Porque e como devemos dar um feedback

O feedback é uma das maneiras mais efetivas de avaliar a performance e produtividade de profissionais, colaboradores e equipes de qualquer empresa ou instituição. Além disso, é um importante instrumento para a gestão corporativa, pois permite mensurar de maneira efetiva se as conquistas e resultados alcançados estão alinhados com as expectativas da organização.

Feedback nada mais é do que “dar um retorno”, ou seja, um repasse de informações sobre os comportamentos, atitudes e o desempenho da pessoa em questão.

Quando realizada de maneira profissional, esta atitude pode promover e estimular melhorias e desenvolvimento contínuo nos colaboradores presentes na organização. Pode também ser um ótimo auxílio para aprimorar capacidades e talentos, desenvolver novas habilidades, identificar pontos fortes e aspectos profissionais que precisam ser aperfeiçoados ou melhores trabalhados.Com funcionários bem orientados e motivados, irá diminuir a rotatividade em sua empresa, uma vez que ela será vista como um local de aprendizado, desenvolvimento e crescimento, além de estabelecer uma relação de confiança entre as equipes e seus superiores.

Um feedback eficaz é aquele que tem como principal objetivo a melhoria dos profissionais, e não apenas ressalta aspectos negativos no comportamento ou no trabalho do colaborador. Para não ser temido e nem visto como “perseguição”, este retorno deve ser realizado de maneira imparcial e como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

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Dicas de Coaching para realizar feedbacks efetivos

Confira algumas importantes ferramentas de Coaching para realizar feedbacks construtivos e assertivos.

Feedback Burguer

Trata-se de um poderoso instrumento para auxiliar na realização de uma crítica construtiva. Esta ferramenta é composta de três ações:

  1. Gerar receptividade e abertura no profissional por meio de um elogio genuíno e verdadeiro. Exemplo: “Eu compreendo suas atitudes, foi o melhor que poderia ter feito naquela determinada situação.”
  2. Realizar o feedback destacando os pontos que podem ser melhorados. Exemplo: “Se você tomar uma atitude diferente da que tomou naquela determinada situação, os resultados podem ser melhores.”
  3. Encerrar o feedback com foco total no futuro. Exemplo: “Excelente! Faça assim e seus resultados serão extraordinários!”

Avaliação 360º

Trata-se de uma das principais ferramentas de avaliação profissional utilizadas atualmente. Desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, a Avaliação 360º é um método altamente eficaz de avaliação de profissionais, que promove feedbacks entre colaboradores, equipes e líderes.

Com ela, é possível avaliar a si próprio e os colegas, chefes e subordinados a partir da análise de comportamentos e atitudes, pontos fortes e que precisam de melhoria.

Escala

A escala é um importante auxílio para a realização de um bom feedback, pois leva à reflexão e à mudança.

Ela é aplicada com perguntas como: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você verdadeiramente acredita que pode melhorar seu trabalho?”, “O quanto você efetivamente se comprometeu com a realização desta tarefa?”, “O que você pode fazer hoje para melhorar a sua atuação profissional?”, “De que modo e em quanto tempo?”.

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Patrocínio Positivo

Trata-se de uma técnica de Coaching que consiste em fazer afirmações positivas a fim de gerar confiança e abertura no colaborador que recebe o feedback. Ex: “Estamos juntos, conte comigo!” e “Você pode tudo, acredite em seu potencial”.

Você tem realizado feedbacks assertivos e construtivos? Que outras ferramentas você utiliza em seu dia a dia de trabalho para avaliar o desempenho de seus colaboradores? Contribua deixando o seu comentário!

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