A importância dos indicadores de produtividade nos processos de uma empresa

Indicador de Produtividade

Medir a eficiência dos processos é uma das tarefas mais importantes de quem está à frente da gestão de uma empresa.

 

Uma das tarefas mais importantes de quem está à frente da gestão de uma empresa é medir a eficiência dos processos. É partir disso que é possível saber como está o nível de produtividade e, principalmente, entender o que levou a organização alcançar índices, sejam estes altos ou baixos. Para saber mais sobre o assunto é só continuar lendo o texto!

O que são os indicadores de produtividade

Os indicadores de produtividade são índices que medem a capacidade e eficiência da utilização dos recursos disponíveis para a geração dos produtos e serviços oferecidos pela organização empresarial.  

Por que é importante avaliar os indicadores de produtividade

É válido destacar que os indicadores de produtividade estejam concomitantes com os indicadores de qualidade para que haja equilíbrio no desempenho da empresa. Eles apontam com clareza o esforço que foi empregado para gerar os produtos oferecidos pela organização.

São os indicadores de produtividade que apresentam quais foram os recursos utilizados nos processos de produção e se estes trazem resultados compatíveis com o planejamento da empresa. É por meio deles que a gestão consegue identificar se estes resultados poderão (ou não) comprometer o crescimento e fortalecimento da empresa.

Para identificar estes índices é preciso comparar o que (e quanto) foi utilizado dos recursos materiais da organização com o que foi gerado a partir destes recursos. Vale ressaltar que esta comparação deve ser feita com base em um índice padrão previamente estabelecido em um planejamento estratégico.

Agora que você já entende um pouco mais sobre os indicadores de produtividade, sabe como estão os indicadores de produtividade da sua organização empresarial? Escreva nos comentários!

Como se tornar um profissional completo

Um executivo de alto desempenho precisa ter visão sistêmica a respeito da empresa, incluindo o domínio completo sobre o assunto deste artigo. Se você sente que ainda precisa se especializar nesse ponto e em diversos outros, invista em coaching. Além de aprender a despertar o seu potencial completo, você irá compreender a importância de estudar e aprender constantemente.

O método é poderoso ao ponto de transformar completamente a vida de quem exercita seus ensinamentos. São mudanças em curto, médio e longo prazo que poderão ser percebidas não só pelo próprio coachee (aprendiz), mas também por quem convive com ele tanto no trabalho quanto fora dele. Tais alterações podem até se tornar uma fonte de inspiração para quem busca por trilhar um caminho de sucesso e não sabe ainda por onde começar.

O momento do coaching

O curso Business and Executive Coaching (BEC) do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) trabalha justamente no desenvolvimento de certos aspectos essenciais para um profissional de alto desempenho, tais como o estabelecimento de metas factíveis, construção de planos de ação para o cumprimento desses objetivos, planejamento de relacionamentos interpessoais e a ter papel ativo na gestão de mudanças.

Durante o curso, o coachee (aprendiz) irá obter conhecimento a respeito de conceitos organizacionais; o que uma equipe de alta performance deve ter; quais são as emoções e as crenças limitantes e como as eliminar; como lidar com as diferentes gerações e como praticar a gestão em diferentes contextos; como fazer mudanças comportamentais efetivas; metodologia exclusiva de Self Coaching, criada pelo José Roberto Marques, master coach senior, fundador e presidente do IBC; vivência prática; conceitos de liderança; avaliação 360°; e muitos outros temas interessantes.

O Business & Executive Coaching é parte da pós-graduação de gestão de pessoas com coaching é focado no seu sucesso e sabedoria. Quem fizer em investimento em educação contínua irá passar por um curso de 4 etapas. Na primeira etapa, há o Professional & Self Coaching (PSC), depois o próprio BEC, seguido do Master Coach (MC) e finalizando com a integralização e gestão de pessoas.

Após a formação, o coachee será capaz de trabalhar a união do coaching com a cultura organizacional, reduzir o turnover, melhorar a retenção e recrutamento dos talentos, ajudar a quebrar paradigmas e resistências tradicionais das pessoas, criação de mais comprometimento por parte da equipe e muito mais. Com isso, será possível enxergar um claro crescimento positivo das relações interpessoais saudáveis, mais produtividade, mais agilidade na tomada de decisão, índices positivos do clima organizacional, mais aderência à cultura organizacional, cumprimento de metas entre outros benefícios para o quadro geral da empresa.

Para quem deseja uma sapiência mais ampla, há o curso já citado  Professional & Self Coaching (PSC) individualmente. Para começar, a formação já dá direito a 6 certificações: Life Coach, Professional, Extensão Universitária (reconhecimento acadêmico das Faculdades Monteiro Lobato, do Rio Grande do Sul), Analista Comportamental, Leader e Self Coach. Como se não bastasse, ainda há o reconhecimento internacional de 5 renomados institutos de coaching: Internacional Association of Coaching, Global Coaching Community, European Coaching Association, International Coaching Council e Behavioral Coaching Institute.

Tanta atenção não é à toa, a formação de 180 horas é a mais moderna e completa do Brasil quando o assunto é coaching. O conteúdo ensina sobre a história, evolução, bases, conceitos e fundamentos do coaching; o que é e como exercitar o autoconhecimento e o autodesenvolvimento; quais são as crenças limitadoras e como acabar com elas; o que é o processo evolutivo; o que são roteiros estruturados; o que são processos de identidade; quais são as principais técnicas de coaching; o que é aprendizagem acelerativa; as melhores práticas relacionadas à liderança; quais são os princípios da programação neurolinguística e psicologia positiva; o que é inteligência emocional e como exercê-la; entre outros tópicos super interessantes. Sim, após passar por tudo você poderá se tornar um coach, caso queira.

Para você ter mais noção de como serão as aulas teóricas e práticas, saiba há ferramentas incríveis utilizadas durante as sessões, tais como o Coaching Assessment, que foi validado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que tem a função de mapear as tendências comportamentais. Além disso, você terá a oportunidade de participar de métodos como a Roda da Vida, Tríade do Tempo, Rapport, Teste de Sistemas Representacionais, Roda das Competências, Roda da Inteligência Emocional e outros.

Sua vez

As duas formações parecem incríveis, não é mesmo? Então, nada de perder tempo e comece a investir já na sua educação contínua! Com certeza, toda a sabedoria que você irá aprender com o coaching será um grande passo em direção a uma carreira bem-sucedida. Mais do que isso, será o começo de uma jornada em que você abre sua mente para aprender assuntos novos todos os dias, entender que pode acertar e errar, compreender a capacidade do despertar do seu poder e evoluir constantemente. Um ser humano jamais é o mesmo depois de aceitar que pode progredir sempre.

Você vai ver como sua vida passará por uma importante transformação positiva. Tanto o lado pessoal quando o profissional poderão aproveitar todos os benefícios do coaching. Pode ter certeza de que, depois da formação, você terá uma aliança entre os seus afazeres pessoais e profissionais mais fáceis, rica em conhecimento e saudável de ser executada. Até porque não adianta nada ser uma celebridade no trabalho, mas em casa estar fadado a ser triste. É preciso que os dois lados da vida caminhem juntos e de maneira que promova o seu bem-estar pessoal independentemente do seu momento da carreira ou do que acontece fora do trabalho.

Se este conteúdo lhe ajudou de forma positiva e você acredita que ajudará outras pessoas, curta e compartilhe nas suas redes sociais.

Imagem: Max Griboedov / Shutterstock

 

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

 

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010