Conheça a História de Bethany Hamilton

Surfista Bethany Hamilton

Superação, otimismo, vontade de viver, essas expressões definem bem Bethany Hamilton.

Superação, otimismo, vontade de viver. Essas expressões definem bem Bethany Hamilton. A história dessa surfista havaiana é um grande exemplo de como podemos fazer das adversidades verdadeiras oportunidades de crescimento. Aos 13 anos, a vida de Bethany mudou completamente.

Neste artigo, você vai conhecer a história de vida da surfista que ganhou as telas de cinema e que até hoje inspira milhões de pessoas em todo o mundo. Se você está à procura de um exemplo de superação, resiliência e coragem, continue a leitura a seguir!

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

Quem é Bethany Hamilton?

Caçula de 3 irmãos, Bethany Meilany Hamilton nasceu em 08 de fevereiro de 1990, na ilha de Kauai, no Havaí, Estados Unidos. Pertencente a uma família de surfistas, Bethany não hesitou em escolher uma profissão já aos 8 anos de idade, pois, desde pequena, participava de competições importantes de surfe. Dona de uma personalidade marcante, Bethany não se intimidava diante dos competidores, mesmo que fossem mais experientes do que ela.

A sua garra nas competições de surfe sempre foi uma marca registrada, e muitos a conheciam por isso. No entanto, aos 13 anos, um episódio fez com que a sua vida tomasse rumos diferentes. Em 31 de outubro de 2003, Bethany foi vítima de um ataque de tubarão-tigre. No ataque, Bethany perdeu 60% do seu sangue, e o braço esquerdo foi arrancado logo abaixo do ombro. A surfista permaneceu em estado grave, e, para recuperar a saúde, foram feitas várias cirurgias.

Muitos não acreditavam que ela sequer sobreviveria. A falta de fé e a perda de um membro poderiam ser razões para que Bethany desistisse da sua carreira promissora no surfe. O que ninguém imaginava é que ela tivesse tanta capacidade de superar e dar novos significados à tragédia que lhe aconteceu.

A história que ganhou os livros e o cinema

Três semanas após o acidente, Bethany Hamilton, foi à praia para ver os seus amigos surfarem. Na primeira oportunidade, ainda de ataduras, entrou no mar com a sua prancha. Nas duas primeiras ondas, não obteve sucesso, mas a sua persistência e vontade de vencer fizeram da sua terceira tentativa uma forma de superar as suas adversidades, e ela conseguiu ficar em pé na prancha.

Após o acidente, Bethany passou a utilizar uma prancha adaptada. Mais longa e um pouco mais grossa do que o habitual, a prancha foi feita sob medida, recebendo também uma alça para o braço direito, permitindo que fosse mais fácil remar. Em janeiro de 2004, ela retomou a participação em competições oficiais, tendo vencido várias deles. Hoje em dia, Bethany consegue surfar com pranchas regulares, em tamanho padrão.

Em 2004, a sua autobiografia foi publicada, “Soul Surfer: A True Story of Faith, Family, and Fighting to Get Back on the Board” (em português: “Soul Surfer: A verdadeira história de fé, família e luta para voltar ao esporte”). Sucesso em vendas, o livro foi adaptado para o cinema, tornando-se um filme, lançado em 2011 com o mesmo título. Confira o trailer a seguir:

Naturalmente, a história de Bethany Hamilton atraiu a atenção de toda a mídia, sendo que ela participou de diversos programas de televisão, com entrevistas em que ela pôde contar a sua história.

A vida de Bethany Hamilton e os seus novos significados  

Na atualidade, Bethany participa de diversos campeonatos de surfe pelo mundo. É também palestrante e fundadora de uma ONG, Amigos de Bethany, que atende e dá suporte a pessoas atacadas por tubarão e amputados. Bethany é casada e é mãe de 3 meninos: Tobias, Wesley e Micah.

A história de Bethany Hamilton é inspiradora. O que era para ser um trágico acidente, deixando traumas e frustrações, passou a ser uma mensagem de otimismo e superação, em que as dificuldades e limitações passaram a ser a alavanca para o sucesso e o suporte a pessoas que necessitam de um auxílio.

É claro que os momentos dolorosos foram muito intensos para Bethany e sua família, já que perder um membro de forma brutal aos 13 anos é um trauma considerável. Além disso, todo o processo de adaptação e de superação física e mental também levou tempo e exigiu muita paciência. O processo foi e ainda é árduo, mas a superação parece estar no DNA dessa corajosa surfista.

E você, como tem enfrentado os seus desafios?

Todos nós temos desafios a superar. Eles podem não ser ondas gigantes ou tubarões, mas, certamente, toda pessoa tem medos, dificuldades e obstáculos no caminho para a felicidade.

Nesse sentido, o processo de coaching trabalha muito com o método de ressignificação, que tem por objetivo dar novos significados àquelas situações que não foram tão positivas, bem como extrair lições de aprendizado, crescimento e desenvolvimento. Que a história de Bethany Hamilton sirva de inspiração para que você também dê novos significados aos momentos ruins da sua vida. Viver não é fácil, mas nós podemos crescer e transformar a nossa vida diante das dificuldades!

Que tal dar uma chance ao coaching? Entre em contato com o IBC! Contamos com os melhores profissionais do mercado nacional e com metodologias exclusivas, comprovadas cientificamente e reconhecidas internacionalmente. Conheça as nossas soluções!

Se este conteúdo o ajudou de alguma maneira e se você acredita que ele ajudará outras pessoas, curta e compartilhe este artigo nas suas redes sociais. Leve esta mensagem de superação a todos os seus amigos, familiares, colegas de trabalho e a quem mais possa se beneficiar dela!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds