Como Funciona o Processo de Coaching?

Processo de Coaching Entenda como é o funcionamento do Processo de Coaching

 

O Coaching é uma metodologia cada vez mais presente no Brasil. Inúmeras empresas e pessoas procuram, através do processo, ampliar suas habilidades e competências e assim, potencializar suas performances, alcançando, com isso, resultados extraordinários. Porém, alguns questionamentos ainda permeiam tal universo, pensando nisso, esse artigo tem como intuito, sanar possíveis dúvidas a respeito de como funciona o processo de Coaching. Leia a seguir:

Conheça mais essa poderosa ferramenta de crescimento pessoal e profissional.
Acesse gratuitamente meu Ebook “Tudo sobre Coaching” e surpreenda-se!

Coaching: como funciona?

O processo de Coaching acontece em sessões (semanais, quinzenais ou mensais), com duração de cerca de 1 hora, entre o coach (profissional especializado em Coaching) e o coachee (cliente). Esses encontros podem ser presenciais, no coachtório (espaço utilizado pelo coach para realizar seus atendimentos), na empresa, ou na casa do coachee, e até mesmo em um lugar público, como também podem ser feitos à distância, via telefone ou Skype.

A metodologia, através de técnicas e ferramentas de diversas áreas como Psicologia, Recursos Humanos, Sociologia, Administração, Neurociência, Psicologia Positiva, Inteligência Emocional, entre muitas outras, tem como foco principal provocar mudanças significativas na vida do cliente.

Para tanto, o coach auxilia o coachee a definir as metas necessárias para que ele alcance a mudança desejada. Durante o processo, a pessoa passa por etapas de aprendizagem e autoconhecimento, dessa forma, ela consegue ter uma visão mais clara das suas qualidades, pontos de melhoria, comportamentos e crenças limitantes, e assim, com a assessoria do coach, este coachee sai do ponto A (estado atual) em direção ao ponto B (estado desejado), alcançando os resultados extraordinários que tanto almeja, em um curto espaço de tempo.

No vídeo a seguir, eu falo um pouco mais sobre o processo de Coaching, seus benefícios e funcionamento na vida daqueles se permitem passar por ele:

>

O Papel do Coach

O termo coach, vem do inglês e conceitua o papel do treinador, o técnico, no mundo dos esportes. É justamente essa a ideia do profissional de Coaching, dar suporte ao cliente, seja em âmbito pessoal, profissional ou empresarial.

Através de testes, técnicas e ferramentas, o coach define, junto ao cliente, os objetivos que este pretende alcançar com o processo, que podem ser os mais diversos, como melhorar o relacionamento familiar, obter uma promoção, emagrecer, aprimorar as habilidades de liderança, implementar uma mudança definitiva de carreira, aumentar o faturamento da empresa, entre muitos outros.

Independentemente de qual seja o objetivo, o papel do profissional é contribuir com o desenvolvimento do cliente, empregando seus conhecimentos e recursos, para ajudar o seu coachee a despertar o seu potencial infinito e, assim, se direcionar ao seu estado desejado.

Após estabelecida a meta, o coach ajuda o coachee a identificar comportamentos e crenças limitantes, que impedem que o objetivo seja conquistado, efetivamente e na prática. Com isso, a partir do desenvolvimento de um plano de ação, ele dá suporte ao cliente, para que o mesmo aprimore suas qualidades e competências e seja capaz de trabalhar seus pontos de melhoria.

Durante o processo, o coach segue apoiando o coachee, para que ele não perca o foco, tenha consciência sobre o andamento do trabalho, sua evolução, o que precisa ser feito na próxima etapa, se ele está progredindo ou não, entre outros pontos, fundamentais para que se alcance os resultados almejados.

É importante lembrar, que as observações realizadas são sempre a partir da visão e dos valores do cliente, nunca do profissional. Assim, na relação com o cliente, o coach estimula a identificar seus valores essenciais e a expressá-los, desenvolvendo uma postura de integridade pessoal; desafiá-lo a “sonhar acordado”, a criar para si mesmo uma visão de futuro, que o entusiasme e que utilize ao máximo a sua energia criadora, estabelecendo sempre tarefas, ações e metas a serem cumpridas no decorrer do processo.

O Papel do Coachee

No processo de Coaching, o papel do coachee é o de, através das técnicas e ferramentas abordadas, entender, de forma mais aprofundada, a sua própria personalidade, suas qualidades, pontos de melhoria, pensamentos limitantes, comportamentos sabotadores e, com base nisso, trabalhar para o alcance dos seus objetivos.

Cada pessoa responde de forma diferente ao processo de Coaching, sendo que tudo depende da disponibilidade do coachee, não só de comparecer às sessões marcadas, mas também de seu empenho para cumprir as tarefas e ações determinadas, fazendo, assim, com que a metodologia funcione de maneira eficaz. Nesse sentido, verifica-se que o papel do coach é o de auxiliar o cliente, porém o resultado do processo é de inteira responsabilidade deste último.

Tipos de Coaching

Até aqui, você teve a oportunidade de conhecer um pouco mais este poderoso processo, entendendo que trata-se de uma metodologia, que visa provocar mudanças significativas na vida do coachee, sejam elas de âmbito pessoal, profissional ou empresarial. Assim, para que isso aconteça, o cliente deve procurar o profissional capaz de atender às suas reais necessidades.

Neste sentido, para que você tenha ainda mais clareza, te apresento os tipos de Coaching existentes no mercado, são eles:

Coaching Pessoal

Esse tipo de Coaching tem como foco, o desenvolvimento pessoal do coachee, suas questões internas, questões emocionais, sua auto realização, equilíbrio dos seus valores e comportamentos, superação de obstáculos, desenvolvimento e aprimoramento de talentos e alcance de metas e sonhos. Nesse sentido, são trabalhados objetivos em muitas áreas da vida do indivíduo, sendo que alguns exemplos de nichos são:

  • Coaching de Relacionamento;
  • Coaching de Saúde;
  • Coaching de Finanças;
  • Coaching de Emagrecimento;
  • Coaching de Esportes;
  • Coaching Familiar;
  • Coaching Espiritual;
  • Coaching Nutricional;
  • Coaching de Inteligência Emocional.

Coaching Profissional

Nesse tipo de Coaching, o foco é no desenvolvimento das habilidades profissionais do coachee, bem como no aprimoramento da sua alta performance, melhora dos resultados organizacionais, maximização da capacidade de comunicação, negociação e liderança, fortalecimento da inteligência competitiva, entre outros aspectos de carreira. Alguns exemplos são:

  • Coaching de Liderança;
  • Coaching de Performance;
  • Coaching de Equipes;
  • Coaching de Carreira;
  • Coaching Empresarial;
  • Coaching Organizacional.

Em mais um vídeo da minha série de Sacadas extraordinárias, eu te explico como o Coaching contribui para que indivíduos, profissionais e empresas alcancem seus resultados de forma ainda mais acelerada:

Principais benefícios do Coaching

A partir de agora, vou falar de forma um pouco mais aprofundada sobre os benefícios que o processo de Coaching traz para a vida de quem se permite ir além e passa por esta experiência MA-RA-VI-LHO-SA e transformadora. Confira:

Autoconhecimento

Independententemente de qual seja o processo pelo qual o indivíduo passe, pessoal ou profissional, o Coaching irá ajudá-lo, primeiramente, a desenvolver o seu autoconhecimento. Isso porque a partir disso, este terá maior consciência sobre si mesmo, ou seja, sobre suas melhores habilidades e competências, bem como sobre aquelas atitudes e comportamentos sabotadores, que impedem que o crescimento ocorra, de maneira efetiva em sua vida.

Tendo conhecimento sobre estes pontos, o indivíduo sente-se pronto para potencializar aquilo que lhe ajuda a evoluir, e também para trabalhar o que precisa ser melhorado, eliminando crenças limitantes e bloqueios, que surgem em seu caminho e acabam atrapalhando o alcance do estado desejado.

Inteligência emocional

Outro benefício, que também tem a ver com o autoconhecimento, é o desenvolvimento da inteligência emocional da pessoa. Neste sentido o Coaching atua para que o indivíduo passe a identificar, de forma mais assertiva, suas emoções e sentimentos, os motivos que fazem com que cada um deles surjam, para que assim tenha a oportunidade de controlá-los, evitando que, principalmente aqueles que forem negativos lhe atrapalhem em seu processo evolutivo, tanto pessoal, quanto profissional.

Equilíbrio

Todos nós sabemos que vida pessoal e profissional caminham lado a lado e não há como fazer uma separação, como muitas pessoas acreditam ser possível, já que há influência direta de uma sobre a outra. Assim, o Coaching faz com o que o indivíduo que passa por esse processo desenvolva este entendimento e passe a trabalhar para equilibrar estes dois âmbitos de sua existência.

Este equilíbrio é essencial para todo e qualquer tipo de ser humano, pois ele permite que levemos uma vida mais tranquila e leve, evitando, constantemente, de nos estressarmos de forma desnecessária, conduzindo nossas atividades pessoais e profissionais com muito mais harmonia.

Gerenciamento de tempo

Atualmente, são tantos os afazeres e demandas que precisamos atender em nosso dia a dia, que, por vezes, passamos a desejar que o dia tenha mais que 24 horas. Neste sentido, um dos principais benefícios do Coaching, é oferecer a todos aqueles que vivenciam o processo conhecimentos, técnicas e ferramentas, das quais eles podem dispor em seu cotidiano, para gerenciar, de forma ainda mais assertiva o tempo que têm, bem como organizar as atividades que precisam desempenhar ao longo do dia.

Este é mais um benefício que também evita estresse e ansiedade, e faz com que, tanto a pessoa, quanto o profissional, respirem com mais tranquilidade ao final de seu dia.

Através da metodologia do Coaching você irá potencializar seus resultados.
O que você está esperando? Baixe gratuitamente meu Ebook para conhecer mais!

Faça Coaching e alcance o seu potencial infinito

O processo de Coaching auxilia e dá suporte ao indivíduo no despertar de seu potencial máximo rapidamente, produzindo resultados mais satisfatórios em sua vida pessoal e profissional. Uma alternativa poderosa para pessoas e organizações que sabem que o sucesso pessoal não é um ponto de chegada, mas sim um caminho.

Um caminho que necessita de planejamento, superação de obstáculos, excelência pessoal, motivação, equilíbrio e transformação individual. Trata-se de uma metodologia de excelência, para pessoas que buscam o aprimoramento de suas habilidades individuais, aumento de performance ou transformação pessoal, profissional e empresarial.

Tudo isso é possível através de formações aqui do IBC, como é o caso do Professional & Self Coaching – PSC, que, além de capacitá-lo para se tornar um verdadeiro e preparado profissional de coach, também te oferece os conhecimentos, técnicas e ferramentas necessárias, para que você identifique suas reais necessidades, sonhos e desejos, e assim, passe a aplicar tudo o que aprendeu em sua própria vida, para que, dessa maneira, você, não só se torne uma pessoa ainda mais feliz e realizada, mas também seja a prova viva de que o Coaching é capaz de fazer na vida de todo e qualquer tipo de ser humano, profissional e empresa.


Permita-se passar por este processo e ter a sua vida verdadeiramente transformada por ele!

Acredito, verdadeiramente, que o que torna o Coaching tão efetivo, ajudando milhares de pessoas a empresas a saírem de seus estados atuais e se direcionarem a seus estados desejados, são os princípios absolutos que regem este poderoso processo.

Entre eles estão a Humanidade, que faz com que o indivíduo tenha a oportunidade de acessar o melhor que há em si mesmo; o Método, que utiliza técnicas comprovadamente efetivas, para implementar mudanças reais na vida deste; as Ferramentas, que fazem com que o coachee caminhe o caminho e alcance o que deseja; e as Competências, que nada mais são do que as habilidades que ele já possui e que são ainda mais potencializadas a partir do Coaching.

Tendo tudo isso como base e levando cada um destes aspectos em consideração, o Coaching se torna verdadeiramente efetivo, transformando positivamente a vida de pessoas e empresas, tornando-as mais assertivas e felizes em sua jornada.

E você sabia como funcionava o processo de Coaching? Acredita que você precisa da metodologia para alcançar algum objetivo na sua vida? Deixe o seu comentário, me dizendo o que achou deste conteúdo e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar este artigo em suas redes sociais, para que seus amigos tenham a oportunidade de entender e conhecer como o Coaching funciona.

Copyright: Shutterstock.

Gostou do artigo?

Esses e outros aspectos da liderança são abordados com mais intensidade na nossa formação PSC - Professional & Self Coaching. Preencha o formulário abaixo e fale agora com um consultor especializado. Desenvolva sua
vida pessoal e sua carreira com a metodologia mais transformadora do mercado.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010