Empreendedorismo e seus benefícios na carreira

Mulher de negócios

Confira atitudes empreendedoras que podem ser aplicadas em sua carreira.

O empreendedorismo é bastante associado com ter uma empresa própria, porém, na verdade, trata-se de uma forma de agir. Isso quer dizer que o colaborador de uma organização pode ter uma atuação empreendedora. O profissional de mente empreendedora é proativo e criativo, e é cada vez mais importante para as empresas contar com funcionários que tenham esse perfil em seus quadros.

Para os profissionais que seguem essa linha empreendedora, também há uma série de benefícios, como a ascensão a cargos mais altos. Continue lendo para entender melhor sobre o empreendedorismo no trabalho e como ele pode beneficiar a sua carreira.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

O que significa ser um profissional empreendedor?

Também chamado de empreendedor corporativo, o profissional empreendedor se caracteriza por sua proatividade e capacidade de liderança. Basicamente, se trata de um colaborador que não se conforma com impossibilidades de obter o sucesso. Quando ele se vê diante de uma barreira, não perde tempo e planeja como transpô-la.

O profissional empreendedor se vê um pouco como dono do empreendimento e deseja dar o seu melhor pela empresa. É um indivíduo que não medirá esforços para alcançar as metas e colocar a companhia em um lugar de destaque. Algo relevante a ser dito é que esse colaborador deve também saber dosar a sua iniciativa com o ambiente corporativo.

Embora seja uma figura necessária para as empresas atuais, o empreendedor corporativo também é um perfil relativamente novo. Fala-se a respeito desse perfil há pouco tempo e, por isso, nem todo mundo o compreende. O profissional deve saber como se colocar nas situações e expor suas opiniões a respeito dos temas. Saber como apresentar as suas ideias sem que outros colaboradores se sintam desrespeitados é essencial.

A forma como os superiores e colegas são questionados deve ser feita com cuidado. O espírito empreendedor deve vir acompanhado de tato para lidar com as outras pessoas. No entanto, quando o indivíduo sabe medir o seu empreendedorismo e adequá-lo à empresa pode ter excelentes resultados para a sua carreira.

Você acredita que é verdadeiramente feliz em sua essência?
Clique aqui e descubra! Acesse o “Termômetro da Felicidade”!

Atitudes empreendedoras que podem ser aplicadas à carreira

Veja algumas atitudes empreendedoras que podem ser aplicadas em sua carreira.

Buscar conhecimento: existe uma quantidade imensa de informação disponível e sempre haverá novos conhecimentos que te fará um melhor empreendedor. Buscar o conhecimento e conseguir absorvê-lo é necessário para qualquer profissional que não queira ficar para trás.

Crescer sempre: pessoas empreendedoras não desistem dos seus objetivos por conta das dificuldades ou obstáculos. Um empreendedor que busca o sucesso precisará ser incansável. Desistir ou parar no ponto não é uma opção.

Saber solucionar os problemas: diante de algum imprevisto ou problema que aparecer, o correto é entendê-lo, usar a criatividade e o conhecimento para poder resolvê-lo e fazer com que não ocorra novamente.

Trabalhar muito: não quer dizer que você terá que abrir mão da sua família ou da sua vida social, mas trabalhar muito se refere à dedicação e determinação para realizar sua tarefa. Haverá momentos em que precisará fazer um trabalho árduo, porém necessário.

Saber se comunicar e expressar suas ideias: é fundamental para ter sucesso na carreira saber expor suas opiniões e, principalmente, usar bem a comunicação para que seja compreendido claramente e seus objetivos sejam atingidos.

Profissionais empreendedores e os benefícios para a carreira

A seguir vamos falar um pouco mais sobre os benefícios que o empreendedorismo corporativo pode oferecer para a sua carreira.

1. Motivação

Profissionais com perfil empreendedor tendem a se envolver mais com as suas atividades e, por isso, se mantêm mais motivados. Estar feliz com o trabalho é determinante para uma vida mais tranquila. Parte de nossas vidas é dedicada ao trabalho e, se estamos insatisfeitos, fica difícil ser plenamente feliz, não é mesmo?

A compreensão de que o seu trabalho é crucial para que a empresa se mantenha operante se reflete em uma autoestima profissional mais elevada. Um profissional mais motivado tende a ter um melhor desempenho e, em geral, isso é recompensado com o crescimento.

2. Visão de carreira

O colaborador empreendedor tende a ter uma visão de carreira em médio e longo prazo. Isso significa que o profissional sabe onde quer estar daqui a cinco, dez ou até vinte anos. Essa visão é determinante para que se trilhe o caminho correto para o crescimento. Estar no mercado profissional à deriva não contribui em nada para uma eventual ascensão.

Tal visão de carreira permite se programar da forma correta para atingir seus objetivos. Quem tem um plano tem mais chances de conquistar o objetivo. Vale a pena pensar na sua carreira no futuro.

3. Desenvolvimento de diferencial

Ter características empreendedoras é um grande diferencial para os profissionais. Como já mencionado, é crucial para as empresas contar com pessoas com esse perfil. Logo, o profissional se torna mais valorizado no mercado e com mais oportunidades de crescimento.

A retenção de colaboradores que se dedicam ao máximo à companhia é uma prioridade de boa parte das empresas. O colaborador passa a ter acesso a mais vantagens e à possibilidade até mesmo de negociar a sua permanência. Ser valorizado pela empresa é essencial para ter uma carreira sólida.

4. Potencial para liderar

O espírito empreendedor costuma ser contagiante, de maneira a colocar o indivíduo em uma posição de liderança natural. Essa forma de trabalhar não passa despercebida e pode ser o ponto de partida para conquistar um cargo de liderança na companhia em que se trabalha. O perfil empreendedor é bastante alinhado com o perfil necessário para liderar um setor ou até mesmo a empresa.

Mas, lembre-se, como citamos, é bastante importante desenvolver o tato para lidar com as pessoas. Em alguns casos, o profissional empreendedor precisa convencer a equipe a seguir na direção oposta, para isso, é importante saber como persuadir. O comportamento proativo do colaborador empreendedor, em alguns casos, pode ser mal interpretado, então, seja cuidadoso.

5. Mobilidade na carreira

Se tem algo que o espírito empreendedor confere ao profissional é a mobilidade. Pessoas que trabalham tendo o empreendedorismo como seu norte tendem a não se acomodar. Não ficar parado é o segredo para ser bem-sucedido e se manter obtendo conquistas ao longo dos anos.

Quem fica acomodado corre o risco de ficar para trás no seu mercado. Não estar alinhado com as mudanças pode fazer com que você perca excelentes oportunidades de ser alguém de maior destaque.

6. Gosto pelas mudanças

Estamos em um momento em que mudanças ocorrem todos os dias e não gostar delas pode ser um problema. A tecnologia nunca avançou tão rapidamente quanto agora, e o profissional deve estimá-la. Conseguir manter-se calmo e preparado para os novos cenários que as inovações abrem é determinante.

Além de estar por dentro de todas as mudanças é crucial que o profissional empreendedor goste de assimilá-las à sua vida. A tendência é que as mudanças se tornem mais aceleradas e os empreendedores trabalharão com elas mais facilmente.

7. Facilidade para recomeçar

Por fim, uma das grandes vantagens de ter um perfil empreendedor é ter mais facilidade para recomeçar. Pessoas empreendedoras não se intimidam diante da necessidade de reiniciar as suas carreiras. Para muitas delas, é até algo desejado para que possam encontrar novos sentidos para aquilo que fazem. Não ter medo de estar em uma situação nova é fundamental para quem deseja crescer na carreira.

O empreendedorismo é uma base para o sucesso na carreira! Aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto e compartilhar o conteúdo através das redes sociais! 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63