10 Práticas empreendedoras para alavancar o seu negócio

Empresário em busca do sucesso

Confira uma lista de práticas empreendedoras para que sua empresa se desenvolva e se consolide no mercado.

Qualquer pessoa que tenha uma empresa ou deseje abrir uma, sonha em vê-la dando certo e se desenvolvendo. Se esse é o seu caso, vai gostar das práticas empreendedoras para alavancar o seu negócio que iremos compartilhar ao longo do artigo.

São ações que se aplicam a empreendimentos de todos os tipos e que estão relacionadas à gestão, marketing, relacionamento com o cliente e colaboradores, entre outros aspectos. Continue lendo para saber mais!

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Práticas empreendedoras para alcançar o sucesso!

Se deseja que o seu negócio alcance o sucesso, considere as práticas empreendedoras a seguir. Cada uma delas representa uma ação fundamental para que sua empresa se desenvolva e se consolide no mercado.

1. Fazer pesquisas de mercado

O primeiro passo para que um negócio dê certo é entender o mercado em que pretende entrar. Através de pesquisas é possível descobrir o que as pessoas estão buscando, o que a concorrência já oferece e, a partir daí, criar soluções únicas.

Abrir um negócio sem antes fazer uma pesquisa de mercado é como navegar sem uma bússola. Por mais que seja possível aprender a navegar navegando, ter acesso a certas informações faz toda a diferença e evita que cometa erros primários.

2. Ter um bom planejamento

A partir das informações obtidas através da pesquisa de mercado, é fundamental fazer o planejamento do seu negócio. O que irá vender? Como irá vender? Como a empresa irá começar? Considere todos os pormenores envolvidos para que, no momento de agir, tenha embasamento para tomar boas decisões.

A chamada Análise SWOT é uma ferramenta bastante interessante para utilizar nessa fase de planejamento. Através dela, conseguirá identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças ligadas ao negócio, o que permitirá fazer as adaptações que forem necessárias.

3. Conhecer profundamente seu público-alvo

Uma prática empreendedora indispensável para o sucesso é conhecer profundamente as pessoas que deseja impactar com seus produtos ou serviços. Um recurso poderoso para isso envolve a criação de personas, que nada mais são do que personagens que representam de modo geral o público-alvo.

Para criar essas personas, considere as informações obtidas através da pesquisa de mercado. Os dados mais relevantes para isso são: objetivos, dores, características demográficas, desafios e preocupações. Assim, terá algo mais palpável para direcionar as ações ligadas ao desenvolvimento de produtos/serviços e às estratégias de marketing.

4. Ter presença online

Independentemente se o seu negócio é do tipo B2C, em que os consumidores são pessoas físicas, ou B2B, direcionado para empresas, ter presença online é fundamental! Afinal de contas, a internet é o primeiro local em que a maioria das pessoas vai buscar produtos e serviços, seja para uso pessoal ou corporativo.

Ter um site institucional, blog e perfis nas principais redes sociais é muito importante para fortalecer sua marca e ser encontrado pelos clientes em potencial. Se a sua empresa ainda não tem presença digital, ligue o sinal de alerta! Não são apenas empreendimentos online que precisam estar na internet, os físicos também!

5. Oferecer um atendimento de excelência

Mesmo que a sua empresa seja baseada em produtos, ela está atrelada ao serviço de atendimento. O consumidor não considera apenas a qualidade do item adquirido e sim da experiência como um todo. Nesse sentido, oferecer um atendimento de excelência é uma das práticas empreendedoras de maior importância da atualidade.

Afinal, hoje, todo consumidor tem voz. Uma pessoa que tenha uma experiência que a surpreendeu positivamente pode compartilhar isso com seus contatos através das redes sociais. Da mesma forma, se a experiência for ruim, as chances de ela publicar a respeito são muito grandes.

As experiências dos clientes ecoam pelo ambiente digital e impactam o mundo real. Marcas podem ser impulsionadas ao sucesso ou ao fracasso com apenas uma experiência positiva ou negativa. Se deseja que o seu negócio alcance a primeira opção, faça tudo o que puder para oferecer um atendimento memorável.

6. Fazer networking

Fazer networking é uma ação relevante em qualquer carreira e que tem um peso especial para um empreendedor. Através de bons contatos é possível fechar parcerias de negócio, conhecer profissionais capacitados para integrar a sua equipe, aprender através da experiência de outros empresários e muitos outros benefícios!

7. Valorizar sua equipe de colaboradores

Nenhuma outra prática empreendedora irá alavancar o seu negócio se a sua equipe de colaboradores não estiver engajada e pronta para enfrentar os desafios ao seu lado. Portanto, valorize esses profissionais, tanto em relação à remuneração e benefícios quanto ao reconhecimento pelos esforços realizados. Quanto mais eles se sentirem parte da empresa, mais irão se dedicar a cada tarefa realizada.

8. Manter um bom controle financeiro

O setor financeiro é o coração de um negócio, se não for bem administrado, não há como investir em melhorias, nem em relação aos produtos, atendimento ou para os colaboradores. Por isso, é essencial que, desde o início, se busque realizar uma gestão financeira eficaz, é assim que se constrói uma base forte para a empresa crescer.

9. Fazer tudo da forma mais correta possível

Ao longo da jornada empreendedora, é provável que irá encontrar duas formas de fazer as coisas. A primeira delas é fazer a coisa certa, mesmo que isso se mostre mais desafiador. Já a segunda é a mais fácil e que parece trazer maiores vantagens, porém, envolve agir de modo antiético.

Se deseja que o seu negócio dê certo e alcance resultados sustentáveis, opte sempre por fazer a coisa certa, mesmo que ao redor haja empreendimentos escolhendo o caminho mais vantajoso e menos ético. Acredite, ninguém perde por ser correto.

10. Ter a melhoria contínua como objetivo

Por fim, tenha a melhoria contínua como um objetivo fixo, busque sempre melhorar como pessoa, profissional e empreendedor. Nenhum jogo está ganho definitivamente, mesmo quando sua empresa chegar ao topo será necessário continuar lutando para permanecer ocupando esse lugar. É esse desejo de evolução constante que permitirá que alcance a excelência.

E então, acha que já realiza alguma dessas práticas empreendedoras? Mesmo que sua empresa já esteja em funcionamento, sempre é tempo de mudar certos aspectos e aperfeiçoar outros.

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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