Como o Reconhecimento Profissional é Importante para Motivação dos Colaboradores

Reconhecimento Profissional Reconhecimento Profissional e a motivação dos colaboradores

 

Por que nos levantamos todos os dias para trabalhar? Será que essa ação está ligada ao simples fato de garantir o salário no final do mês? Ou estamos em uma constante busca por algo muito maior, como a nossa dedicação e empenho em sermos reconhecidos por nossas competências, diferenciais e resultados?

Cada pessoa possui suas próprias características, sonhos, metas, desejos e objetivos. E cada um de nós possui uma diferente maneira de se sentir motivado. É de conhecimento geral que um funcionário motivado se torna muito mais produtivo, criativo, capaz de solucionar problemas, criar novas ferramentas para a empresa, motivar seus outros colegas, ou seja, um funcionário motivado é feliz em seu trabalho.

Existem muitas alternativas que podem motivar um colaborador, sendo o reconhecimento profissional uma das mais importantes e eficazes, sendo ele importante no ambiente de trabalho, pois contribui positivamente com a produtividade assim como contribui com o clima organizacional de uma forma geral.

Mas, o que mais torna o reconhecimento profissional tão importante para as organizações? É o que te conto agora, querida pessoa! Acompanhe-me nesta poderosa leitura e confira!

Tenha uma equipe sempre motivada através dos conceitos aplicados no Coaching!
Baixe meu ebook “Leader Coach” e desenvolva uma equipe extraordinária!

Pirâmide de Maslow

Também chamada de Hierarquia das Necessidades de Maslow, se trata de um conceito criado na década de 1950, pelo psicólogo norte-americano Abraham H. Maslow, e tem como objetivo determinar o conjunto de condições necessárias para que um indivíduo alcance a satisfação, seja ela pessoal ou profissional.

Segundo a teoria, os seres humanos vivem em busca da satisfação de determinadas necessidades. Para Maslow, a perspectiva de satisfação dessas necessidades é o que gera a força motivadora nos indivíduos.

Assim, a Pirâmide de Maslow é utilizada para demonstrar a hierarquia dessas necessidades. Isso quer dizer, ela descreve quais as mais básicas [aquelas que estão na base] e as mais complexas [as que estão no topo]. As necessidades que se encontram na base são aquelas consideradas necessárias para a sobrevivência, enquanto as mais elaboradas se referem à conquista da satisfação pessoal e/ou profissional.

A pirâmide possui cinco níveis, sendo eles: fisiologia, segurança, amor e relacionamentos, estima e realização pessoal.

A conquista das necessidades

Ainda de acordo com o psicólogo, as necessidades de cada ser humano precisam ser saciadas de forma hierárquica, começando pelas necessidades fisiológicas indo em direção à realização pessoal, sendo que:

  • Necessidades fisiológicas: são as mais básicas, precisam ser saciadas para manter o corpo saudável e garantir a sobrevivência. Por exemplo: processos de homeostase (sentimento da temperatura corporal, funcionamento hormonal, entre outros); processos de respiração, sono e digestão; saciedade de fome e sede; disponibilidade de abrigo.
  • Necessidade de segurança: está ligada a muito mais do que a presença de abrigo. Também envolve a estabilidade no emprego (renda garantida); segurança do corpo (abrigo seguro, proteção contra ameaças); segurança da saúde (planos de saúde, ausência de doenças); segurança da família (seguros de vida); segurança da propriedade (casa própria, garantia de proteção aos seus bens).
  • Necessidade de amor e relacionamentos: estão ligadas ao senso de pertencimento e intimidade, dois fatores extremamente importantes para a felicidade humana, como: as amizades; família; relacionamentos amorosos; intimidade sexual; intimidade platônica; pertencimento a grupos ou sociedades (igrejas, escola, grupos de atividades, grupos de interesses em comum); identificação e aceitação perante seus pares.
  • Necessidade de estima: além de assegurar os relacionamentos, o ser humano também precisa se sentir estimado neles. Isso quer dizer, precisa desenvolver a habilidade de reconhecer suas potencialidades. E, também, que seus pares reconheçam e identifiquem seu valor. Características como: a autoestima; confiança; conquistas e realizações; reconhecimento dos pares; respeito dos outros; respeito aos outros.
  • Necessidade de realização pessoal: são as mais complexas necessidades do ser humano. No entanto, são essenciais para que o indivíduo alcance a verdadeira realização pessoal e profissional. Excelentes exemplos são: moralidade (definir e seguir seu próprio sistema moral); valores (conhecer e se ater aos seus valores fundamentais); independência (autossuficiência e liberdade); criatividade (rotina que possibilita ao indivíduo exercer suas capacidades de inovação); espontaneidade (capacidade de agir de maneira autêntica e congruente com seus pensamentos); controle (possuir o controle de suas emoções e ações); autoconhecimento (entender seus objetivos, potencialidades e pontos fracos).

Por que o reconhecimento profissional é tão importante?

Levando em consideração tudo o que apresentei até aqui, é possível perceber e dizer que essa é uma parte essencial na vida de todo ser humano, principalmente no âmbito profissional. Ao obter reconhecimento pelo trabalho executado e pelos resultados obtidos, a tendência é que seu colaborador se sinta mais motivado e proativo, provocando assim o seu crescimento na empresa.

Existem estudos científicos que mostram que há uma parte do cérebro dedicada à recompensa e motivação. Quando esse sistema é ativado, automaticamente, o organismo da pessoa em questão liberará elementos químicos, que farão com que ela se torne mais comprometida, proativa e focada em seus objetivos.

Continue me acompanhando nesta leitura e veja o que mais torna o reconhecimento profissional algo tão importante dentro das organizações.

Motivação e engajamento

Já citei estes dois pontos, mas acredito que devo enfatizar, pois os vejo como os principais ganhos que se tem ao se investir em reconhecimento profissional dentro das empresas. Isso porque ao notarem que estão sendo reconhecidos, os colaboradores passam a se sentir valorizados, o que, por si só, já é razão para trabalharem muitos mais felizes e satisfeitos.

Produtividade

Outro ponto que torna o reconhecimento profissional algo de extrema importância para todo e qualquer tipo de negócio ser próspero é o aumento da produtividade por parte dos colaboradores da empresa. Isso acontece porque, conforme dito no item anterior, eles se tornam mais motivados e engajados na realização de suas atividades, executando-as cada vez melhor e com muito mais assertividade, ou seja, evitando, com isso, os retrabalhos que acontecem e são comuns.

Resultados extraordinários

Tudo isso tem como principais benefícios o alcance de resultados extraordinários, para a empresa, que, ao ter colaboradores trabalhando com mais comprometimento, esforço e dedicação, passa a entregar soluções inovadoras, criativas e assertivas a seus clientes, o que a torna referência e líder no mercado em que atua, alcançando, com isso, o sucesso perante seus concorrentes.
Já estes colaboradores, passam a agregar ainda mais valor às suas carreiras, uma vez que o que toda empresa tem buscado atualmente são profissionais cada vez mais motivados, comprometidos, engajados, oferecendo-lhes, a partir disso, grandes oportunidades, que contribui, de forma significativa, para o seu crescimento e desenvolvimento profissional.

Assim, no final das contas, todos saem ganhando.

Feedback como ferramenta de reconhecimento profissional

É por meio dessa técnica que os líderes conseguem deixar os colaboradores mais motivados, produtivos, proativos e comprometidos com a instituição. Quando realizado da forma correta, o feedback tem um efeito muito forte e positivo na postura dos funcionários, que passam a se dedicar mais, por sentirem-se parte fundamental para o sucesso da empresa.

Essa ferramenta é basicamente uma avaliação individual de cada membro da equipe. No feedback, não deve constar apenas os pontos de melhoria do colaborador, mas, principalmente, o reconhecimento dos esforços, acertos e contribuições para que e a empresa possa atingir as metas estipuladas.

O que posso fazer para mostrar reconhecimento aos meus colaboradores?

Entender a importância do reconhecimento profissional é fundamental para todo e qualquer tipo de empreendedor, empresário, gestor e líder. Mas você deve estar se perguntando: como eu posso fazer isso no dia a dia e colher frutos positivos de tudo isso? É o que vou te responder, a seguir:

Acompanhe de perto o trabalho de seus funcionários

Não apenas os resultados, mas principalmente o processo que o levou até a finalização das tarefas. Com isso, você poderá entender como que ele produz, as evoluções que teve e onde tem dificuldades, para que assim você possa ajudá-lo no ele precisar, ou seja, a fazer um trabalho cada vez melhor e também a ter a oportunidade de continuar crescendo em sua carreira.

Demonstrar preocupação e dar um acompanhamento mostra para o colaborador que você está verdadeiramente interessado em seu progresso, o que, por si só, é uma forma simples de reconhecer o quanto ele é importante para que os processos organizacionais se desenvolvam com mais fluidez e os resultados extraordinários sejam alcançados, efetivamente e na prática.

Comunique-se com eles

Quando sentir que seu colaborador tem problemas na realização de alguma tarefa ou que ele aparenta estar desmotivado, procure conversar com ele para entender o que está acontecendo e, juntos, encontrarem uma solução que irá beneficiar os dois lados.

Acredito, verdadeiramente, que este tipo de comunicação é uma forma extraordinária de reconhecimento, pois faz com que o colaborador se sinta notado e sinta que, mais do que o seu trabalho, o seu bem-estar, plenitude, satisfação e felicidade são os fatores que realmente importam em meio a todas as questões organizacionais.

Tenha certeza que ao adotar essa postura os melhores resultados serão colhidos, em um curto espaço de tempo.

Implemente programas de incentivo

Ao estabelecer metas em sua empresa, procure criar programas de incentivo, como uma bonificação salarial, um dia de folga ou premiações. Tendo uma recompensa em vista, seus funcionários sentirão que todo o esforço que fazem para atingir as metas e objetivos empresariais estipulados vale muito a pena. Além disso, eles ficarão também altamente motivados e procurarão atingir seus resultados de uma maneira mais enérgica no dia a dia.

Elogie

Quando notar que seu colaborador fez um bom trabalho, não deixa de pontuar. Elogie também quando os prazos forem cumpridos, quando soluções criativas forem sugeridas e, principalmente, quando notar que houve um aumento de produção ou mais eficácia durante a execução de atividades.

Fazendo isso, você mostra que está observando a evolução de cada um, contribuindo, assim, para que sua equipe se sinta motivada a manter bons resultados, tendo a sensação de liberdade e criatividade dentro da corporação, para darem o melhor de si na entrega de suas demandas.

Exemplos de Mensagem de Reconhecimento

Com o objetivo de ajudá-lo neste processo de mudança de comportamento, no sentido de reconhecer cada vez mais os colaboradores de sua empresa, aqui vão algumas frases que você pode utilizar, nas ocasiões que achar necessárias, para lembrar e mostrar aos profissionais que eles estão indo no caminho certo. Confira:

“O reconhecimento é o melhor combustível para energizar sua equipe.” – Fernando Fernandes

“Reconhecer os valores pessoais de seus liderados é importante, mas agradecê-los pelo profissionalismo exercido trará um ambiente favorável a vitórias.” – Jardel Melo

“A gratidão é uma forma singular de reconhecimento, e o reconhecimento é uma forma sincera de gratidão.” – Alan Vaszatte

“Necessariamente o homem inteligente não faz questão de elogios, mas de reconhecimento.” – Eanes

“A realização pessoal é a maior conquista de um profissional, mas o reconhecimento dos demais é o que faz esse acontecimento ser tão especial.” – Estéfane Farias Ferreira

Tenha uma equipe sempre motivada através dos conceitos aplicados no Coaching!
Baixe meu ebook “Leader Coach” e desenvolva uma equipe extraordinária!

O Coaching no processo de reconhecimento profissional

O Coaching é o processo de desenvolvimento humano, profissional e empresarial que mais cresce no Brasil e no mundo. Através de suas técnicas, ferramentas e conhecimentos diversos profissionais e empresas estão tendo a oportunidade de se desenvolverem continuamente e alcançarem resultados extraordinários em suas carreiras e em seus mercados de atuação.

Neste caso em específico, ou seja, de reconhecimento profissional, as empresas podem contar com o apoio do Coaching Corporativo, que é a unidade de negócios aqui do IBC, voltada para ajudar os mais diversos tipos de organizações a se tornarem bem-sucedidas, ficando sempre a frente de seus concorrentes.

Assim, por meio de um diagnóstico completo, serão elaboradas estratégias personalizadas, ou seja, de acordo com cenário atual da sua empresa, bem como com os objetivos que esta deseja alcançar, que terão como finalidade preparar líderes, gestores, bem como empresários e empreendedores para darem feedbacks assertivos a seus colaboradores, a identificar a melhor forma de reconhece-los, de definir premiações, que estejam de acordo com a realidade organizacional, entre outras ações, essenciais para que sempre haja a prática do reconhecimento profissional nos negócios.

Ficou interessado no IBC Corporativo?

O que você achou do nosso conteúdo de hoje? Tem alguma prática de reconhecimento profissional que você utiliza em sua empresa e que não viu aqui? Deixe o seu comentário com a sua sugestão e opinião sobre o assunto e lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de compartilhar este artigo em suas redes sociais.

Copyright: 313876235 – https://www.shutterstock.com/pt/g/yuri+marchenko

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010