Retenção De Talentos: O Novo Desafio Das Empresas

Conheça os objetivos da geração que não deseja simplesmente um emprego

 Ibc Instituto Brasileiro de Coaching - Retenção De Talentos O Novo Desafio Das EmpresasNo meio corporativo, onde as mudanças e demandas gerenciais são cada vez maiores, é cada vez mais importante saber identificar e principalmente reter os talentos nas empresas. O grande desafio está em conciliar as necessidades e valores das corporações aos anseios profissionais dos jovens da chamada geração Y, que tem uma visão nada tradicional de um ambiente de trabalho ideal, e que busca reconhecimento e reais oportunidades de crescimento.

Os jovens profissionais da geração Y, nascidos nas décadas de 80 e 90, cresceram em meio às novas tecnologias como a internet e o celular, têm um perfil completamente diferente da geração anterior, mais conservadora e chamada de Baby Boomers, e tem pressa por ascensão profissional.

“Estes profissionais de 20 e poucos anos, em grande parte recém formados, investem em suas formações, e desejam aplicar tudo aquilo que aprenderam para ter uma rápida ascensão na carreira, e para retê-los, as empresas e os gestores devem estar preparados. Os líderes têm a responsabilidade de identificar e desenvolver o potencial desses jovens talentos, motivar e situá-los sobre a cultura da empresa, transmitir seus conhecimentos e criar um bom ambiente de trabalho”, destaca o Master Coach José Roberto Marques, presidente do Instituto Brasileiro de Coaching.

Para mantê-los é preciso ainda oferecer trabalhos desafiadores, reconhecimento e feedbacks constantes, remuneração compatível com os cargos e funções desempenhadas, planejamento de carreira, experiências que gerem novos conhecimentos e crescimento, como também um ambiente de trabalho flexível e mais casual.

Tudo isso aliado a um bom gerenciamento das competências individuais de cada colaborador pode resultar em ótimos resultados para as empresas, pois o profissional da geração Y quando encontra um cenário favorável ao desenvolvimento de suas potencialidades e a realização das ambições pessoais e profissionais, é dedicado e trabalha com afinco, mostrando compromisso e aderência a cultura da empresa, o que pode gerar grandes resultados para ambas a partes.

Se você é gestor, líder prepare-se para identificar e principalmente, para saber lidar com essa geração que realmente tem grandes expectativas profissionais e pressa por resultados. Do contrário, você verá seus possíveis talentos migrarem para as concorrentes, e usando as qualidades que você não ignorou, contra você. Fique atento!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010