Liderança exige humildade

liderança, barcos.

Primeiramente, seja humano. / Copyright: max sattana

Qual você acredita ser a característica mais marcante em um líder? Embora para gerenciar uma equipe seja necessário possuir uma série de habilidades, é preciso ter em mente que, antes de tudo, liderança exige humildade. É sendo humilde que um líder conseguirá conhecer sua equipe, aprender com ela e inspirá-la a trilhar um caminho de crescimento.

Quer saber mais a respeito da importância da humildade para uma liderança eficaz? Então continue a leitura e confira dicas de como ser um líder humilde e inspirador.

A felicidade é imprescindível para uma boa liderança!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Liderança e humildade: entenda essa relação

Para que entenda melhor a relação entre liderança e humildade, vamos citar um exemplo de ausência dela. Imagine um chefe que não ouve seus colaboradores, colhe os louros sozinho das conquistas da equipe e se coloca acima dos demais apenas por causa do seu cargo. Como acha que os funcionários se sentirão em um ambiente assim?

É natural que as pessoas se fechem quando estão sob a gerência de alguém que está o tempo todo dando ordens, não ouve ninguém e age como se fosse mais importante do que todos. Essa é uma postura contrária a tudo o que se espera de um verdadeiro líder.

O exemplo escancara os problemas que a falta de humildade pode gerar para uma equipe e toda a empresa. Afinal, um chefe que se comunica com rispidez e não dá o devido valor aos funcionários acaba gerando um clima ruim. Como consequência, a produtividade não cresce e as pessoas não se sentem motivadas para inovar.

Por outro lado, quando há humildade, o chefe se torna um verdadeiro líder. Assim, as pessoas se tornam produtivas e dedicadas, não por medo e sim por inspiração. Portanto, se você deseja liderar com maestria e extrair o melhor de cada um dos seus colaboradores, tenha a humildade como um guia.

7 Dicas para uma liderança com humildade

Liderar não é apenas dar ordens ou dizer se algo está certo ou errado. Liderança requer muito mais que isso e, principalmente, humildade para construir bons relacionamentos com sua equipe. Confira, a seguir, algumas dicas para ser um líder humilde e inspirador.

1. Reconheça que não sabe tudo

A primeira atitude para fortalecer sua humildade é reconhecer que não sabe tudo. Por mais que seja um profissional preparado e que tenha sido escolhido para ocupar um cargo de gerência, ainda assim tem muito a aprender. Na realidade, ninguém nunca chegará ao ponto em que sabe tudo, sempre existe algo novo a ser descoberto.

A partir desse primeiro passo, você irá adquirir uma postura mais humilde perante a equipe. Assim, se mostrará aberto a ensinar tanto quanto aprender, trocar experiências e construir uma relação positiva e produtiva com os seus liderados.

2. Trate a todos com respeito

O respeito deve estar presente em todos os tipos de relacionamentos. Em se tratando de liderança, ele mostra que aquele que está em uma posição de gerência sabe que isso não o torna melhor do que os demais. Jamais levante a voz para impor autoridade, porque quando se tem bons argumentos essa exaltação é totalmente desnecessária.

3. Saiba ouvir os colaboradores

Chefes acham que apenas eles precisam ser ouvidos, já o verdadeiro líder escuta com atenção seus colaboradores, porque sabe que eles têm muito a acrescentar. Muitas vezes, quem está ali, vivenciando as tarefas da empresa de perto, consegue ter uma visão que os gerentes não possuem. Por isso, é muito importante ouvir as pessoas e acolher o que elas dizem.

4. Reconheça suas falhas

Até mesmo os melhores líderes falham, porque continuam sendo seres humanos. Nesses casos, é necessário reconhecer o erro e jamais tentar terceirizá-lo a um colaborador. Essa é uma postura que demonstra total despreparo para a liderança e, portanto, deve ser evitada.

Inclusive, se os líderes são responsáveis por um time, devem se responsabilizar pelas falhas coletivas perante a gestão. Em vez de buscar culpados, devem se concentrar em encontrar soluções. Então, em seguida, dar os feedbacks que forem necessários para que todos aprendam com a experiência.

5. Compartilhe as conquistas com a equipe

Em se tratando das conquistas, é fundamental que o líder as compartilhe com sua equipe, afinal, é o trabalho de todos que possibilita que bons resultados sejam alcançados. Uma postura individualista não combina com alguém que está à frente de um time.

Um chefe que não reconhece os esforços dos seus subordinados deixa de utilizar uma ferramenta fantástica para estimular a dedicação. Compartilhar as conquistas com a equipe, além de justo, é extremamente importante para alcançar bons resultados.

6. Exalte as qualidades dos liderados

É papel do líder extrair o melhor de cada colaborador e, para isso, é preciso ter humildade para reconhecer as qualidades de todos. Além disso ser um grande fator motivador, ao reconhecer os pontos fortes dos membros do time, fica mais simples delegar tarefas, já que saberá exatamente o que cada um faz melhor.

7. Estimule-os a se desenvolverem

Por fim, para uma liderança com humildade, é preciso estimular os funcionários a se desenvolverem, sem medo de que eles se tornem melhores e se sobressaiam. O bom líder reconhece o seu próprio valor e, portanto, não deixa de estimular o desenvolvimento da equipe por insegurança.

A humildade é fundamental para uma liderança eficaz

Se você almeja alcançar um cargo de liderança, procure desenvolver o seu lado mais humano e aprenda a lidar com o seu pessoal. Saiba a melhor maneira de falar com os colaboradores, procure entender mais sobre gestão de pessoas, como lidar com desafios, como se comportar diante de situações de estresse e pressão.

Uma excelente dica para você que pretende alcançar um objetivo tão importante como possuir um cargo de liderança, é se especializar e conhecer mais sobre esse universo. Já ouviu falar no curso Leader Coaching Training do IBC – Instituto Brasileiro de Coaching? Vale muito a pena conhecer e investir em você e na sua carreira!

Tire um tempinho e faça uma leitura para conhecer mais sobre o curso. Aproveite para compartilhar este material em suas redes sociais e deixar um comentário no espaço abaixo nos contando suas experiências sobre liderança.

E aí, curtiu esse conteúdo?

Saiba que ele é apenas a pontinha do iceberg e você pode desenvolver suas habilidades de liderança muito mais. Baixe agora o ebook Leader Coach e aprenda como extrair o máximo resultado da sua equipe.
Preencha o formulário, é de graça.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010