Entenda a diferença entre líder e gestor na prática

Líder e Gestor

Diferenças entre Líder e Gestor

 

O modo de gerenciar as empresas sofreu alterações importantes nos últimos tempos. A gestão centralizada e de via única deu espaço para uma gestão feita a várias mãos. Neste processo de mudança, surgiram vários cargos e funções voltadas para contribuir assertivamente com este novo modelo de gestão. Além de diretores e proprietários, é possível encontrar a figura do coordenador, do líder e também do gestor no quadro de colaboradores de uma empresa.

E por falar nestas duas últimas figuras, para muitas pessoas, líder e gestor são sinônimos e desempenham as mesmas funções dentro de uma empresa. Mas, na prática, são cargos bastante diferentes e que contribuem a seu modo para o sucesso organizacional.

Se você é uma destas pessoas que acredita que líder e gestor não se distinguem em nada, convido você a me acompanhar nesta leitura e descobrir que existem muitos mais diferenças entre ambos do que se imagina. 

Independente de quaisquer titulações torne-se um profissional de excelência!
Acesse meu eBook “Tudo Sobre Coaching” e invista na metodologia do sucesso!

Principais diferenças entre líder e gestor

Quando aprofundamos nossos estudos sobre liderança, descobrimos que uma das principais características do líder é que ele nem sempre é alguém que ocupa um cargo de chefia. O líder pode ser o colega que está sentado ao seu lado neste momento, por exemplo. Suas podem ser natas ou desenvolvidas ao longo da vida, mas para que estas se desenvolvam não é necessário conquistar um cargo alto dentro da organização. Já no caso do gestor, para tornar-se um é necessário que alguém seja realmente nomeado para tal, além disso as habilidades para gestão são desenvolvidas com o tempo. Entretanto as diferenças entre ambos vão além. Confira algumas delas a seguir:

1 – Inspiração e autoridade

Líderes inspiram equipes e também inspiram os colegas de trabalho através de suas atitudes e falas. São profissionais que inspiram outros profissionais a serem melhores em suas funções. Já o gestor tem seu foco voltado para o gerenciamento de processos, para soluções inovadoras que gerem resultados positivos e satisfatórios para a organização.

2 – Questionamentos e processos

Quando falamos de um líder falamos de alguém que vai questionar os processos da empresa quando notar que algo não está correto ou quando não faz sentido. Isso pode significar, muitas vezes, desafiar a gestão e a diretoria da empresa. Enquanto isso, o gestor manterá seu foco no plano, no planejamento que foi feito, nos objetivos que devem ser alcançados.

3 – Confiança e controle

A relação dos líderes com a equipe é pautada pela confiança. Os colaboradores fazem o que o líder pede a elas por confiar que ele pede o que eles podem fazer, em resposta a confiança que eles tem neste profissional. Já a relação dos gestores com a equipe é pautada pelo controle. Controle este que é exercido através de promoções, delegação de tarefas e processos. Isso não significa que o gestor não percebe os talentos de sua equipe, pelo contrário: é de extrema importância que ele saiba quais é o potencial desta para traçar as estratégias necessárias para a conquista de resultados extraordinários.

4 – Participação e direcionamento

Quando falamos sobre a figura do líder no dia a dia de qualquer empresa, estamos falando daquele profissional que faz questão de estar ao lado de sua equipe, participando e acompanhando-a nas mais diversas empreitadas que a ela são propostas. Já o gestor assume um papel de direcionador de processos. Ele realiza o planejamento estratégico junto aos colaboradores e delega as demandas que cada um deve atender, atribuindo-lhes deveres, bem como suas funções. 

O gestor diz como as atividades devem ser realizadas, já o líder faz isso, mas engaja as pessoas pelo seu próprio exemplo, dando suporte e apoio aos colaboradores, para que eles tenham também a oportunidade de alcançarem o sucesso em suas carreiras. 

5 – Visão e administração

Continuando o apontamento das diferenças entre estas duas figuras de fundamental importância para todo e qualquer tipo de negócio, ao falarmos sobre as características do líder, estamos falando de alguém que tem a sua visão direcionada para o futuro e que transmite esta visão às pessoas ao seu redor. São profissionais focados na missão a ser alcançada e em um panorama mais amplo de tudo o que envolve a empresa em si. 

O gestor, por outro lado, é alguém que está focado no presente, nas ações que deve realizar aqui e agora para alcançar as metas de curto, médio e longo prazos. Este é um profissional que tem um estilo mais administrativo, que se dedica ao planejamento estratégico, para que assim possa atingir os objetivos que a empresa almeja. 

6 – Pessoas e demandas

O foco principal dos líderes é nas pessoas, uma vez que eles sabem que para alcançar resultados, somente através do engajamento e motivação destas. Por este motivo ele se empenha tanto em inspirá-las e influenciá-las positivamente, já que somente assim terão a chance de atingirem o sucesso que almejam com muito mais eficiência. 

No caso dos gestores, eles se preocupam mais com as demandas a serem realizadas. Este é o seu foco principal e eles as atendem, seja com a ajuda das pessoas que gerenciam, ou não. 

7 – Riscos e padrões

Em um mercado que vive em constante processo de transformação, os líderes são aqueles que abraçam estas transformações e buscam sempre assumir riscos, implementando mudanças, inovando e trazendo ideias cada vez mais criativas para o trabalho e para atender com ainda mais assertividade às necessidades dos consumidores. 

O gestor, por outro lado, busca fazer tudo em conformidade com os processos e padrões empresariais já estabelecidos. Ele tem medo e aversão à riscos, preferindo executar e incentivar todos a executarem tudo exatamente do mesmo jeito, pois assim acreditam que terão melhores resultados. 

Independente de quaisquer titulações torne-se um profissional de excelência!
Acesse meu eBook “Tudo Sobre Coaching” e invista na metodologia do sucesso!

Qual é melhor?

Tenho certeza que a pergunta que está em sua mente neste momento é essa, não é mesmo?! Por mais que ao longo do texto a impressão dada tenha sido a de que o líder é a melhor opção para as empresas, é preciso fazer uma análise antes de tomar uma decisão com relação aos dois em seu negócio. 

Digo isso, pois, como eu falei mais acima, tanto lider quanto gestor têm a sua importância e exercem papéis essenciais dentro das empresas. Isso porque é preciso contar com profissionais que saibam como conduzir pessoas, que tenham uma visão ampla dos processos, que inspirem os demais a se direcionarem a um futuro promissor, no sentido de todos alcançarem resultados extraordinários, assim como é necessário também contar com alguém que foque no aqui e no agora, que se preocupe com o cumprimento das metas, que leve em consideração o lado administrativo dos negócios e que execute as demandas e processos conforme o planejado. 

A união de todas estas características tem mais potencial de contribuir e de fazer com o sucesso seja verdadeiramente alcançado, do que ter algumas e pecar em outras. Neste sentido, o ideal é que as empresas possam contar com líderes e gestores em uma pessoa só, pois somente através disso é que os resultados extraordinários poderão ser atingidos e todos poderão se sentir mais plenos e realizados.

E você, o que pensa a respeito? Use o espaço abaixo para nos contar a sua experiência e opinião sobre o assunto. Se este conteúdo te ajudou de forma positiva, curta e compartilhe em suas redes sociais.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Copyright: 370382978 g-stockstudio – https://www.shutterstock.com/pt/g/g-stockstudio

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010