Liderança positiva – O que é, quais os seus benefícios e como desenvolvê-la

Conheça quais são os benefícios da prática de uma liderança positiva dentro das organizações

O uso do modelo de liderança positiva nas empresas é uma forma efetiva de ajudar os colaboradores a alcançar resultados mais positivos com base no reforço das suas qualidades. A metodologia vem da psicologia positiva e representa uma forma de utilizar emoções positivas como combustível para chegar mais longe.

Aproveitar plenamente o que cada colaborador tem a oferecer é o melhor caminho para ter uma companhia mais produtiva. Continue lendo para entender o que é o conceito de liderança positiva, quais os benefícios que ela oferece e a melhor forma de desenvolvê-la.

O que é liderança positiva?

O objetivo central da liderança positiva é potencializar os bons resultados das equipes, investindo em torná-las mais eficazes a partir da identificação e incentivo das principais qualidades de cada liderado. O líder positivo conhece bem a sua equipe e reconhece os talentos natos de cada indivíduo, dando ênfase para essas características no dia a dia.

Trata-se de um modelo de liderança focado nas competências e experiências do liderados. Esse estilo de liderar vem se mostrando cada vez mais alinhado com as necessidades atuais do mercado de contar com performances nada menos do que extraordinárias. Houve um entendimento de que são as qualidades das pessoas que fazem de uma empresa diferenciada em seu segmento.

As emoções positivas geradas por uma liderança focada em valorização das qualidades dos colaboradores, representam uma base sólida para a felicidade dos indivíduos e, consequentemente, para aumentar os seus bons resultados. É uma liderança focada na individualidade de cada colaborador para incentivar o florescer do seu melhor.

[php_everywhere instance=”2″]

Liderança positiva: quais os principais benefícios?

A aplicação da metodologia de liderança positiva em uma empresa pode oferecer uma série de benefícios bastante palpáveis, veja, a seguir, os 5 principais ganhos de enveredar por esse caminho.

1 – Melhor performance

A liderança positiva tem como principal objetivo valorizar as qualidades dos colaboradores, contribuindo para a melhora da performance individual. Sentir-se valorizado pela empresa em que atua faz com que o funcionário desenvolva uma autoestima profissional mais elevada, de maneira a estar mais apto para entregar os melhores resultados.

2 – Aumento da produtividade

Equipes formadas por profissionais com boa autoestima e performance tornam-se naturalmente mais produtivas. O entendimento de que cada funcionário conta para a produção de um resultado final melhor, torna as companhias, como um todo, mais competitivas.

3 – Alinhamento com os objetivos organizacionais

A liderança positiva aproxima os liderados do líder e, consequentemente, da empresa, os colaboradores passam a ter um entendimento mais claro de quais são os objetivos organizacionais e como podem usar as suas qualidades para ajudar a alcançá-los.

Quando não existe esse olhar positivo para as pessoas que compõem uma organização, se cria uma distância demasiadamente grande entre os resultados corporativos desejados e a possibilidade de realizá-los.

4 – Retenção de talentos

Hoje em dia, muito se fala sobre a retenção de talentos como uma forma de criar diferenciais no mercado. Companhias que mantêm em seus quadros funcionários de longa data e com pleno conhecimento são mais preparadas para atender as demandas dos consumidores. A liderança positiva faz com que se crie um ambiente organizacional agradável e propício para o desenvolvimento profissional. Logo, os colaboradores têm a tendência de querer ficar.

5 – Redução dos índices de turnover

Os índices de turnover nada mais são do que os índices de rotatividade dos colaboradores de uma companhia. Quando são elevados, fica evidente que existe algo errado na empresa, pois não se tem um processo de retenção de talentos válido.

A constante realização de processos seletivos gera custos que impactam no dia a dia da organização. O estabelecimento da liderança positiva contribui para o fortalecimento de um ambiente mais propício para a conservação dos talentos por mais tempo.

Como desenvolver a liderança positiva?

Você é líder de uma equipe e ficou impactado ao conhecer os benefícios que o estilo de liderança positiva pode oferecer? Então, vai gostar de saber que é possível desenvolver esse método de trabalhar, confira as dicas abaixo.

1 – Desenvolva relações agradáveis com os colaboradores

O líder deve estabelecer e fortalecer uma relação agradável com os seus subordinados, a premissa central da liderança positiva é dar ênfase aos pontos positivos de cada indivíduo. Ao invés de recriminar os seus funcionários por eventuais erros, procure destacar as suas qualidades.

2 – Incentive relações positivas entre os colaboradores

Cabe ao líder direcionar a forma como a equipe se relacionará entre si, ou seja, incentivar o estabelecimento de relações mais saudáveis entre os membros. Durante muito tempo, houve o entendimento errôneo de que os relacionamentos interpessoais entre os colaboradores não dizem respeito ao líder. A verdade é que relações ruins e sobrecarregadas por sentimentos negativos atrapalham o bom andamento do setor.

3 – Foque na energização da sua equipe

Um líder positivo é aquele que identifica os momentos de baixa de motivação dos seus subordinados e investe em elevar esses índices para alcançar melhores resultados. Preocupações e sentimentos de incapacidade por parte de um dos membros da equipe dizem respeito a todos, o desenvolvimento de uma corrente de ajuda mútua, começando pela liderança, faz toda a diferença.

4 – Empatia

Certamente uma das palavras-chave para ser um líder positivo é empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro. Somente quando se faz esse exercício de projeção é possível entender como aquela pessoa vê uma determinada situação, compreendendo as suas respostas instintivas. A partir desse entendimento, o líder positivo consegue desenvolver estratégias para guiar sua equipe para o alcance dos resultados.

5 – Recompensas pelos resultados

A liderança positiva reconhece as principais qualidades de cada colaborador e, para incentivar que essas características continuem se sobressaindo, nada mais eficaz do que conceder recompensas pelos bons resultados obtidos a partir delas.

O líder deve estabelecer critérios justos para premiar quem oferece ações efetivas para o sucesso, não se esquecendo de incentivar aqueles que ainda não foram recompensados a se esforçar para garantir suas chances de contemplação.

A liderança positiva é essencial para empresas que desejam adotar um crescimento contínuo!

Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o artigo em suas redes sociais!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010