Entenda o que é e a importância de desenvolver o pensamento sistêmico nas organizações

Pensamento Sistêmico Saiba como implantar o pensamento sistêmico na organização

 

A vida é composta por sistemas. Eles estão presentes na sociedade, na nossa casa, nas escolas, no trabalho e até no nosso corpo. Um sistema é um conjunto de partes que interagem de forma organizada entre si, que por sua vez, se influenciam de maneira recíproca.

Sabendo disso, ou seja, de que fazemos parte de sistemas que estão intimamente conectados, é verdadeiramente importante que pautemos nossos pensamentos para a elaboração de estratégias e ações, que busquem beneficiar a todos ao nosso redor e não apenas a nós mesmos, como é o que tem acontecido com cada vez mais frequência em todas as esferas da sociedade. 

Assim, convido você a me acompanhar nesta leitura, para entender com ainda mais profundidade este assunto e compreender a importância do pensamento sistêmico, não só para as empresas, mas também para a sociedade como um todo.  

Preencha AGORA o formulário para descobrir!

O que é pensamento sistêmico?

Podemos dizer que o pensamento sistêmico refere-se à capacidade que uma pessoa tem de avaliar as eventualidades que ocorrem no meio e suas possíveis consequências e assim, propõe soluções capazes de estender às partes envolvidas. Dessa forma, o termo não lida apenas com a pessoa de forma individual, mas também, com o seu contexto e as relações que ali existem. O pensamento sistêmico pode ser desenvolvido tanto em âmbito pessoal, quanto profissional.

No ambiente corporativo, podemos observar que uma empresa também é um sistema, pois os diferentes departamentos, equipamentos, funções e atividades, interagem entre si e estão interligados. Nesse sentido, é extremamente importante desenvolver o pensamento sistêmico na organização, pois ele tem como foco, compreender as relações que ocorrem dentro da empresa e assim, garantir uma melhor tomada de decisões, estratégias assertivas e seu bom funcionamento.

Ou seja, o pensamento sistêmico em uma empresa tem como objetivo, fazer com que as diferentes relações presentes no ambiente contribuam entre si, ao invés de gerar conflitos.

Nos dias de hoje, ainda é comum empresas que possuem muitos departamentos, que por sua vez traçam metas isoladas, desconectadas entre si e que acabam trazendo poucos resultados. Por conta disso, a necessidade da implementação do pensamento sistêmico nos processos e ações das mesmas é ainda maior, o que terá como benefícios uma melhor compreensão do todo que envolve a organização e o desenvolvimento de ações que ajudem os negócios a serem cada vez mais prósperos. 

Por que é importante?

Após compreendermos melhor do que se trata o pensamento sistêmico, vamos entender a sua importância, principalmente no ambiente empresarial, para que assim tenhamos cada vez mais possibilidades de praticá-lo em nosso dia a dia. Continue a leitura e confira:

Enxergar a empresa como um todo

Um dos primeiros pontos que tornam o pensamento sistêmico algo primordial dentro das empresas é o fato de ajudar gestores, empresários, empreendedores e demais profissionais a enxergarem a organização como um todo e não apenas suas partes isoladas. 

A partir do momento que se desenvolve esta habilidade, é possível compreender as necessidades da empresa, seus pontos fortes, pontos de melhoria, entre outros fatores, que ajudam na elaboração de estratégias verdadeiramente assertivas, que beneficiem os negócios de maneira geral. 

Tomada de decisão assertiva

Outro ponto em que o pensamento sistêmico contribui e se torna importante dentro de uma empresa é no processo de tomada de decisões. A partir do momento que se enxerga a empresa como um todo, têm se a oportunidade de considerar dados e informações realmente precisos sobre determinados fatos, para que assim seja possível tomar uma decisão verdadeiramente assertiva, ou seja, que traga bons resultados e ajude no alcance dos objetivos planejados. 

Priorização do trabalho

Além de tudo o que citei até aqui, o pensamento sistêmico também é importante no contexto empresarial, porque ele permite que se dê prioridade para os trabalhos que realmente importam dentro da organização, ou seja, para aqueles que vão trazer os resultados esperados por todos. 

Isso acontece, pois o pensamento sistêmico permite que se tenha uma visão completa dos processos e procedimentos organizacionais, o que dá a gestores, líderes e empresários a possibilidade de articular melhor suas ações, no sentido de que elas atendam efetivamente e na prática às necessidades da empresa. 

Considera melhor as necessidades de clientes e fornecedores

Além de empresários, gestores e colaboradores, existem outras partes do sistema empresarial que são beneficiadas com a implementação do pensamento sistêmico. Estou falando de clientes e fornecedores, que passam a ser levados ainda mais em consideração neste processo, para que assim suas necessidades sejam ouvidas de forma ainda mais precisa. 

Vantagem competitiva no mercado

Uma vez que determinada empresa tem a oportunidade de analisar seus processos mais de perto, ela passa também a desenvolver estratégias que atendam o que ela realmente precisa para se tornar referência no segmento em que atua. Com isso, ela passa a competir de igual para igual com seus concorrentes e passa a chamar a atenção dos consumidores que fazem parte de seu mercado.

Por este motivo o pensamento sistêmico se faz importante, pois ele permite se conheça profundamente a empresa, algo que faz com que ela, com o passar do tempo, ganhe vantagem competitiva sobre as demais e passe a ser a principal escolha dos clientes de uma forma geral.

Como implantar o pensamento sistêmico na organização

Para desenvolver o pensamento sistêmico na empresa, o líder deve compreender as habilidades e competências dos colaboradores, seus comportamentos, emoções e pontos de melhoria. Dessa forma, ele terá uma visão holística sobre a situação e assim, será capaz de trabalhar em prol dos profissionais e suas relações dentro da organização. Todo esse processo impactará diretamente no relacionamento interpessoal, tomada de decisões e indicadores da empresa.

Como ferramenta de desenvolvimento progressivo, o Coaching pode contribuir
para evolução geral de sua empresa. Clique aqui para confir como isso é possível!

Benefícios do pensamento sistêmico

O pensamento sistêmico gera benefícios como:

  • Planejamento de ações;
  • Soluções para a resolução de problemas;
  • Alcance de objetivos;
  • Interpretações assertivas;
  • Alternativas antes da tomada de decisão;
  • Diminuição de julgamentos;
  • Novas percepções;
  • Análise das consequências;
  • Ações realistas,
  • Habilidade de observação;
  • Relacionamento interpessoal.

O pensamento sistêmico, quando colocado em prática, melhora as relações que ocorrem na organização, seja ela com os colaboradores, os fornecedores ou o público-alvo final. Com isso, a empresa é capaz de gerir melhor suas equipes, promover mudanças, desenvolver um planejamento assertivo, potencializar as habilidades de liderança, e assim, garantir seu crescimento, vantagem competitiva e resultados eficazes.

Você conhecia o conceito de pensamento sistêmico? Sabia da sua importância no funcionamento de uma empresa? Deixe um comentário sobre o assunto e lembre-se sempre se lembrar de nunca esquecer de continuar nos acompanhando, pois diariamente temos novos conteúdos, que vão agregar ainda mais conhecimentos para a sua vida pessoal, profissional e empresarial.  

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.

Copyright: 562747135 – https://www.shutterstock.com/pt/g/kantver

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010