Conheça formas que ajudam a adquirir conhecimento

Adquirir Conhecimento Atitudes para Adquirir Conhecimento

 

Existe um senso comum de que os recursos que possuímos nos proporcionam desenvolvimento e a solução dos nossos problemas. Entretanto, o simples recurso em si não nos provoca qualquer evolução ou a superação de nossos desafios diários. Para isso, é preciso muito mais, ou seja, é necessário o conhecimento.

Sabendo disso, hoje vou compartilhar com você dicas poderosas, para que você aprenda como adquirir ainda mais conhecimento em sua jornada evolutiva.

Acompanhe-me nesta leitura e confira:  

Com um objetivo traçado e um planejamento bem definido você atingirá o sucesso. O Coaching vai te ajudar, acesse meu conteúdo gratuitamente e descubra.

10 atitudes para você adquirir conhecimento

Nós, no dia a dia, temos diversos modos para adquirir conhecimento e ampliar nossos horizontes, sendo que desperdiçamos tais modos pela falta do hábito arraigado em nosso ser.

Para que tal fato se concretize e nos habituemos a aprender em todos os momentos possíveis de nossa vida, compartilho com você 10 passos que você pode seguir e transformá-los em hábitos em sua rotina, para que assim consiga adquirir ainda mais conhecimentos e aumentar o seu repertório, efetivamente e na prática.

  • Pratique

Considerando a maior parte das tarefas que você realiza com frequência, é provável que você tenha adquirido prática por fazê-las diversas vezes. Por este motivo, independentemente do conhecimento que você gostaria de adquirir, faça o possível para transformar aquilo em hábito. Lembre-se: “a prática leva à perfeição!”.

  • Questione

Para você ter respostas, é preciso primeiro que exista uma pergunta. O mundo é movido por questionamentos. Sendo assim, somente podemos ter uma nova perspectiva a partir de um novo ponto de vista, e, para isso, devemos questionar. Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que de nada sabemos por completo, então devemos questionar.

  • Aprenda

A vontade de aprender é uma excelente motivação para aprimorar seu conhecimento. Sem vontade, qualquer tarefa se torna muito difícil e cansativa, tornando o aprendizado ineficiente. Busque motivação nas pequenas vitórias e nos pequenos conhecimentos adquiridos, cada pequena coisa aprendida já é de grande valia na jornada em busca do conhecimento.

  • Leia

Ler com frequência possibilita a absorção dos mais diversos assuntos, e esta é uma maneira muito eficaz de se adquirir conhecimento. A leitura aumenta o vocabulário e a contextualização de diversos assuntos. Seja com leitura de revistas, jornais ou livros, desenvolva o hábito da leitura em seu dia a dia.

  • Ensine

Ensinar é uma grande forma de absorver conhecimento, já que sempre existe uma relação de troca entre aluno e professor. Lembre-se: você não precisa ser um grande professor para transmitir, para seus familiares e amigos, os conhecimentos dos assuntos que você acha interessante e domina.

Basta vontade e abertura, para que haja uma troca entre todos os envolvidos.

  • Escreva

Escrever sobre o conteúdo que você gostaria de assimilar também pode contribuir muito com o aprendizado. Além disso, este ato melhora sua habilidade com as palavras e ajuda você a compreender melhor o assunto abordado. Ao escrever temos uma melhor memorização dos conteúdos, pois lemos duas vezes.

  • Ouça na essência

Quando você ouve as pessoas, prestando mais atenção no que elas dizem, adquire conhecimento sobre assuntos completamente novos. Mas ouça, não apenas escute! Preste atenção e absorva o máximo possível de conhecimento.

  • Observe

Estar atento às coisas que acontecem a seu redor pode te ajudar a melhorar sua capacidade de análise e aprimorar seu aprendizado, mesmo sem que você perceba. O mundo ao redor é cheio de informações e conhecimento, usufrua ao máximo de tudo o que está disponível.

  • Organize

Organizar os assuntos que você deseja conhecer permite que você enxergue mais claramente aquilo que já foi estudado, facilitando a absorção dos conhecimentos. Também facilita nas estratégias de aprendizado, pois uma organização de temas e assuntos faz com que possamos focar e concentrar em cada um, de forma individual, aprendendo mais e melhor.

  • Defina

Uma forma eficiente de certificar que você realmente entendeu sobre um determinado assunto é defini-lo. Faça uma definição e uma explicação simples e clara do que você entendeu, sobre o tema que estudou, para outra pessoa. Caso ela entenda sua definição, o conhecimento foi verdadeiramente absorvido por você.

A importância do conhecimento para a nossa evolução

Quando temos conhecimento nossos recursos adquirem um novo potencial. Quando possuímos um repertório vasto de soluções, até mesmo a falta de recursos pode ser compensada e outras aptidões e talentos podem ser adquiridos.

Tem-se que o dinheiro a tudo soluciona e a tudo compra, que aqueles que possuem recursos financeiros não têm problemas e se os possuem são facilmente resolvidos. Contudo, de nada vale o dinheiro sem o conhecimento por trás deste, uma vez que obtê-lo, pura e simplesmente, pode também trazer problemas maiores, caso não seja utilizado de maneira adequada e com o conhecimento adequado.

Isso se pode aplicar em todos os aspectos da vida, visto que, de nada vale grande força ou grande habilidade manual sem o conhecimento para executar as atividades necessárias, já que muito esforço pode ser despendido sem retorno.

Existe um conto japonês que exemplifica tudo isso que estou falando muito bem. Em uma competição de cortar árvores um velho lenhador estava competindo contra um lenhador jovem e robusto. Ambos começaram cortando suas árvores, contudo o jovem foi cortando desenfreadamente e incansavelmente e este olhava para o velho e o via sentado, então pensava que o velho era tolo. Ao fim da competição o velho lenhador havia cortado o dobro de árvores do jovem incansável e quando foi questionado como conseguira cortar tantas árvores se havia parado para descansar tantas vezes, então o velho lenhador respondeu que ele não estava descansando, ele estava afiando seu machado.

Assim devemos agir, devemos parar para afiar o machado de nossas mentes ao invés de apenas correr atrás incansavelmente de recursos ou bens materiais, que não serão úteis sem o conhecimento adequado. Sendo assim, é importante que você se lembre sempre que é preciso afiar o machado antes de cortar as árvores.

Mas o processo de aprendizado vai muito além de apenas uma leitura básica sobre determinado assunto. Existem várias formas de adquirir conhecimento sobre os temas mais variados, e aprender pode estar nas situações simples do cotidiano. É necessário apenas prestar atenção para não deixar momentos importantes passarem, sem que se absorva o que importa. O conhecimento nos cerca e nos rodeia em cada parte de nossas vidas, podendo se apresentar a nós a qualquer momento, dependendo somente da nossa atenção aos seus ensinamentos.

Com um objetivo traçado e um planejamento bem definido você atingirá o sucesso. O Coaching vai te ajudar, acesse meu conteúdo gratuitamente e descubra.

Quando aprendemos algo novo, trazemos nesse aprendizado uma carga de aplicação de vida, ou seja, cada coisa que aprendemos tem uma utilidade em nossa jornada, nenhum conhecimento é inútil. Ainda que algo pareça distante de nossa realidade, pequeno demais ou grande demais, este conhecimento ainda é útil, seja como base para um novo aprendizado ou para ser repassado a alguém próximo que precise. Não hesite, busque conhecimento sempre!

Gostou deste conteúdo, Ser de Luz? O que você faz para adquirir cada vez mais conhecimento em sua vida? Deixe o seu comentário, falando sobre suas experiências e lembre-se de compartilhar este artigo com seus amigos, em suas redes sociais, para que eles também saibam como podem adquirir aprender ainda com o que a vida tem a ensinar.

Copyright: 1306037899 – https://www.shutterstock.com/pt/g/billionphotos

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010