Conheça 3 técnicas de entrevista de emprego para avaliar melhor os candidatos

Técnicas de entrevista de emprego Técnicas de avaliação para entrevista de emprego

 

Todos os dias, os profissionais de Recursos Humanos recebem currículos de profissionais ávidos por conquistar uma vaga de emprego e se manter no mercado de trabalho. Para escolher o candidato ideal para compor o quadro de colaboradores da organização, o método mais utilizado é a entrevista de emprego. Mas, como fazer a entrevista de emprego de forma assertiva?

Se você busca técnicas de entrevista de emprego para aplicar nos processos seletivos da sua empresa, eu trago neste artigo algumas técnicas poderosas que farão a diferença nos processos seletivos da sua empresa e contribuirão para que você selecione os melhores candidatos. Quer descobrir quais são estas técnicas? Continue a leitura! 

Sobre se preparar para a entrevista de emprego

Muito se fala sobre o preparo do candidato para os processos seletivos e, principalmente, para a entrevista de emprego. Mas, os profissionais responsáveis pelo recrutamento e seleção em uma empresa também precisam se preparar para este processo. 

Por isso, antes de escolher a técnica ideal para fazer uma entrevista de emprego é importante que este profissionais busquem formas e meios para que a entrevista de emprego seja eficaz, imparcial e livre de julgamentos desnecessários.Confira algumas dicas para se preparar para a entrevista de emprego:

  • Saiba como é o cargo e sua devida descrição
  • Verifique qual é a atuação situação do cargo que é pleiteado pelos candidatos. Verifique como é a gestão, o nível de disciplina, se o turnover é alto ou baixo
  • Faça um roteiro para a entrevista. Neste roteiro, determine um tempo para cada assunto que deve ser abordado na entrevista
  • Tenha controle sob a entrevista e, principalmente, não permita que haja divagações por parte do candidato
  • Leia atentamente os currículos dos candidatos antes da entrevista
  • Mantenha o foco em todas as etapas do processo seletivo
  • Tenha uma escuta atenta com os candidatos
  • Marque as entrevistas de acordo com o tempo que terá para conduzir o processo
  • Evite atrasos e avise antecipadamente caso haja imprevistos. Se for necessário, remarque a entrevista 

Feito isso, o próximo passo é escolher quais técnicas podem ser aplicadas nas entrevistas de emprego. Se você já se preparou para o processo, continue a leitura e conheça as técnicas que separamos para você! 

1- Simulação de vendas

Se o cargo é para a área comercial da empresa, é importante avaliar quais são as habilidades do candidato. Simule, então, uma situação em que o candidato precisa te vender algo – de preferência, algum produto vendido pela sua empresa. Antes disso, porém, fale sobre as características do produto. Feito isso, o próximo passo é avaliar quais as habilidades que o candidato tem para vender; a abordagem utilizada, a linguagem, poder de convencimento, entre outros fatores que são importantes para o cargo.  

Você se conhece verdadeiramente? Quer conhecer?
Clique aqui e descubra muito mais de você mesmo!

2- Wartegg

Esta técnica visa conhecer a personalidade do candidato com base em desenhos formados por um grupo de elementos gráficos. Tais elementos servem como ferramentas para que o candidato desenvolva temas de maneira pessoal. Wartegg pode ser aplicada também em entrevistas com grupos e dura entre 15 e 20 minutos.

Em um folha, desenhe 8 quadrados e insira em cada um deles algum sinal-estímulo – pode ser um ponto ou uma linha. O candidato deverá completar estes desenhos e colocar a sequência de realização de cada desenho. Na parte inferior da folha, o candidato deve escrever o que cada desenho significa. O entrevistador deverá perguntar quais foram os desenhos que o candidato gostou e quais ele não gostou.

Com base nas respostas, o entrevistador conhecerá a personalidade do candidato e avaliará se este tem o perfil desejado para fazer parte do quadro de colaboradores da empresa.

3- Memorização

Se a capacidade de memorizar é um requisito importante para o cargo, use a seguinte técnica: antes da entrevista, escolha quais palavras você deseja que o candidato memorize. Durante a entrevista, procure pronunciá-las e depois pergunte ao candidato se ele lembra quantas vezes as palavras que você escolheu foram ditas. O ideal é que, pelo menos, 40 por cento delas sejam lembradas.

E você, conhece alguma técnica de entrevista de emprego? Utilize o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e a sua opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Copyright: 260006294 – https://www.shutterstock.com/pt/g/nivens

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010