Investigação Apreciativa – buscando o melhor das pessoas

método da investigação apreciativa

Entenda o que é a Investigação Apreciativa

Sabe aquele momento em que nos encontramos diante de uma dificuldade ou até mesmo uma grande dúvida e não sabemos o que fazer? Encontrar soluções e possibilidades para as mais variadas situações em nossa vida é um desafio constante. Muitas vezes o que nos impede em encontrá-las são as crenças limitantes que temos.

As crenças limitantes nos impedem de reconhecer nossas melhores qualidades e assim, deixamos de ousar e vivenciar nosso poder infinito. E é neste sentido que a Investigação Apreciativa atua. Mas,o que é Investigação Apreciativa e como esta metodologia pode contribuir positivamente com o seu crescimento? É o que te contarei neste artigo, querida pessoa.

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que é Investigação Apreciativa?

Esta metodologia foi desenvolvida no começo da década de 1980, nos Estados Unidos por David Cooperrider e Diana Withney. O intuito da Investigação Apreciativa é realizar mudanças – seja para pessoas ou organizações empresariais – com base em uma filosofia positiva. 

Com a Investigação Apreciativa (IA) é possível promover mudanças intensas, inspirar pessoas a mudar o modo de pensar pois esta metodologia estimula a mudar a forma de pensar. Para a Investigação Apreciativa, há uma grande conexão vital entre pessoas e esta conexão é capaz de promover um ambiente de cooperação intenso. É neste ambiente de cooperação que as pessoas conseguem criar um futuro pautado por potenciais positivos e soluções criativas. Pareceu algo confuso? Então, vamos simplificar o assunto.

Como funciona a Investigação Apreciativa?

A principal ferramenta dessa metodologia é o diálogo. Seja através de entrevistas ou até mesmo, conversas simples. Os encontros podem acontecer com um grupo maior de pessoas ou um grupo menor.

Para a Investigação Apreciativa, as entrevistas e os diálogos são importantes para que as pessoas conectadas encontrem alternativas para as questões apresentadas pelos membros do grupo. E é neste ponto que a IA se destaca. Enquanto muitas pessoas (e até mesmo metodologias) buscam encontrar os erros, a Investigação Apreciativa busca encontrar as possibilidades para solucionar o problema.

Através desta conexão estabelecida entre as pessoas da comunidade é possível:

  • Conhecer experiências positivas e motivadoras
  • Redescobrir os fatos positivos ocorridos no passado e fazer deles uma força motivadora
  • Criar ambientes seguros para cocriação e partilha de experiências

Caso queira aplicar a Investigação Apreciativa nas organizações empresariais, essa metodologia poderá promover os seguintes benefícios:

  • Com a Investigação Apreciativa é possível criar um ambiente seguro para diálogos e incentivar a participação de todas as pessoas ligadas a empresa.
  • Cria um ambiente de disciplina e organização
  • Neste ambiente seguro e disciplinado, a confiança se faz muito presente. Os envolvidos na organização acreditam verdadeiramente no potencial de cada um, minimizando os riscos de conflitos e discussões desnecessárias.
  • A Investigação Apreciativa é uma ferramenta segura para quem deseja criar ter um clima organizacional mais amigável e fraterno.

Você é uma pessoa feliz? Quer uma ajuda pra descobrir?
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

O Coaching e suas perguntas poderosas

A Investigação Apreciativa utiliza uma ferramenta bastante poderosa para extrair o melhor das pessoas: o diálogo. Assim como na IA, o Coaching também dispõe de uma técnica para conduzir ao autoconhecimento e o que cada pessoa tem de melhor. Com base nas escolhas e metas definidas pelo coachee, o coach conduzirá um processo de reflexão e autodescoberta através das perguntas poderosas, que levarão o coachee a encontrar respostas, trazer soluções e caminhos para alcançar seus objetivos.

Técnica eficaz do Coaching, as perguntas poderosas promovem uma verdadeira conexão do coachee com os seus próprios pensamentos e emoções. E é esta conexão que dá insights que podem impulsionar o processo de mudança. Através das perguntas a pessoa terá mais clareza das suas reais competências, pontos positivos, pontos de melhoria e ainda descobrirá quais habilidades e capacidades deve desenvolver para alcançar seus objetivos, bem como terá meios de criar um planejamento assertivo para chegar aonde deseja, eliminando distrações e crenças sabotadoras, entre muitos outros benefícios.

E você, querida pessoa, o que pensa sobre a Investigação Apreciativa? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva e você acredita que poderá ajudar outras pessoas, curta e compartilhe em suas redes sociais.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright 591060992 Gutesa – https://www.shutterstock.com/pt/g/milosgutesa

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010