Procrastinação – O que é e como se livrar dela?

Descubra como se livrar da procrastinação.

A palavra procrastinação vem do latim procrastinatus, que é formado por “pro” (à frente) e cratinus (de amanhã). A mente de um procrastinador crônico funciona exatamente dessa maneira, sempre deixando para depois as tarefas que precisa realizar. Como o tempo é um recurso finito, as consequências desse comportamento podem ser bastante prejudiciais.

Continue acompanhando para entender o que é procrastinação e descobrir o que fazer para eliminá-la da sua vida.

O que é Procrastinação?

Você já se pegou assistindo tv ou navegando pela internet quando, na verdade, deveria estar realizando uma tarefa importante? Isso é procrastinar e é um tipo de atitude natural, exceto quando se transforma em um hábito ou, pior, um vício.

Geralmente, o ciclo dos procrastinadores crônicos começa assim:

  • Eles têm uma tarefa a realizar, mas a consideram trabalhosa e maçante. Então, tentam ao máximo adiar o início, fazendo várias outras atividades de menor importância.
  • O prazo para concluir a tarefa se aproxima e, nos últimos instantes, os procrastinadores conseguem concluí-la, mesmo que não se deem conta de que a qualidade do trabalho foi prejudicada.
  • O fato de terem conseguido, mesmo depois de adiarem, os encoraja a manter esse comportamento e repetir as ações. Isso faz com que se esqueçam da angústia experimentada para realizar a atividade em questão em pouco tempo.

Esse é o ciclo mais comum, contudo, é preciso dizer que nem sempre as pessoas que procrastinam conseguem concluir suas tarefas dentro do prazo, o que pode gerar mais transtornos ainda.

Por que as pessoas procrastinam?

É bastante comum vermos as pessoas atribuindo a procrastinação à falta de força de vontade. Contudo, existem três causas principais para esse comportamento, veja quais são elas.

Paralisia de escolha

A paralisia da escolha acontece quando uma pessoa se vê diante de vários caminhos e não sabe por qual optar. Esse é um comportamento bastante comum da sociedade atual, que está cercada de coisas para fazer.

A internet, por exemplo, reúne uma infinidade de atividades. Com isso, algumas pessoas se veem perdidas quando se sentam na frente do computador para trabalhar, porque aquela máquina está recheada de possibilidades. Entretanto, naquele momento, nenhuma é mais importante do que o seu trabalho.

Ignorar o valor do tempo

Nenhum ser humano é imortal, com isso, o nosso tempo é finito e, portanto, deve ser aproveitado da melhor maneira possível. O que acontece é que nem todos possuem essa consciência, e são exatamente essas pessoas que costumam se deixar levar pela procrastinação, desperdiçando horas preciosas com atividades muitas vezes irrelevantes ou que poderiam ser realizadas em outro momento.

Falta de autodisciplina

A autodisciplina é a capacidade de impor disciplina a si mesmo, sem precisar que um terceiro faça isso, como o chefe, por exemplo. Essa ausência de autocontrole sobre o próprio comportamento, leva muitas pessoas a procrastinarem quando não estão sendo supervisionadas.

Consequências da Procrastinação

A procrastinação pode trazer muitas consequências ruins para a vida de uma pessoa, impactando em sua carreira, seus relacionamentos, suas finanças e, até mesmo, em suas obrigações como cidadã. Descubra quais são os principais transtornos gerados por essa atitude.

1 – Ter má fama profissional

Todo profissional precisa lidar com prazos e horários e os atrasos podem gerar má fama e até fazê-lo perder trabalhos. O colaborador de uma empresa que procrastina e não consegue terminar nada dentro do prazo estabelecido pelo chefe ficará conhecido como alguém que não é confiável, se isso se tornar recorrente pode acabar até sendo demitido.

Um profissional autônomo, que determina seus horários de trabalho, também pode ter problemas com a procrastinação porque seus clientes irão se decepcionar com o não cumprimento dos prazos combinados. É claro que imprevistos podem acontecer com todos, a questão é quando se torna corriqueiro, é aí que mora o problema.

2 – Problemas nos relacionamentos

Se existe algo que não pode faltar em um relacionamento, seja ele amoroso, de amizade e entre familiares, é a confiança. E a procrastinação é tão danosa que pode atrapalhar até mesmo os laços de confiança entre as pessoas.

Imagine que alguém pediu um favor a um amigo que prontamente disse que ia atender. Só que a procrastinação fez com que ele se perdesse em meio a tantas tarefas atrasadas que se esqueceu. Consegue imaginar o transtorno e a decepção que isso pode gerar para a outra pessoa? São pequenas atitudes assim que, ao longo do tempo, vão se transformando em mágoas e decepções.

3 – Finanças desorganizadas

Por conta da má gestão de tempo, o procrastinador crônico enfrenta dificuldades para se organizar, o que compromete até mesmo as suas finanças. Atrasar para pagar contas gera multas, assim como o não cumprimento de obrigações de cidadão, como renovar documentos, pagar impostos e assim por diante. Se a pessoa não toma cuidado, as multas de acumulam, se tornando dívidas cada vez mais altas.

4 – Perder oportunidades

Oportunidades podem surgir quando menos esperamos, às vezes, uma oportunidade de emprego, uma viagem, uma bolsa de estudos, são muitas as possibilidades. Os procrastinadores costumam perder várias delas exatamente por serem desorganizados com suas obrigações.

Um indivíduo que não levou a sério seu curso de idiomas, por exemplo, por faltar às aulas e não fazer as atividades, pode perder uma vaga de emprego exatamente por não ter essa habilidade em seu currículo.

5 – Baixa autoestima

Todos esses exemplos citados até aqui têm como principal consequência a baixa autoestima da pessoa procrastinadora. Ela olha para o lado e vê que os outros estão cumprindo suas obrigações, evoluindo, conseguindo oportunidades, enquanto está estagnada, sem saber gerenciar seu tempo, deixando de experimentar a satisfação do dever cumprido. Isso a faz se afundar cada vez mais na insatisfação e na procrastinação.

7 Dicas para se livrar da Procrastinação e ser mais produtivo

Depois de entender melhor o que é procrastinação, seus fatores geradores e consequências, chegou o momento de descobrir como se livrar dela. As dicas que você verá a seguir sugerem ações simples e ao mesmo tempo poderosas, capazes de promover grandes mudanças.

1 – Faça uma lista com suas tarefas

Criar listas é algo simples, que pode tanto ser feito em um bloco de papel quanto em um aplicativo, e faz toda a diferença na hora de se livrar da procrastinação. Ter ali, visível, todas as tarefas que precisa realizar, com datas e horários, é ótimo para começar a gerenciar o tempo. No início, talvez não tenha muita noção do tempo a ser destinado para cada atividade, mas, aos poucos, irá se conhecer e se adaptar ao método.

2 – Aprenda a reconhecer o início da procrastinação

A procrastinação, na maioria das vezes, começa sem que a pessoa se dê conta, então, quando ela vê perdeu horas de trabalho. Para se livrar desse hábito é preciso aprender a reconhecer o início, talvez pegar o celular e entrar nas redes sociais, trocar mensagens com amigos, ligar a tv. Cada um tem os seus próprios gatilhos, saiba identificar os seus.

3 – Separe tarefas grandes em etapas

Pode ser realmente desanimador olhar para uma tarefa enorme e trabalhosa e imaginar que se sentirá feliz apenas depois de concluí-la. Para driblar o cérebro e se motivar, é importante separá-la em etapas, lembrando que isso pode ser aplicado a qualquer tipo de atividade.

Imagine que seja uma pia enorme de louças, pensar nela como um todo pode ser realmente desanimador. Mas, em vez disso, procure focar em uma categoria de utensílios por vez, como talheres, copos, pratos, panelas. Dedique-se a cada uma delas e, quando perceber, terá terminado.

4 – Elimine as distrações

Na segunda dica, falamos sobre identificar o início da procrastinação, com base nas respostas que obtiver, poderá saber o que mais costuma te distrair e, então, eliminar isso do ambiente quando precisar se concentrar. Talvez as notificações do celular, as conversas das pessoas que estiverem no mesmo ambiente, a tv ligada. Fazendo isso, você irá se adiantar e evitar que te atrapalhem, minimizando as chances de perder o foco.

5 – Crie recompensas para si mesmo

O cérebro humano busca recompensas, é por isso que é tão motivador fazer uma tarefa sabendo que, ao final, terá um benefício. Dessa maneira, mais uma forma de vencer a procrastinação envolve criar recompensas para si mesmo, com coisas simples e que, obviamente, não te prejudiquem. Pode ser um momento de descanso, um tempo nas redes sociais, o que preferir.

6 – Apenas comece

Se costuma ficar se enganando, dizendo que vai começar uma tarefa quando tiver as condições perfeitas, pare imediatamente de fazer isso e apenas comece. Use as ferramentas e condições que tiver, fazendo o seu melhor dentro daquelas possibilidades. Essa é a chave para se desenvolver e usar o seu tempo com inteligência.

7 – Se falhar, apenas retorne

Por fim, mesmo que se esforce para vencer a procrastinação, é natural que em algum momento acabe se deixando levar. Desde que não seja frequente, tudo bem, isso pode acontecer. Nesse caso, em vez de se culpar e entrar em um ciclo de negatividade, apenas retorne ao ritmo anterior, simples assim.

A procrastinação é um hábito extremamente prejudicial, que rouba um dos recursos mais valiosos que você possui: o seu tempo. Use-o com sabedoria e será recompensado com uma fantástica sensação de dever cumprido.

Este conteúdo foi útil para você? Passe-o adiante, compartilhando-o em suas redes sociais!

 

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010