Entenda a relação da teoria ganha-ganha e ganha-perde no contexto organizacional

Entenda a relação da teoria ganha-ganha e ganha-perde no contexto organizacional
As teorias ganha-ganha e ganha-perde são ferramentas que ajudam o gestor a resolver situações de conflito no contexto organizacional.

Um conflito é uma situação em que os interesses, necessidades, metas ou valores das partes envolvidas interferem uns com os outros. Os conflitos são comuns no local de trabalho, pois cada pessoa tem prioridades diferentes. Esse tipo de situação pode envolver membros de uma mesma equipe, assim como diferentes departamentos, projetos, organizações e clientes.

O conflito não é necessariamente uma coisa ruim, já que ele pode trazer boas oportunidades para melhorar. Nesse sentido, é importante compreender os conflitos que surgirem e aplicar diferentes técnicas para resolvê-los. As teorias ganha-ganha e ganha-perde são alguns exemplos de ferramentas que podem ser utilizadas para resolver situações de conflito no contexto organizacional. Entenda melhor a seguir:

Comece a ter o

Destaque

que você merece!

Preencha os campos abaixo para receber o e-book.

Teoria ganha-ganha

A teoria ganha-ganha envolve uma tentativa de que os dois lados envolvidos no conflito tentem encontrar uma solução juntos, agradando ambas as partes. A abordagem ganha-ganha, portanto, considera a resolução de conflitos como uma oportunidade para chegar a um resultado mutuamente benéfico, e inclui a identificação das preocupações de cada lado a fim de encontrar uma alternativa que atenda às preocupações de todos.

Quando a teoria ganha-ganha é indicada?

  • Quando se está em um ambiente colaborativo;
  • Quando é necessário tratar os interesses de várias partes interessadas;
  • Quando existe um elevado nível de confiança;
  • Quando uma relação de longo prazo é importante;
  • Quando você não quer ter plena responsabilidade sobre determinada situação.

Vantagens da teoria ganha-ganha

  • Leva a uma solução real para o problema;
  • Reforça a confiança e o respeito;
  • Constrói base para uma colaboração no futuro;
  • A responsabilidade sobre o resultado é compartilhada;
  • Você ganha a reputação de um bom negociador;
  • É bem menos estressante para as partes envolvidas.

Cuidados que devem ser tomados na aplicação da teoria ganha-ganha:

  • Requer um compromisso de todas as partes para procurar uma solução que seja positiva para os dois lados;
  • Pode exigir mais esforço e mais tempo do que outros métodos. Uma solução ganha-ganha pode não ser evidente em um primeiro momento;
  • Pela mesma razão, a colaboração pode não ser prática quando o tempo é crucial e uma solução é necessária rapidamente.

Teoria ganha-perde

Na teoria ganha-perde, por outro lado, um indivíduo segue firme com suas convicções mesmo que haja resistência do outro lado. Isso pode envolver guardar para si um ponto de vista para deixar que o outro “vença” ou se manter firme até que ele desista.

Em certas situações, quando todos os outros métodos não funcionam, a teoria ganha-perde pode se fazer necessária, oferecendo uma solução rápida para o conflito. Além disso, quem ganha pode sentir sua autoestima aumentar e atrair o respeito dos outros. Entretanto, é importante pensar que sua ação terá consequências e manter-se firme até o outro desistir pode afetar negativamente seu relacionamento com ele.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Imagem: Billion Photos / Shutterstock



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010