Superando a falta de motivação

Falta de motivação

© Depositphotos.com / Konstantin Chagin Como superar a falta de motivação

O primeiro passo para resolver essa questão é se perguntando de quem é a culpa da falta de motivação.

Encontrar colaboradores desmotivados no mercado, não é uma tarefa muito difícil, e esse é um número alarmante e que pode comprometer muito os resultados de qualquer organização. Mas para resolver o problema o primeiro passo é descobrir quem é o culpado pela desmotivação, se é a empresa ou o próprio colaborador.

Pode ser que, às vezes, a causa de um profissional desmotivado seja a própria empresa, ou políticas equivocadas, ou também uma falta de liderança adequada.

Conheça alguns motivos que podem gerar desmotivação

  • Falta de feedback.
  • Barreiras para implementação de uma ideia.
  • Problemas de relacionamentos.
  • Pressão exagerada por resultados.
  • Ausência de plano da carreira.
  • Salário.

Entre outros. Porém nem sempre o problema é da empresa. Uma escolha errada na carreira do colaborador pode torná-lo desmotivado com o cargo que exerce, e nesse tipo de situação, por mais benefícios que ele tenha, nada o deixará plenamente satisfeito.

Pode não parecer, mas realizar ações motivacionais para a equipe é mais importante do que se pensa. Isso porque se um colaborador desmotivado rende mal, imagine vários nessa situação. Isso pode significar um resultado desastroso para a organização.

Sendo assim, o líder tem um papel fundamental, onde precisa saber identificar os motivos que causam a desmotivação e buscar as soluções, conversando de forma franca com os colaboradores.

Encarar o desânimo e a falta de motivação é uma situação, ao qual, todos nós passamos em algum momento da vida. Nem sempre tudo vai correr exatamente como nós planejamos e algumas vezes o nosso ânimo pode desaparecer quase que completamente. Isso pode acontecer com qualquer pessoa, então evite se recriminar. Em geral, a falta de motivação pode ser fruto de uma frustração por não realizar um objetivo.

Pode ser que aquilo que você acredita ser uma desmotivação ou um desânimo, seja um desafio a ser vencido. Observe direito e veja, talvez a sua capacidade de continuar buscando o que você quer, esteja sendo testada.

E para se alcançar o sucesso é preciso continuar seguindo adiante, com foco e pensamento positivo, sempre.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.

Gostou do meu artigo? Deixe seu comentário e compartilhe nas redes sociais.

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010