incentivos diferentes. Dessa maneira é necessário que tenha uma área com um ou mais profissionais que tenham a capacidade e experiência para resolverem conflitos, cuidar dos interesses dos funcionários, estarem atentos a quaisquer fatores que ameacem o desenvolvimento de tarefas e garantirem de que todos estão felizes e motivados dentro da organização, resultando assim no crescimento contínuo da mesma.

O Instituto Brasileiro de Coaching – IBC oferece a formação específica para profissionais em Gestão de Pessoas, pois através do Coaching o profissional terá as ferramentas e as técnicas necessárias para gerir de forma assertiva e rápida suas demandas e acelerar os resultados da empresa, alinhando, assim, tanto a sua vida profissional e pessoal, quanto a dos colaboradores.

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano. Com ela o profissional desenvolverá habilidades e capacidades, passando a ser um gestor apto a desempenhar com mais destreza suas atividades. Terá mais iniciativa, assumindo, dessa forma, a responsabilidade e os riscos para alcançar o sucesso profissional. Além disso, terá agilidade na tomada de decisões, comprometimento, disciplina, foco, e o mais importante, entrará em um processo de evolução contínua, ou seja, os benefícios serão perceptíveis a curto e longo prazo.
Será também um profissional com maior facilidade para se relacionar, bem como para se comunicar. Estará apto a desenvolver outras pessoas, influenciando-as e motivando-as, com a finalidade de alcançarem os resultados que a organização deseja, criando um ambiente confortável, seguro, onde os colabores sintam-se motivados e inspirados para desempenharem suas funções.

A Gestão de Pessoas é peça fundamental para alcançar os objetivos que uma empresa almeja. Com o Coaching essas metas serão atingidas de forma ainda mais rápida. Afinal, empresas são resultados de pessoas!

Compartilhe esse post

Conquiste mais, seja um coach!

  • Novas Possibilidades na Carreira

    Novas Possibilidades na Carreira

  • Mais Qualidade na Vida

    Mais Qualidade na Vida

  • Resultados Extraordinários

    Resultados Extraordinários

permita-se ir além! Chegou o momento de uma nova etapa da sua história

Concordo com a Politica de PrivacidadeAo concordar com a politica e privacidade você aceita receber e-mails do IBC com conteúdos gratuitos de Coaching, informativos de palestras e cursos do IBC