Dicas para o planejamento de um novo negócio

Pesquisas apontam que cerca de 30% das pequenas e médias empresas fecham antes de completarem 3 anos.  Um estudo do Sebrae-SP, aponta que, entre as causas do insucesso dessas jovens empresas, está a falta de planejamento.

Muitos empreendedores imaginam que para abrir um novo negócio basta ter uma ideia inovadora e muita vontade de trabalhar. Mas isso não é o bastante, colocar tudo no papel e fazer um planejamento faz toda a diferença.

Saber onde está e aonde quer chegar implica em uma série de questões que decorreremos a seguir. Mas realizar um planejamento possibilitará que você enxergue com mais assertividade seu negócio como um todo.

Dicas para iniciar um novo negócio

O planejamento do novo negócio deve constar as seguintes etapas:

Planejamento

Etapa 1: o segmento de mercado onde você atuará, para que público trabalhará, quem e onde estão seus potenciais clientes.

Etapa 2: o que você oferecerá a seu cliente, qual necessidade dele você suprirá.

Etapa 3: onde e como você comercializará seu produto/ serviço.

Etapa 4: como você se relacionará com seus clientes.

Etapa 5: quais os custos dos produtos/ serviços, repassados aos clientes.

Etapa 6: recursos para oferecer aos clientes, como funcionários para atende-lo, infraestrutura etc.

Etapa 7: as atividades que irão nortear seu negócio.

Etapa 8: quem serão seus parceiros, fornecedores, prestadores de serviços.

Etapa 9: custos da implementação do negócio, da manutenção, sendo os custos fixos e variáveis.

O plano de negócios lhe proporcionará mais foco e uma visão mais assertiva dos passos que deve seguir para alcançar seus objetivos.

Outra dica é investir em Coaching, que é um método de desenvolvimento humano, que trará a você, novo empreendedor, habilidades e competências que agregarão significativamente em seu novo negócio. Melhoria da comunicação, nos relacionamentos interpessoais, inteligências e controle emocional, foco, determinação, engajamento, eliminação de crenças sabotadoras, são alguns dos aspectos trabalhados durante a formação, que proporciona ainda técnicas e ferramentas de planejamento estratégico, que lhe permitirão definir planos de ação assertivos, visão sistêmica de seu negócio e do mercado onde está inserido, gestão de tempo, entre outras.

Faça o Professional and Self Coaching e bons negócios!

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José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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