Conheça os 8 tipos de inovação mais comuns

Inovação A inovação consiste em modificar processos, costumes e até mesmo legislações.

 

O universo corporativo no qual as empresas estão inseridas atualmente tem se tornado cada vez mais competitivo. Isso acontece, principalmente, em decorrência da globalização e da tecnologia, que não param de avançar, permitindo que organizações do mundo inteiro tenham a oportunidade de se aprimorar constantemente e potencializar a sua performance. 

A partir disso, novos processos, produtos, serviços, entre outros aspectos fundamentais dentro de uma empresa são a todo momento desenvolvidos e melhorados, no sentido de atender às expectativas de seus principais stakeholders, com muito mais assertividade. Tudo isso, somente é possível através de algo que muitas organizações conhecem, mas poucas colocam em prática: a inovação. 

Se este é o seu caso enquanto empresário e empreendedor, a minha dica é que você me acompanhe neste artigo, para entender um pouco mais sobre os benefícios dos processos de inovação para todo e qualquer tipo de negócio. Confira!

[php_everywhere instance=”2″]

O que é inovação?

Muito se fala em inovação e nos benefícios de uma gestão pautada por ela. Mas, o que é inovação, afinal? Embora muita gente acredite que inovação e tecnologia sejam palavras com significados sinônimos, a primeira basicamente diz respeito à ação de modificar processos, costumes e até mesmo legislações. Portanto, ela vai além dos avanços tecnológicos, podendo estar presente na mudança de valores, no reposicionamento da marca, entre diversas outras situações. 

E justamente por ser algo tão complexo e versátil, é possível encontrar vários tipos de inovação, principalmente no contexto empresarial. É importante destacar aqui, que cada perfil inovador possui sua particularidade, e que não há um tipo mais “inovador” que o outro. 

Os 8 tipos de inovação mais comuns

Vale a pena ressaltar que existem vários tipos de Inovação. Aqui, estão listados os 8 tipos que possuem maior presença no ambiente empresarial. Continue a leitura, para conhecer cada um deles e identificar qual deles a sua empresa precisa para continuar competitiva no mercado em que atua. 

1 – Inovação em modelo de negócio

Este tipo de inovação está atrelado à forma que a empresa conduz o próprio negócio. Inovar o modelo de negócio é promover mudanças no modo de gerar receita para a empresa e também no modelo de operação. 

2 – Inovação de processo

O foco neste tipo de Inovação é a aceleração da produtividade, através da implementação de métodos ligados aos processos operacionais. 

3 – Inovação organizacional

Quando falamos em Inovação Organizacional, falamos de métodos novos que possam ampliar a competitividade da empresa. Falamos também de implantar novos métodos de recrutamento, além de desenvolver colaboradores. Em Inovação Organizacional, entra também a gestão de qualidade e estratégias de comunicação interna. 

4 – Inovação em marketing

Este tipo de Inovação diz respeito às mudanças ligadas ao produto ou ao serviço oferecido pela empresa. Mudança no design do produto, reposicionamento no mercado, segmentação de clientes, estratégias de comunicação são algumas das responsabilidades atribuídas a quem trabalha com Inovação em Marketing.

5 – Inovação em produto

Quando uma empresa decide implementar um processo de inovação relacionado a produtos, ela empenha-se em oferecer um novo produto a seu cliente ou realizar melhorias significativas aqueles que já oferece no mercado, com o objetivo de agregar ainda mais valor ao seu público-alvo e atender suas expectativas e necessidades com maior assertividade. 

Neste sentido, quando se fala em inovação em produto, está-se querendo referir à criação ou lançamento de algo novo no mercado, bem como ao acréscimo de novas funcionalidades e acessórios, alteração de componentes, transformação de design ou embalagem, entre muitos outros, aos que já existem, ou seja, àqueles que a empresa já oferece. 

6 – Inovação em serviços

Já este perfil inovador está relacionado à oferta de um novo serviço no mercado, ou à implementação de melhorias e transformações em determinados tipos de serviços que a empresa já oferece em seu segmento. Aqui, o objetivo é também agregar ainda mais valor ao cliente, facilitando o seu dia a dia e a sua vida de forma geral.

7 – Inovação incremental

Enquanto a inovação em produto trabalha para fazer transformações significativas nos produtos que a empresa oferece, a incremental tem como objetivo realizar pequenas e contínuas melhorias, que são praticamente imperceptíveis aos clientes. 

Neste modelo, nem sempre há uma transformação verdadeiramente expressiva, principalmente na forma como este é consumido ou visto pelos clientes. 

8 – Inovação radical

Seguindo adiante com a apresentação dos perfis inovadores existentes, este próximo, como o próprio nome já diz, vai servir para as empresas que desejam implementar verdadeiras e radicais transformações nos produtos ou serviços que oferecem ao seu mercado consumidor. 

Este tipo de inovação diz respeito realmente à mudanças drásticas e é capaz de quebrar paradigmas no segmento em que a empresa desenvolva suas atividades, e até mesmo de modificar o modelo de negócios no qual a organização atua. 

A importância de investir em inovação

Conhecer os tipos de inovação existentes, vai te ajudar a identificar em qual frente você e sua equipe devem atuar, para implementar verdadeiras transformações em seu negócio.

Agora que você já conhece os principais perfis, convido você a continuar me acompanhando, para que tenha a oportunidade de entender a importância de se investir constantemente em inovação. 

Geram vantagem competitiva

Como eu disse ao longo de todo o texto e considero importante enfatizar, investir em todo e qualquer tipo de inovação vai permitir que a empresa tenha cada vez mais vantagens competitivas, a curto, médio e longo prazo, com relação a seus concorrentes. 

Isso quer dizer que ela investe não só em inovação, mas também em sua sustentabilidade e permanência no mercado em que atua. 

Permite o desenvolvimento e crescimento empresarial 

A partir do momento que se tem vantagem competitiva com relação às demais empresas que fazem parte do mesmo segmento de atuação, a possibilidade de desenvolvimento, evolução e crescimento dos negócios aumenta de forma significativa. 

Com isso, é possível dizer que há um aumento também do faturamento organizacional, o que faz com que a empresa alcance, efetivamente e na prática, o seu tão almejado sucesso. 

O Coaching é uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano!
Conheça mais sobre essa metodologia, acesse “Tudo Sobre Coaching”!

Gera emprego, renda e movimenta a economia

Tudo está interligado. A partir do momento que uma empresa se torna competitiva, ela garante a sua permanência no mercado em que atua. Com isso, garante também emprego e renda aos profissionais que fazem parte dos negócios, e, por fim, contribui para que a economia de seus país mantenha-se em movimento, já que, seus colaboradores terão a possibilidade de injetar o salário que recebem em alimentação, bens de consumo, e assim por diante. 

Trata-se de uma efeito cascata, que tem importância, não só para o sucesso em si de uma empresa, mas também para a economia de um país como um todo. 
Após a leitura deste artigo, entendemos que é praticamente impossível uma empresa resistir atualmente no mercado sem investir em inovação, já que corre o sério risco de ser ultrapassada pelas demais e acabar realmente falindo.

Neste sentido, é fundamental que, depois de compreender a absorver este conteúdo, você reflita sobre a sua empresa de uma forma geral, para que assim tenha a possibilidade de desenvolver estratégias inovadoras, que garantam a sua permanência e sustentabilidade no futuro. 

Pensei mais sobre isso e muito sucesso em sua jornada!
Qual é o tipo de Inovação que pode contribuir com o seu negócio? Use o espaço abaixo para me contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto, e se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe com seus amigos, em suas redes sociais.

[php_everywhere instance=”1″]

Copyright: Olivier Le Moal / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010