IBC INDICA: Felicidade Autêntica (Martin E. P. Seligman)

Livro aberto

Confira os ensinamentos do livro Felicidade Autêntica.

No livro “Felicidade Autêntica”, o conceituado psicólogo Martin E. P. Seligman apresenta um dos mais notáveis e reveladores estudos científicos feitos até hoje, baseado na ideia revolucionária da Psicologia Positiva.

Em uma narrativa simples e direta, Seligman apresenta passo a passo suas descobertas sobre felicidade e longevidade. Ele também fala sobre como podemos dar nossa parcela de contribuição para um mundo melhor e alcançar níveis sustentáveis de alegria, gratificação e significado autênticos em nossas vidas.

Siga a leitura para saber mais sobre o livro, o autor e as principais lições que nos ensina através da obra.

Quem é Martin Seligman?

Martin E P Seligman é psicólogo e professor da Universidade da Pensilvânia, também já foi presidente da Associação Americana de Psicologia. É conhecido por seus estudos sobre Psicologia Positiva, resiliência, desamparo aprendido, depressão, otimismo e pessimismo. Seligman escreveu mais de 350 publicações acadêmicas e 30 livros.

Seus livros já foram traduzidos para mais de 50 idiomas e vários deles se tornaram best-sellers, incluindo “Felicidade Autêntica”. Entre suas obras de maior sucesso estão:

  • O que você pode e o que não pode mudar (1994);
  • Felicidade Autêntica: Use a psicologia positiva para alcançar todo seu potencial (2002);
  • Florescer: Uma nova compreensão da felicidade e do bem-estar (2011);
  • Aprenda a ser otimista: Como mudar sua mente e sua vida (2019).

Resumo do livro Felicidade Autêntica

No século 20, a maioria esmagadora dos estudos sobre psicologia eram focados em doenças, como depressão, ansiedade, esquizofrenia, entre outras. Basicamente, para cada cem artigos publicados por especialistas da área, apenas um era sobre saúde mental.

Atento a essa discrepância de como a saúde da mente era tratada, Martin Seligman começou a buscar compreender cientificamente a felicidade e a prosperidade dos seres humanos. Ele e seus colegas chamaram esse novo ramo de pesquisa de Psicologia Positiva.

“Felicidade Autêntica” foi um dos primeiros livros publicados a falar sobre essa nova ciência e nos mostrar como podemos aplicá-la em nossas vidas para fortalecer nosso potencial de realização. A obra nos mostra por que a felicidade é importante, o que a determina e como podemos gerar mais satisfação.

O livro é indicado para qualquer pessoa interessada em se tornar mais feliz e ter mais sucesso e a especialistas da área da psicologia e desenvolvimento humano. Uma leitura bastante esclarecedora e enriquecedora, capaz de quebrar paradigmas, gerar reflexão e promover a mudança.

5 Lições que o livro Felicidade Autêntica nos ensina

Para ter acesso a todos os ensinamentos do livro “Felicidade Autêntica”, é preciso lê-lo por inteiro. Aqui iremos apresentar algumas das principais lições que a obra nos ensina, acompanhe!

1. A felicidade é importante para o nosso desenvolvimento

Sentir-se feliz é muito importante e não apenas por uma questão de bem-estar e sim da vida como um todo. Pessoas felizes se sentem mais motivadas a buscar seus objetivos, constroem relacionamentos mais fortes, são mais resilientes, se sentem melhor consigo mesmas, são mais saudáveis e assim por diante.

2. 40% da sua felicidade é definida pelas suas escolhas

Martin Seligman apresenta uma equação que representa a felicidade duradoura e que mostra a relevância de diferentes aspectos em sua formação, observe:

Felicidade duradoura = genética + circunstâncias da vida + controle voluntário

Contudo, os três elementos não se apresentam de forma igualitária. Enquanto os fatores genéticos representam 50%, as circunstâncias da vida somam apenas 10% e o controle voluntário 40.

Isso mostra que pensamentos como “felicidade vem de dentro” e “dinheiro não traz felicidade” têm fundamento, porque se não houver um sentimento de contentamento interior, as circunstâncias não serão capazes de gerar a felicidade duradoura.

3. A chave para a felicidade está dentro de nós

Observando a equação apresentada anteriormente, podemos concluir que a felicidade está mesmo dentro de nós. Nesse sentido, um indivíduo que está infeliz, em vez de tentar mudar coisas à sua volta deve olhar para dentro de si, considerando os seguintes aspectos:

Passado – É preciso refletir sobre as experiências passadas para reconhecer as boas e ressignificar as ruins, tirando lições de cada uma delas.

Futuro – É importante aprender a pensar no futuro de forma otimista, esperando que o melhor aconteça e, claro, agindo de maneira a contribuir com isso.

Presente – Para ser feliz no presente é necessário considerar a satisfação obtida através de prazeres momentâneos e, também, realizar atividades prazerosas que exigem concentração. Assim, irá experimentar sentimentos de alegria, tranquilidade e entusiasmo.

4. A importância do passado para a felicidade no presente

Como mencionado anteriormente, refletir sobre o passado também é importante para fortalecer a felicidade duradoura. Alguns pontos a se considerar são:

Reconhecer que o passado não determina o futuro – Muitas vezes, criamos pensamentos limitantes baseados em experiências passadas. Por exemplo: o fato de um relacionamento amoroso não ter dado certo não significa que todos os outros terão o mesmo destino.

Ser grato pelas coisas do passado – Sentir gratidão por coisas boas que já lhe aconteceram e pelas lições aprendidas através dos desafios vividos é mais uma maneira de se sentir feliz com sua história.

Perdoar o passado – Se tem mágoas em relação ao passado, sejam direcionadas a outras pessoas ou a você mesmo, experimente perdoar. Isso faz com que as emoções negativas se transformem em compaixão, amor e compreensão.

5. Pare de procurar atalhos para a felicidade

De acordo com Seligman, a felicidade no presente é formada por prazeres, que são experiências imediatas e de curta duração, e gratificações, que são as atividades que nos colocam em um estado de foco.

O que acontece é que muitas pessoas confundem as duas coisas e acabam se deixando levar apenas pelo que é prazeroso. Como resultado, a sensação positiva passa rápido, levando-as a buscarem mais e mais aquilo que lhes gera prazer. Isso faz com que muitos desenvolvam compulsões alimentares, por compras, jogos, entre outros.

Dessa maneira, é preciso saber equilibrar o que é prazeroso e gratificante, de modo que ocupem espaços de formas saudáveis e não prejudiquem seu desenvolvimento e bem-estar.

Você já leu o livro “Felicidade Autêntica”, de Martin Seligman? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar a sugestão de leitura através das suas redes sociais!

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010
CNPJ: 31.328.744/0001-63

This will close in 0 seconds