Golden Circle – O que é e como aplicar na sua empresa

Mulher usando o notebbok e um circulo dourado

Confira aplicação do Golden Circle em empresas na prática.

A metodologia Golden Circle visa melhorar a atuação das empresas em seus segmentos de atuação. O uso dessa metodologia oferece ao empreendedor a possibilidade de adicionar um diferencial interessante para a sua companhia. Empresas que usam esse método tendem a se tornar mais competitivas e impactam positivamente o mercado.

Traduzindo para o português, “Golden Circle” significa círculo dourado. Ao adotar essa metodologia, as organizações se tornam fonte de inspiração. A marca passa a significar algo a mais na vida dos seus clientes. Continue lendo para saber o que é Golden Circle e como aplicar na sua companhia.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

O que é Golden Circle?

A metodologia Golden Circle foi desenvolvida pelo especialista em liderança Simon Sinek para melhorar a forma como as empresas atuam em seus segmentos. Consiste em uma nova forma de pensar, agir e se comunicar com o mercado. Essa metodologia trabalha direcionada para três questões: o que? Como? Por quê?

Os gestores devem ter em mente que os consumidores não compram aquilo que as empresas fazem, mas sim o “porquê” elas fazem. O conceito de inspiração é muito presente na metodologia Golden Circle de Sinek. Para desenvolver seu método, ele pesquisou amplamente o histórico de algumas companhias de sucesso como a Apple de Steve Jobs, por exemplo.

Sinek não se restringiu ao campo do empreendedorismo, voltando às suas pesquisas também para líderes políticos como Martin Luther King. Durante esse trabalho de pesquisa, ele descobriu que essas lideranças inspiram pessoas por não desistirem e terem se mantido firmes em seus propósitos. As motivações dos grandes líderes é que geram esse sentimento de inspiração.

Quem é Simon Sinek?

Para compreender mais a fundo a metodologia do Golden Circle é importante conhecer mais sobre a história de Simon Sinek. O desenvolvedor do método é autor do livro “Start With Why: How Great Leaders Inspire Everyone to Take Action”.

Em português, esse livro se chama: “Por Quê? Como grandes líderes inspiram ação”. Nessa obra o autor introduz a ideia da metodologia do Golden Circle e fala porque alguns líderes são inspiradores e outros não.

Sinek é autor de outros livros de sucesso como “Líderes se servem por último: Como construir equipes seguras e confiantes” e “Juntos somos melhores”. Os livros do autor têm como base seu extenso conhecimento a respeito de empreendedorismo.

Nascido na Inglaterra, Sinek se graduou em 1991 na Escola Secundária Regional do Vale do Norte, em Demarest. O passo seguinte foi o de ingressar na carreira de advogado. Estudou, então, na Universidade da Cidade de Londres e fez licenciatura em antropologia cultural na Universidade de Brandeis.

A jornada de Sinek no empreendedorismo se iniciou em agências de publicidade em Nova York. Ele também protagonizou um vídeo bastante famoso chamado: “Como grandes líderes inspiram ação”. Toda essa experiência foi utilizada por ele para abrir o seu próprio negócio, o Sinek Partners, e por conceber o modelo do Golden Circle.

Por que o modelo do Golden Circle é importante?

A metodologia Golden Circle é relevante porque serve como um guia para o gestor conduzir a companhia. Basicamente, é um modelo movido por três questões básicas que todo empreendedor deve responder.

São questões que fazem a roda dos negócios girar. Com essas respostas, é possível ter mais foco e inspiração para a tomada de decisões. Confira a seguir como aplicar o método na sua empresa com mais detalhes sobre as perguntas.

Golden Circle: como aplicar na sua empresa?

O método pode ser aplicado em empresas de todos os portes. Veja quais são e como aplicar as três perguntas da metodologia.

Primeira pergunta: Por quê? (Why?)

Os gestores devem iniciar o processo se questionando por que concebem seus produtos e serviços. A metodologia se baseia em evidenciar porque alguns gestores atuam de forma inspiradora, movendo várias pessoas. Por isso, essa questão é tão relevante para iniciar a aplicação da metodologia.

Basicamente, a pergunta quer saber o porquê da existência da empresa. A partir desse entendimento, é mais fácil desenvolver uma comunicação de qualidade alinhada com as expectativas dos clientes.

Segunda pergunta: Como? (How?)

Sabendo o porquê da existência da sua empresa, é importante se questionar a respeito do como atingir o seu objetivo. Como trabalhar de maneira a inspirar as pessoas? Como aplicar as estratégias? Essa pergunta permite determinar o plano de ação, traçando, assim, os caminhos que se deve trilhar.

Terceira pergunta: O que? (What?)

Nessa pergunta se determinará o que a sua empresa vai vender. Todo o esforço realizado culminará nessa etapa. A metodologia do Golden Circle funciona de dentro para fora, isto é, ele começa com o motivo do idealizador e não por questões externamente impostas.

Aplicação do Golden Circle em empresas na prática

Não é incomum que gestores de empresas vendam seus produtos e serviços como se fossem as melhores coisas do universo. No entanto, eles se esquecem que, para conceber um produto, o empreendedor precisa estar atento à missão e valores da companhia. Os valores é que são responsáveis por inspirar e fazer com que os consumidores decidam pela compra.

Um exemplo de aplicação do Golden Circle na prática é a Apple. A companhia se perguntou “Por quê?” e entendeu que a resposta era ser diferente das outras empresas. Em seguida, perguntou “Como?” e focou no desenvolvimento de produtos com design simples e intuitivo.

Na sequência, se perguntou “O que?” e lançou seus dispositivos, computadores e celulares. É uma sequência de perguntas que permite delinear um caminho sólido a ser seguido para ter um empreendimento consolidado no mercado.

Outra empresa que é um exemplo de Golden Circle na prática é a Natura. Na etapa inicial, a empresa se inspirou em sua paixão pela cosmética. Em seguida, usou essa paixão para oferecer bem-estar para as pessoas. Por fim, desenvolveu perfumes, cremes e outros produtos. A estrutura da metodologia Golden Circle permite desenvolver um trabalho focado em paixões e acertos.

Agora você já sabe o que é a metodologia Golden Circle e como aplicá-la na sua empresa. Aproveite para comentar o assunto abaixo e compartilhar o conteúdo com amigos que possam se interessar.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63