Descubra o que é marketing de relacionamento

feedback no trabalho
A principal ideia do marketing de relacionamento é manter-se próximo aos clientes, oferecendo ajuda, conteúdo e informações relevantes.

O marketing de relacionamento estabelece contato entre a empresa e seu cliente, facilitando as relações comerciais e impulsionando as vendas e os lucros. Trata-se de um conceito que se baseia em estabelecer uma relação com a sociedade para, em seguida, conquistar o mercado.

Todas as empresas atuam na sociedade que, por sua vez, é constituída por uma rede de relacionamentos. Se o relacionamento fosse retirado da sociedade, todas as pessoas passariam a viver separadamente, de modo a eliminar os talentos individuais e as especializações.

Como implantar o marketing de relacionamento?

Para que as empresas possam criar um plano de marketing de relacionamento, é preciso que elas implantem uma cultura de fidelização de clientes. Um sistema de atendimento que cativa e conquista o cliente, oferecendo algum benefício ou vantagem nas compras ou serviços, por exemplo, é uma excelente forma de fidelizar os clientes.

Investir no marketing de relacionamento também traz diversos benefícios para a empresa. Um cliente fiel a seu produto/serviço/marca gera a propagação de sua imagem, estimulando outras pessoas a consumirem o que sua empresa oferece. Fazer com que um cliente se torne um fã garante publicidade gratuita e crescimento para sua empresa.

Para criar e implantar um marketing de relacionamento positivo e que traga bons resultados, é preciso que todas as suas ações sejam voltadas para seu cliente, de forma que eles se sintam peças importantes nesta relação comercial.

Lembre-se que são justamente os clientes a principal fonte das receitas que mantêm a empresa. Portanto, estabeleça um relacionamento direto com seus clientes a partir de recursos como:

Gostou do texto? Como você tem feito para estreitar o relacionamento com seus clientes? Compartilhe sua experiência deixando seu comentário abaixo e lembre-se de curtir e compartilhar o artigo com seus amigos.

[php_everywhere]

Imagem: Gajus / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010