Conheça os principais tipos de orçamento empresarial, suas vantagens e desvantagens

Orçamento Empresarial Encontre o equilíbrio financeiro da sua empresa através do orçamento empresarial.

 

Orçamento é avaliar ou calcular o custo de um determinado produto, serviço ou empreendimento. Quando se faz um orçamento, significa que você está estimando e computando qual o melhor preço daquilo que está buscando. 

Diante disso, fica claro que ele pode ser útil em diversas ocasiões, e é por isso que quero falar com você sobre um tipo, que pode fazer total diferença em sua vida, principalmente se você for empresário, gestor ou empreendedor, que é o orçamento empresarial.

Para toda e qualquer empresa, o orçamento é uma ferramenta extremamente importante, afinal, é através dele que será possível alcançar os objetivos que a organização deseja.

Independentemente do tipo de orçamento que for aplicado dentro da empresa, entenda que é de responsabilidade do administrador financeiro verificar as diferenças entre o que foi orçado e o que ficou planejado. Será através dessa análise que as mudanças necessárias poderão ser implantadas.

Para que você entenda melhor como este processo funciona, vou falar neste artigo sobre os principais tipos de orçamento empresarial, suas vantagens e desvantagens. Confira!

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

O que é orçamento empresarial?

Dentro de uma empresa é preciso que se desenvolva uma metodologia específica para planejar, executar e controlar as operações organizacionais. Para isso, empresários, gestores e empreendedores contam e podem sempre contar com o orçamento empresarial, que tem como principal objetivo determinar receitas e gastos, relacionados a todos os processos administrativos, que são basicamente os valores financeiros de um negócio. 

Uma das principais ações que o responsável por definir o orçamento empresarial é fazer uma previsão orçamentária, com receitas e gastos, para determinado período dentro da empresa. A partir disso, a organização começa o processo de administração dos recursos financeiros de que dispõe, com o intuito de alcançar as metas e objetivos de lucratividade planejados neste orçamento. 

As ferramentas que podem ser utilizadas para elaborar um orçamento empresarial efetivo são as planilhas eletrônicas e também os softwares desenvolvidos especificamente para esta finalidade. Independemente de qual seja escolhida, utilizá-las vai permitir que os responsáveis tenham a oportunidade de acompanhar se a previsão orçamentária está se cumprindo conforme o planejado ou não. 

Descubra como potencializar os resultados de sua empresa!
Baixe gratuitamente meu ebook “Ferramentas de Gestão”!

Principais tipos de orçamento empresarial

Por saber e entender o quanto o orçamento empresarial faz uma enorme diferença para a empresa, selecionei os principais tipos para demonstrar a você como eles podem ser aplicados dentro da sua organização.  

Veja alguns deles abaixo:

Orçamento estático

Como o próprio nome já diz, este é um tipo de orçamento que não se adapta muito bem a quaisquer mudanças que por ventura possam acontecer no período de sua aplicação. Isso porque ele serve especificamente para ser aplicado a um único tipo de atividade dentro da empresa.

Neste sentido, sabe-se que o orçamento estático tem a sua aplicação voltada para as funções administrativas da organização, já que, ao ser implementado, dificilmente ele sofrerá alterações no meio do caminho, permanecendo o mesmo do começo ao fim.

Orçamento flexível 

A aplicação do orçamento flexível no contexto empresarial tem como base o controle e cálculo de custo por produto e a diversificação entre custos fixos e variáveis. O seu objetivo principal é medir a capacidade produtiva do negócio, fazendo uma previsão dos custos decorrentes dos diferentes tipos de atividades que são desenvolvidas dentro da empresa. 

Para realmente e verdadeiramente obter resultado a partir da aplicação do orçamento flexível é necessário que a organização consiga fazer o cálculo da produção de cada colaborador, assim como de cada maquinário, equipamento e computador. Fazendo isso, tem-se a oportunidade de realizar a programação do orçamento, inclusive, para quaisquer tipos de desajustes que possam ocorrer no meio do caminho.

Orçamento contínuo 

Este é um tipo de orçamento que tem como principal característica a aplicação em longos períodos. Mas, na verdade, a sua maior vantagem e diferencial é que ele permite à pessoa que o está elaborando e acompanhando e realização de revisões de tempos em tempos, seja de forma mensal, trimestral ou semestral.

Estas revisões são extraordinárias e vantajosas, pois elas permitem que se tenha maior consciência sobre o que está e o que não está trazendo resultados para os negócios, possibilitando, assim, a gestores, empreendedores e empresários, fazerem readequações no orçamento, que atendam às necessidades da empresa de uma forma geral. 

Orçamento ajustado

Bastante conhecimento no meio financeiro/administrativo, o orçamento ajustado tem como principal característica a realização de análises e revisões constantes, sendo estas feitas praticamente todos os meses. 

Assim como orçamento contínuo, o ajustado visa encontrar tudo aquilo que deu certo e também o que não está dando, para que assim todas as modificações sejam realizadas a tempo e os resultados esperados surjam. 

Contar com este tipo de orçamento é vantajoso para os negócios, pois, além de flexível,  ele permite que alterações necessárias sejam feitas em orçamentos originais.

Orçamento de desempenho

Como o próprio nome diz, o orçamento de desempenho é aquele que tem o seu valor definido de acordo com os resultados obtidos no orçamento elaborado anteriormente, sendo o foco dos gestores voltado para o que é realizado dentro da empresa e não para o que é adquirido. 

Em exemplos práticos, isso quer dizer que se um gestor e sua equipe apresentam um desempenho positivo em determinado projeto, estes receberão um acréscimo em seu orçamento, para continuarem obtendo uma performance ainda melhor. Porém, se o contrário acontece, ou seja, se o desempenho não é tão bom assim, o valor recebido no orçamento seguinte diminui.

Trata-se de um tipo de orçamento verdadeiramente vantajoso para a empresa, pois ele incentiva a equipe a manter-se sempre focada, aumentando, consideravelmente, a sua produtividade e entrega. O resultado disso, são profissionais cada vez mais motivados, já que seus esforços e suas conquistas são reconhecidos e recompensados.

Orçamento colaborativo

O orçamento colaborativo é um tipo que tem ganhado cada vez mais espaço, principalmente na administração pública. Isso porque a sua forma de trabalhar contempla a participação ativa de determinada comunidade, ajudando a definir para onde os recursos financeiros arrecadados serão destinados. 

De acordo com essa espécie de orçamento, que também é conhecido como participativo ou descentralizado, as decisões relacionadas à destinação dos recursos são tomadas em reuniões ou assembleias deliberativas, onde os cidadãos são os principais representantes e responsáveis por tais definições. 

Na administração privada, a dinâmica funciona praticamente da mesma maneira, ou seja, há um incentivo à descentralização do processo decisório, onde os responsáveis por cada centro de custo dão a sua sugestão sobre qual direcionamento a o orçamento deve ter. 

Este é também um tipo de orçamento verdadeiramente vantajoso, pois ele faz com que os colaboradores sintam-se parte de algo maior e cada vez mais engajados, já que ficam responsáveis por manter as contas dentro do orçamento que eles mesmos determinaram. 

Outros tipos de orçamentos

Além dos orçamentos que apresentei, existem alguns outros que podem contribuir também para que a empresa tenha um desempenho de excelência e o retorno que espera, a partir de suas ações. Confira: 

Orçamento de vendas

É preparado um plano de vendas da empresa em questão, que é trabalhado por certo período de tempo. A principal atividade do orçamento de vendas é determinar o nível de vendas futuras da empresa.

Orçamento de produção

Este está associado ao orçamento de vendas, uma vez que consiste em calcular quanto custará fabricar a quantidade de produtos que uma empresa planeja vender. Fazendo esta análise, é possível observar os custos e confrontá-los com os rendimentos e os ganhos que se espera obter.

Orçamento de capital

Deve-se associar esse tipo de orçamento aos objetivos estratégicos da empresa em questão. O orçamento de capital é um vasto demonstrativo de recursos a longo prazo para a obtenção de ativos, como por exemplo, instalações e equipamentos.

Orçamento de caixa

É o instrumento fundamental para execução do planejamento e do controle financeiro a curto e a médio prazo para a sua empresa. Um exemplo do que o orçamento de caixa oferece a empresa é:

  • Indica o total dos empréstimos necessários as manutenções das operações da empresa;
  • Aponta o período em que novos empréstimos deverão ser obtidos;
  • Torna-se um ponto de referência em relação ao qual os valores realizados podem ser comparados.

Orçamento de estoque final de produtos

É fundamental considerar o processo normal das atividades/vendas, sendo assim, a empresa não venderá toda a produção no período determinado, por isso, a ideia do orçamento de estoque final é prever e avaliar os custos da manutenção do estoque da empresa.

Vantagens de aplicar o orçamento empresarial

Fazer um orçamento requer uma discussão dos objetivos que a empresa possui em todos os níveis hierárquicos. Agindo dessa forma, é possível gerar um vínculo maior, uma maior integração entre os colaboradores, além disso, mais comprometimento por parte dos mesmos; uma vez que eles se envolvem cada vez mais com os resultados planejados.

Outra questão importante a ser dita e lembrada sobre o orçamento empresarial, é sobre o detalhamento por meio de metas, ou seja, através desse detalhamento será possível prever o que deverá ser feito. Como? Quando? E por quem?

Realizando o orçamento empresarial e respondendo a essas e outras perguntas, pode-se citar a possibilidade de se identificar problemas com antecedência, o que aumenta a chance de se encontrar e aplicar soluções adequadas e enérgicas para a organização.

Desvantagens de aplicar o orçamento empresarial

Depois de citar as vantagens que uma empresa pode ter ao realizar o orçamento empresarial, é fundamental expor o “outro lado da moeda”.

Sendo assim, pode-se considerar como uma desvantagem do orçamento empresarial, os custos que são gerados em todas as suas etapas, por isso, é indispensável que a empresa tenha seus objetivos muito bem definidos, desde a alta direção até a área operacional. Tendo isso em “mente”, é possível que a empresa tenha uma geração de um retorno ainda maior que estes custos.

É relevante lembrar que, para que o orçamento consiga ser bem acompanhado, é coerente que os dados sejam constantemente atualizados e explicados, exigindo assim, mais empenho por parte dos colaboradores.

Outro obstáculo que pode ser citado, é que as informações descritas no orçamento empresarial, são estimativas, ou seja, a empresa está sujeita a erros maiores ou menores, isso vai depender do processo e da incerteza intrínseca ao ramo da organização. Sendo assim, o orçamento empresarial não pode ser usado com a mesma amplitude e complexidade por empresas de todos os tamanhos, deve haver um cuidado maior ao ser aplicado.

Diante desses cinco modelos de orçamento empresarial, fica claro que qualquer empresa precisa de organização e planejamento. Em todos os modelos citados, nota-se que há planejamento e estratégia para prever o que pode ou não acontecer, e isso é preciso quando um tipo de orçamento empresarial for criado. 

Mas, e na sua empresa, quais modelos de orçamento empresarial são aplicados? Use o espaço abaixo para deixar seu comentário, aproveite para curtir e compartilhar o conteúdo nas redes sociais.

Copyright: create jobs 51 –  https://www.shutterstock.com/pt/g/create+jobs+51

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010