Qual é a relação entre Empreendedorismo e Inovação?

homem de negócios

Empreendedorismo e inovação são responsáveis por transformar o mercado.

Empreendedorismo deve caminhar lado a lado com a inovação para levar ao sucesso. Há grande competitividade no cenário atual e os empresários precisam saber como se posicionar de forma diferenciada no mercado. É imprescindível, no entanto, compreender que os conceitos de empreendedorismo e inovação se modificaram ao longo dos anos.

Empreender é mais do que simplesmente ter uma empresa para chamar de sua, diz respeito a uma forma de pensar e agir. Por sua vez, inovação também vai além de simplesmente criar algo novo. Inovação consiste em identificar uma questão e criar um método para resolver a problemática.

Continue lendo para entender mais sobre os dois conceitos e sua relação.

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Empreendedorismo e Inovação: entenda a relação entre eles

Como ficou claro, tanto empreendedorismo quanto inovação são conceitos chave para ser bem-sucedido no mercado atual. Além disso, ambos os conceitos passaram por mudanças ao longo do tempo, ganhando novos significados.

A seguir vamos falar mais sobre empreendedorismo e inovação, dando destaque para a relação existente entre eles.

Empreendedorismo

A palavra empreender surgiu na língua portuguesa, no século XV, sendo derivada do latim imprehendere. Porém, a palavra empreendedorismo se originou da palavra inglesa entrepreneur, juntamente com o sufixo ship. Esse sufixo em inglês diz respeito a uma relação, qualidade ou posição, refere-se à qualidade de algo. A palavra empreendedorismo, partindo de sua origem inglesa, significa, então, a perícia ou habilidade de liderar.

Em outras palavras, empreendedorismo diz respeito à arte de fazer algo acontecer. Consiste na busca pelo autoconhecimento que leva o indivíduo a obter o sucesso em suas empreitadas. Significa o despertar do indivíduo para o melhor aproveitamento das suas qualidades. É o indivíduo que se mantém na busca constante pelo aprendizado que o ajudará a chegar mais longe.

O empreendedor é aquele que usa a sua criatividade para identificar oportunidades e criar formas de capitalizar. Para que seja bem-sucedido, o indivíduo usa as ferramentas que tem à sua disposição.

Aquele que empreende aceita os riscos do fracasso, mas desenvolve estratégias que o ajudarão a driblar tais dificuldades. Empreendedorismo é a energia da economia que é responsável por alavancar os recursos.

Empreender é sonhar

O sonho de realizar algo é o que move os empreendedores rumo ao sucesso. Indivíduos entendidos como empreendedores natos são aqueles capazes de visualizar algo em seus sonhos e realizar. Empreender diz respeito a criar alguma cosia, algo que ainda não foi visto e que pode ser transformador para a sociedade.

A forma como os empreendedores se portam é o motor que leva à transformação de contextos. Conceitos antigos e ultrapassados são deixados no passado para que coisas novas possam ser criadas. O empreendedorismo tem como sua essência a transformação do antigo em novo.

Em linhas gerais, podemos dizer que o empreendedor é um inovador de contextos. Ele constrói com suas atitudes, levando à criação de novas realidades que são mais positivas.

Empreender é se reinventar todos os dias

Algo importante de esclarecer a respeito de empreendedorismo é a sua capacidade e necessidade de reinvenção constante. Todos os dias, o empreendedor precisa criar algo novo para seu empreendimento se manter relevante no mercado em que se encontra. A figura do empreendedor vem sendo cada vez mais valorizada como um transformador de contextos.

Inovação

A palavra inovação é derivada do latim innovare, significando inserir algo novo, incorporar uma novidade. No entanto, é essencial reconhecer que inovação tem um significado bem mais amplo.

No contexto corporativo, a inovação se refere a uma ação radical que leva à inserção de um novo elemento. Pode também se referir ao uso combinado de elementos antigos para novas finalidades.

Dessa forma, compreendemos que inovar diz respeito a modificar antigos costumes, processos, manias, entre outros. Trata-se de um conceito muito usado no contexto empresarial, ambiental e também econômico. Ser inovador se refere a ter a necessidade de criar caminhos e soluções para questões relevantes.

Através de estratégias bem delineadas, é possível mudar toda a lógica de um setor, chegando a um resultado consistente. A inovação é a ferramenta utilizada pelos empreendedores para revolucionar o mercado em que estão atuando.

Inovar diz respeito a conseguir atribuir novos significados para recursos com que já se trabalhava antes. Explorar novas ideias com sucesso significa atuar de forma inovadora no mercado. Significa trabalhar com algo novo e potencialmente diferente de todo o resto com que se trabalhou até o momento. Inovações podem ter diferentes graus de mudanças, sendo que algumas podem ser disruptivas e radicais.

Inovação disruptiva se caracteriza por alterar todo um cenário já constituído, focando em uma nova situação. Isso significa que uma situação consolidada é substituída por uma nova que está no caminho da consolidação.

Empreendedorismo e Inovação caminhando juntos

Empreendedores natos se caracterizam pela necessidade de colocar suas ideias em prática. Aquele que tem o perfil empreendedor é muito mais do que um empresário, é alguém com uma visão capaz de transformar o mercado.

O empreendedorismo inovador se caracteriza por identificar oportunidades para o crescimento. Trata-se de um tipo de empreendedorismo que não se limita e nem se intimida frente a desafios.

Para alcançar o sucesso em um cenário extremamente competitivo como o atual, é determinante combinar espírito empreendedor e inovação. O desejo de se inserir em um segmento partindo de ideias próprias é crucial para que se tenha os melhores resultados.

É essencial que o empreendedor seja também um inovador para que consiga identificar boas oportunidades e meios de concretizá-las. Trabalhar para desenvolver ambas as características é decisivo para concretizar aquilo pelo o que se vem trabalhando.

A relação existente entre empreendedorismo e inovação é o desejo de criar algo novo e melhor adaptado às necessidades de cada momento. O empreendedor que delineia suas estratégias de acordo com seu potencial inovador pode ir muito mais longe.

Atualmente, é imprescindível contar com ideias possíveis de executar e que sejam potencialmente inovadoras. Quando o desejo de empreender encontra a capacidade de inovar, é natural que se caminhe rumo à transformação para um contexto mais interessante.

Empreendedorismo e inovação são responsáveis por transformar o mercado! Qual sua opinião sobre os temas? Deixe seu comentário abaixo e contribua com o conhecimento!

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63