Entenda o conceito de interoperabilidade entre sistemas e sua utilidade para uma empresa

Interoperabilidade

A interoperabilidade é a capacidade de fazer com que dois ou mais sistemas se comuniquem de forma eficaz.

Imagine que uma pessoa possuía um plano de saúde oferecido por sua empresa. Ela iniciou um tratamento clínico qualquer. No entanto, quando estava no meio do tratamento, precisou trocar de emprego. O emprego novo oferecia outro plano de saúde. Esse novo plano não tinha um sistema de dados compatível com o sistema do plano antigo, de modo que o paciente precisou não apenas marcar uma consulta e reexplicar o seu caso, como inclusive fazer exames que já haviam sido feitos.

Além de todo o estresse causado ao paciente, é nítido que houve uma perda de tempo e um aumento nos custos, afinal, o hospital teve que refazer exames. Tudo isso ocorreu pelo simples fato de que o histórico do paciente não pôde ser acessado, uma vez que o sistema de um plano de saúde era incompatível com o sistema do outro.

Este exemplo refere-se à área da saúde, mas, com certeza, você já vivenciou situações parecidas em outras áreas. É o caso daqueles cadastros que precisamos preencher novamente porque o sistema de uma empresa não tem compatibilidade com o sistema da outra, e você precisa repetir todas as suas informações.

Em outras palavras, diz-se que esses problemas são causados porque não há interoperabilidade entre os sistemas, ou seja, um sistema de dados não “conversa” com o outro. Para compreender melhor o assunto, continue a leitura deste artigo.

O que é a interoperabilidade entre sistemas?

Com o grande fluxo de troca de informações via internet, o diálogo entre diferentes sistemas deve ocorrer de forma integrada e segura. Nesse sentido, nasce a interoperabilidade, que diz respeito à capacidade de dois ou mais sistemas se comunicarem de forma eficaz, garantindo a integridade dos dados e os resultados almejados pela empresa. Para que isso de fato ocorra, é necessário que os padrões dos sistemas em questão sejam abertos e flexíveis.

O conceito de interoperabilidade é frequentemente confundido com o conceito de integração, mas há diferenças entre eles. A interoperabilidade ocorre quando dois ou mais sistemas conseguem trabalhar em conjunto (interoperar), mas sem que um dependa da tecnologia do outro. Já no conceito de integração, dois ou mais sistemas são conectados, e há entre eles uma relação de dependência tecnológica.

Resumidamente, pode-se dizer que a interoperabilidade ocorre quando dois ou mais sistemas conseguem transmitir informações entre si com eficiência e eficácia, mesmo com as suas diferenças. Naturalmente, isso oferece diversos benefícios às organizações, melhorando a comunicação e a cooperação dentro da empresa.

Dimensões da interoperabilidade

Os principais teóricos da interoperabilidade afirmam que ela pode ser compreendida em três níveis correlacionados e complementares: a interoperabilidade semântica, a interoperabilidade organizativa e a interoperabilidade técnica.

  • Interoperabilidade semântica:

Diz respeito à descrição das informações, para que as trocas entre os sistemas possam ocorrer de forma ágil. Ocorre interoperabilidade semântica quando os dados de um sistema são corretamente interpretados pelo outro. Se um sistema classifica uma empresa como “organização de grande porte”, é importante que essa definição seja a mesma para os outros sistemas envolvidos.

A interoperabilidade semântica é, portanto, uma padronização de significados de informações, promovendo entendimento entre as partes envolvidas. Ela envolve aspectos como: contexto da comunicação, taxonomia (classificação), significados, linguagens utilizadas, textos, imagens, sons etc.

  • Interoperabilidade organizativa ou pragmática:

Trata-se da reorganização da empresa no que se refere aos seus processos, objetivos e padronização das funcionalidades. Ocorre interoperabilidade organizativa quando duas organizações, mesmo com métodos de trabalho diferentes entre si, conseguem adaptar-se uma à realidade da outra. Isso inclui as políticas de cooperação estabelecidas entre as organizações, os seus respectivos processos de trabalho e as suas estratégias.

  • Interoperabilidade técnica

É atribuída à evolução da comunicação e da informação, bem como o compartilhamento das mesmas entre os sistemas. Ocorre interoperabilidade técnica quando os sistemas envolvidos utilizam padrões tecnológicos compatíveis para apresentação, processamento, coleta e troca de dados.

Essa dimensão da interoperabilidade envolve aspectos como: dispositivos, interfaces, formatos de dados, sistemas de entrega de dados, aplicação e protocolos, bancos de dados, plataformas, segurança, redes, enfim, toda a parte técnica dos sistemas. Refere-se à codificação dos dados para o desenvolvimento de sistemas, ou seja, à infraestrutura dos sistemas e a sua capacidade de trocar informações entre si, havendo compatibilidade tecnológica entre eles.

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Vantagens da interoperabilidade

Por permitir a comunicação entre diferentes sistemas, a interoperabilidade cria um ambiente em que as informações circulam de forma contínua e entre qualquer dispositivo. A aplicação desse método traz benefícios como:

  • Redução dos custos;
  • Análise e definição das estratégias referentes ao negócio;
  • Aumento da segurança de dados da organização;
  • Decisões tomadas de forma mais rápida;
  • Automatização nas tarefas dentro da empresa, visto que a mesma trabalha embasada em um sistema único e integrado;
  • Ampliação da produtividadedos colaboradores;
  • Flexibilidade na resolução de problemas.

A interoperabilidade torna a comunicação entre sistemas mais ágil e eficaz, garantindo o estabelecimento de objetivos e estratégias e o alcance de bons resultados. As ações ficam mais transparentes, as informações tornam-se mais confiáveis, há economia de recursos, as diferentes áreas da empresa ficam mais integradas (reduzindo os ruídos na comunicação) e os gestores conseguem tomar decisões melhores.

Além disso, as empresas desenvolvem a capacidade de lidar com sistemas diferentes, compartilhando informações entre eles. Isso permite que soluções simplificadas sejam construídas e que informações redundantes sejam eliminadas. Em consequência, é claro que um serviço de qualidade superior será oferecido ao cliente final.

A interoperabilidade é, portanto, um recurso por meio do qual as organizações conseguem alcançar resultados mais expressivos. E você, o que pensa sobre o assunto? Já trabalhou ou trabalha em um ambiente que tem a interoperabilidade entre sistemas como uma de suas características? Já sofreu com alguma situação por falta de interoperabilidade, como no exemplo do início do texto? Deixe as suas respostas no espaço abaixo.

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Imagem: A1Stock / Shutterstock

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



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