Demissão em massa: a postura da empresa em casos extremos

Demissao-em-MassaCom o aumento da concorrência e o crescimento cada vez mais latente do mercado, muitas organizações se vêem em uma situação delicada: fazer cortes de gastos e despesas. É aí que entra a demissão em massa que pode estar ligada a diversos fatores como crise financeira, falência, redução de custos, entre outros.

Se sua empresa está passando por um destes momentos e precisa fazer redução de despesas e cortes de funcionários, qual a melhor postura a tomar?

A demissão em massa é sempre uma situação complexa tanto para a organização que, entre outras coisas, pode ter sua postura questionada e sua imagem e reputação manchadas, quanto para o colaborador, pois mexe principalmente com o emocional e psicológico dos indivíduos submetidos aeste momento tão difícil.

Se esta atitude for inevitável por parte da empresa, a melhor atitude que o RH deve tomar é a transparência. Ser verdadeiro e explicar a real situação para seus colaboradores, isso dará a oportunidade deles não serem pegos de surpresa e ficarem abalados.

Outra atitude importante é fazer uso do outplacement que tem o objetivo de orientar o profissional, desde o momento de seu desligamento da empresa, a uma futura recolocação. Esta atitude é um diferencial importante capaz de minimizar os impactos que uma demissão pode causar.

Coaching como apoiador

 O Coaching também é um forte aliado neste processo, pois trabalha aspectos pessoais e profissionais, quebra de crenças e comportamentos limitantes, auxilia os indivíduos na busca pelo autoconhecimento e autodesenvolvimento, identifica habilidades e competências, além dos pontos fortes e de melhoria do perfil de cada profissional.

Através do apoio do Coaching, os profissionais passarão por um profundo e intenso processo de desenvolvimento e melhoria contínua. Aprenderão a lidar melhor com a demissão, ressignificando atitudes negativas e tendo foco no positivo. Conquistarão, ainda, novas habilidades, novas metas e objetivos tangíveis e aprenderão a planejar, de maneira assertiva, suas vidas e carreiras. O Coaching trabalhará de maneira positiva essas mudanças, que para muitos poderá ser traumática, transformando ela em novas oportunidades de crescimento. Fazendo com que essa situação seja apenas umas fase de transição.

Vale lembrar que, além do Coaching, a organização deve oferecer os conhecidos pacotes, que dão um respaldo financeiro para o profissional, além daqueles assegurados por lei.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds