Entenda como funciona o private equity e empresas que deram certo com o investimento

Entenda como funciona o private equity e empresas que deram certo com o investimento
Também conhecida como oportunidade de crescimento e desenvolvimento, Private Equity pode ser a chance que a sua empresa precisa para crescer.

O private equity é um tipo de investimento que surgiu nos Estados Unidos, na década de 80. Nele, uma organização especializada em investimentos compra uma parte de uma empresa, geralmente de pequeno ou médio porte, firmando uma sociedade com o empreendedor. O objetivo do negócio é que a empresa investidora auxilie no crescimento, a fim de valorizar a pequena ou média empresa.

Nesse formato de investimento, os dois lados são beneficiados: o pequeno ou médio empresário terá incentivo e suporte para fazer seu negócio deslanchar e a empresa investidora irá lucrar ao vender sua parte depois que ele se valorizar.

[php_everywhere instance=”2″]

Diferença entre private equity e venture capital

É bastante comum que o conceito de private equity seja confundido com outro tipo de investimento: o venture capital. Os dois se referem a investimentos em organizações privadas, embora eles tenham diferenças pontuais.

  • Venture capital: investimento de alto risco feito em empresas que estão começando e que ainda não geram lucros, geralmente startups. O objetivo dos investidores é financiar esse início em troca de uma participação nas ações;
  • Private equity: no private equity, a empresa investidora também recebe participação nas ações, porém essa modalidade de investimento é realizada com negócios que já estão gerando lucros. Além disso, outra diferença importante é que o objetivo não é bancar o início das operações, mas expandi-las.

Vantagens do private equity para uma empresa

Receber um investimento no estilo private é ter a oportunidade de contar com o suporte de uma organização experiente e com muito conhecimento a ser compartilhado. Dentre as principais vantagens estão:

  • Aumento do nível competitivo;
  • Aumento dos recursos financeiros;
  • Melhora da imagem da empresa no mercado;
  • Fazer muitos contatos importantes;
  • Abertura de caminho para novos mercados;
  • Gestão mais forte;
  • Equipe mais motivada.

A felicidade é imprescindível para uma boa gestão!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Casos de sucesso de private equity

BK Brasil

Desde 2011, as operações do Burger King no Brasil são controladas pela BK Brasil, que foi criada por meio de uma parceria firmada entre a Burger King Corporation e a Vinci Partners, uma das principais empresas de private equity do Brasil.

Flores Online

Este famoso site de venda de flores iniciou como uma empresa familiar em 1998. Em 2012, a BR Opportunities, investidora brasileira, entrou na sociedade juntamente com a americana 1-800 Flowers, que também atua no segmento de floricultura online. Além de entregar na cidade de São Paulo, onde está localizada, hoje a Flores Online é parceira de mais de 600 floriculturas espalhadas pelo Brasil e realiza entregas no mesmo dia.

Le Biscuit

A rede de lojas de utilidades domésticas tem sede em Salvador, na Bahia, e vendeu 40% do seu capital para a Vinci Partners em 2012. Após receber o investimento, a empresa conseguiu expandir e hoje tem 75 lojas em operação no Brasil, que vendem material para artesanato, armarinhos, objetos decorativos, produtos para bebês, festas, brinquedos, utilidades domésticas e mais uma infinidade de itens para casa.

Gostou desse artigo? Deixe seu comentário no espaço abaixo e, se fizer sentido para você, curta e compartilhe o conteúdo nas redes sociais.

[php_everywhere instance=”1″]

Imagem: Alfa Photo / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010