Quais são os 7 tipos de empreendedores mais comuns no Brasil?

Empreendedor sorrindo

Existem diversos tipos de empreendedores de sucesso, no Brasil e no mundo. Conheça 7 desses perfis.

O Brasil é um país que conta com um número acentuado de empreendedores, há muita gente colocando seus sonhos em prática. E claro que nesse universo do empreendedorismo brasileiro há uma grande variedade de perfis. Seja com um perfil informal, franqueado, visionário e outros, o empreendedor brasileiro se destaca por sua persistência.

Continue lendo para conhecer os sete tipos de empreendedores mais comuns no Brasil e descubra em qual deles você se encaixa. Entender qual é o seu perfil pode ajudar na hora de fazer novos negócios e até buscar por uma expansão. Vamos começar?

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Tipos de empreendedores mais comuns no Brasil

Se você perguntar para dez empreendedores os motivos que os levaram a empreender, vai se surpreender com a variedade de respostas. Exatamente pelo fato de que as pessoas empreendem por motivos diferentes é que há variações de perfis.

Há quem empreenda por necessidade, porque enxergou uma oportunidade ou porque é um sonho. A seguir falaremos mais sobre os principais tipos de empreendedores.

1. Empreendedor informal

O empreendedor informal se caracteriza por empreender por necessidade, ou seja, faz porque precisa da fonte de renda. Ele não tem visão de longo prazo, apenas quer atender a demanda do agora. É um empreendedor que trabalha o bastante para sobreviver, assume riscos relativamente baixos e não tem grandes planos para o futuro.

Nos últimos anos, se observou uma redução significativa desse perfil devido a iniciativas como o Microempreendedor Individual (MEI). Sabemos que encontrar um meio para sobreviver é determinante, mas é interessante pensar que se pode fazer mais do que isso. O empreendedor informal pode buscar qualificação através de cursos gratuitos para se tornar um melhor gestor das suas habilidades.

Vale ainda o adendo de que, em muitos casos, o perfil informal evolui para o perfil individual. Basicamente, são empreendedores que se formalizaram através do MEI e dão início a alguma estruturação para o seu empreendimento.

No entanto, não é incomum que, mesmo com a formalização, se mantenham pensando pequeno. Isso acontece porque ainda se tem como principal combustível para empreender a necessidade. É interessante fazer planos e, mesmo que sem ousar muito, pensar sobre crescer.

2. Empreendedor social

Esse perfil de empreendedor é aquele que alia o desejo de sucesso financeiro com o desejo de fazer algo bom pelo mundo. Os empreendedores sociais vêm aumentando em número devido ao ingresso de muitos jovens ao universo empreendedor. Durante a faculdade, é natural que se crie o entusiasmo por atuar em uma área em que a administração pública não consegue dar conta.

O trabalho em equipe é essencial para que empreendimentos sociais sejam bem-sucedidos. Além disso, é necessário que a ideia gere o engajamento dos demais, tanto de quem vai trabalhar junto quanto de quem vai investir. Com um bom planejamento e marketing é possível mudar o mundo e inspirar outras pessoas.

3. Empreendedor cooperado

Outro perfil de empreendedor bastante comum no Brasil costuma atuar ligado a cooperativas. Um bom exemplo é o dos artesãos. Para esse tipo de empreendedor, é essencial trabalhar em equipe, mas há o ímpeto de crescer e se tornar independente. O empreendedorismo, nesse caso, é muito intuitivo. Esse perfil costuma ser de empreendedores com poucos recursos e com baixo risco.

O ideal para potencializar ainda mais as possibilidades de crescimento desse perfil é investir em um bom planejamento. Planejar os próximos passos e compreender o que será necessário para aplicá-los faz toda a diferença. Em alguns casos, o que torna mais difícil esse crescimento é exatamente não se planejar de forma a driblar as dificuldades dos poucos recursos.

4. Empreendedor franqueado e franqueador

Ao contrário do que alguns dizem, o franqueado é sim um empreendedor, porém, um empreendedor que deseja mais segurança. O franqueado costuma ser um empreendedor que busca por uma renda mensal média e mais certeza do retorno do seu investimento.

E não tem como falar sobre o perfil do franqueado sem falar sobre o franqueador, não é mesmo? O franqueador é um empreendedor que construiu uma rede de franquias a partir da sua marca. É comum que eles sejam vistos como grandes exemplos de empreendedorismo.

5. Empreendedor corporativo

Esse tipo pode ser chamado também de intraempreendedor e nada mais é do que um funcionário que empreende na empresa em que atua, fazendo isso através de novos projetos para a companhia.

O objetivo desse perfil é crescer e se consolidar na carreira através de promoções e aumentos salariais. Muitas empresas estão focadas em aumentar o número de colaboradores com esse perfil.

Uma variação do tipo corporativo é o empreendedor público, aquele que empreende para o setor governamental. Esses indivíduos estão preocupados em usar os recursos do governo da melhor forma possível e inovar na forma como prestam seus serviços. Geralmente, o que motiva esses empreendedores é demonstrar que seu trabalho é nobre e contribui para a sociedade.

6. Empreendedor do conhecimento

Esse perfil é o do empreendedor que utiliza seu vasto conhecimento de uma área para faturar. São pessoas que buscam reconhecimento e realização profissional através de suas habilidades. Podemos citar como exemplos atletas que se preparam para ganhar medalhas olímpicas, por exemplo.

Escritores, cantores, atores, entre outros artistas, também se encaixam nessa categoria. O empreendedor que se vale do seu conhecimento descobre como capitalizar uma habilidade que o torna diferente de todo mundo.

7. Empreendedor do negócio próprio

É o perfil que está mais alinhado com a ideia de empreendedor visionário. Os empreendedores desse tipo abrem um negócio próprio de acordo com seu estilo de vida ou simplesmente porque pensam grande.

Na categoria de empreendedores do negócio próprio há subcategorias: nato, serial e normal, acompanhe:

  • O chamado empreendedor nato é aquele visto como genial e que possui uma trajetória de negócios impecável. Um bom exemplo desse perfil é Bill Gates.
  • O empreendedor serial, por sua vez, é aquele que cria negócios em sequência. Indivíduos com esse perfil não costumam se apaixonar pelo empreendimento, mas sim pela ideia de empreender. Elon Musk é um bom exemplo de empreendedor serial.
  • O empreendedor normal é um dos mais comuns de se ver no mercado. É aquele que se planeja para reduzir os riscos e se mantém seguindo o plano previamente traçado.

Em geral, todos esses tipos de empreendedores buscam a satisfação pessoal e, claro, o retorno financeiro.

Gostou de conhecer os perfis de empreendedores? Em qual você se encaixa? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais para levar a reflexão adiante!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010