O que avaliar na hora da mudança de emprego

homem escolhendo entre dois caminhos

© Depositphotos.com / alphaspirit Buscar novas experiências pode ser muito enriquecedor, mas é sempre necessário avaliar as circunstâncias que envolvem uma possível mudança de emprego.

Hoje em dia, uma das características mais marcantes do mercado brasileiro é a alta rotatividade dos profissionais. Isso acontece por conta da personalidade inquieta e aventureira da geração que domina o mercado atualmente, pela oscilação nos índices de desemprego do país e por causa da intensa busca por mão de obra qualificada, e bons talentos que possam contribuir nos projetos empresariais.

Buscar novos desafios e aperfeiçoar os conhecimentos com novas experiências de vida pode ser muito enriquecedor, mas é preciso avaliar bem todas as circunstâncias que envolvem uma possível mudança de emprego antes de correr o risco de se perder algo que já é garantido. É preciso colocar na balança os prós e contras do emprego atual, verificando quais benefícios e problemas uma mudança pode trazer.

Priorizar a qualidade de vida e felicidade é imprescindível! Confira alguns fatores a serem levados em conta para essa avaliação:

Salário

Se a mudança de empresa será para o mesmo cargo do emprego atual ou para um cargo melhor, deve-se considerar uma média de 30% de aumento salarial para que a proposta se torne interessante.

Por outro lado, se a ideia é mudar de área e se aventurar na realização de um sonho ou buscar uma atividade que traz mais satisfação, ganhar o mesmo salário e até começar um pouco abaixo pode vale a pena. Por isso, em vez de pensar apenas no financeiro, avalie o que está motivando o desejo de mudança.

Horas de trabalho

Se o novo emprego representa aumento de expediente, é preciso considerar que o salário seja maior e quais benefícios essas horas a mais de trabalho podem trazer. Trabalhar horas a mais ou a menos interfere diretamente na qualidade de vida, e é preciso avaliar até que ponto isso representa uma evolução na sua carreira.

Local e deslocamento até o trabalho

Trabalhar em casa, ou perto de casa, poupa o estresse do trânsito e das horas perdidas em deslocamento, além de representar uma grande economia para o funcionário. Avalie se a empresa dos sonhos se localiza a uma distância viável e se você se sentirá bem ao fazer esse percurso diariamente. Considere que grande parte do estresse do dia a dia de trabalho está mais relacionada ao deslocamento do que à execução das tarefas em si.

Satisfação no emprego atual

O emprego atual já não traz novos desafios? As relações interpessoais não estão boas? A filosofia da empresa já não corresponde às suas expectativas? Você se sente desmotivado e acha que a rotina já se tornou monótona? Caso a resposta para alguma dessas perguntas foi “sim”, talvez realmente seja o momento de se buscar novos desafios.

É muito importante se identificar com seu trabalho, sentir que está no emprego certo e se sentir dignificado com ele. Não faz sentido permanecer em um ambiente que entristece ou não desafia.

Plano de carreira

Se você sente que está preparado para novos desafios, mas percebe que não terá chance de crescimento onde está, é hora de alçar voo. No entanto, se lançar em um cargo de maior responsabilidade sem estar preparado pode ser um tiro no pé. Portanto, esteja seguro e preparado antes de ousar uma mudança na carreira. É importante avaliar, ainda, se não existe a possibilidade de crescimento dentro da empresa atual, e se isso não pode ser interessante para você e para a chefia.

Depois de avaliar todos os pontos citados, caso você realmente tenha optado por mudar de emprego, é importante manter uma postura ética e conversar com seus gestores abertamente. Deixe tudo às claras e demonstre seu respeito por toda experiência e conhecimento adquirido no antigo emprego, cumprindo o aviso prévio e ajudando a treinar o funcionário que irá substituí-lo.

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.


*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010