Como definir e atingir metas

Homem segurando um dardo

Confira o método SMART de definição de metas.

Metas e objetivos são essenciais para quem sabe aonde quer chegar e precisa de um caminho. Com o entendimento claro de qual é o lugar desejado, fica mais simples batalhar para alcançá-lo. Contudo, antes de embarcarmos nas dicas de como definir e atingir metas, é fundamental saber diferenciá-las de objetivos.

Objetivo nada mais é do que o propósito de realizar algo, isto é, o guia que define aonde se pretende chegar. Por sua vez, meta é a quantificação do objetivo. Metas são temporais e dependem de prazos. A definição de metas realistas é essencial para atingir seus objetivos. Então, vamos conferir dicas de como trabalhar melhor com elas?

Método SMART para definir metas

Para definir metas que estejam alinhadas com possibilidades reais, ainda que dependam de acontecimentos futuros, é importante conhecer bons métodos. A seguir você poderá conhecer melhor o método SMART de definição de metas.

SMART é um acrônimo para:

S – Specific (Específico)

A definição de metas deve ser feita de forma específica. Tenha objetivos claros em sua mente. Definições abstratas, como ter mais sucesso, não bastam para trabalhar bem com metas.

Trabalhe com algo mais específico, como “aumentar em 20% o faturamento da minha empresa em três anos”, ao invés de pensar apenas em ter mais sucesso. Além disso, estipule como fará para alcançar essa meta.

M – Measurable (Trabalhe com objetivos mensuráveis)

Para alcançar uma meta, é fundamental fazer um acompanhamento de perto por meio de objetivos mensuráveis. Por exemplo, se o seu objetivo é aumentar em 30% as vendas da sua empresa em três anos, deve observar se a produção está aumentando gradualmente e como está a aceitação do público consumidor.

A – Achievable (Defina objetivos atingíveis)

Trabalhar com objetivos realistas é fundamental, tanto para conseguir estruturar sua estratégia, quanto para não se frustrar. Sonhar é realmente algo muito bom, mas para que seu desejo se torne realidade ele precisa encontrar suporte no mundo real. Avalie seus objetivos e considere o quanto estão amparados na realidade.

R – Realist (Seja realista)

Como citamos acima, trabalhar com objetivos realistas é crucial para ser bem-sucedido em sua definição de metas. Durante o processo, o realismo é o que te ajudará a se manter motivado. Objetivos tangíveis, atingíveis e concretos permitem a verificação do seu sucesso ao longo do processo. Tem algo mais motivador do que ver seus desejos se tornarem realidade?

T – Time-based (Defina um prazo)

A definição de um prazo é essencial para evitar que a procrastinação te impeça de alcançar seus objetivos. Tenha em mente que objetivos sem prazo acabam tornando-se desgastantes.

Contudo, lembre-se de que se você não tiver atingido o que esperava, não deve ficar prolongando o prazo indefinidamente. Avalie a situação para entender se algo deu errado e como pode refazer seus planos com novas estratégias.

Para ser bem sucedido é preciso estar em equilíbrio consigo mesmo.
Quer descobrir qual o seu nível de felicidade? Faça o nosso teste!

Dicas para definir e atingir metas

Agora que apresentamos um método prático para definir metas, daremos dicas mais específicas de como delineá-las e alcançá-las. Saber como trabalhar com seus objetivos e metas é fundamental para ser bem-sucedido.

1. Defina o objetivo

A definição de um objetivo é o que te ajuda a se manter comprometido com seus anseios. Para dar mais força a esse intento, o ideal é escrever seu objetivo e manter o hábito de revisá-lo constantemente. Mantenha sua anotação em um lugar de destaque, o restante da equipe deve ver com facilidade. Cartolinas, post-its ou até quadros dos sonhos são excelentes aliados.

2. Faça o planejamento das suas metas

Na hora de planejar as metas, é essencial prestar atenção para que estejam realmente alinhadas com o que se espera para a empresa. Isso quer dizer que você deve saber o que deseja para a empresa e se importar de verdade.

Valorizar a meta já é um grande passo para realizá-la. Lembre-se, ainda, que se organizar ajuda você a se tornar mais produtivo. Produtividade é a principal aliada de quem está buscando alcançar uma meta, especialmente as mais ambiciosas.

3. Defina indicadores

Manter-se motivado ao longo do processo de realização das metas é essencial. A persistência para realizar uma meta depende do sentimento de que se está realmente caminhando para sua concretização. Para isso, ter controle sobre seus avanços e resultados é essencial. Se, em algum momento, você sentir que está perdendo o controle, pare e volte para a direção dos seus objetivos.

O papel dos indicadores é justamente te ajudar a avaliar o quanto seu trabalho está tendo êxito. Pode ser difícil ter um entendimento claro do quanto o trabalho está caminhando de verdade rumo ao sucesso durante o processo. Sendo assim, verificar como os indicadores vêm correspondendo às expectativas te ajudará a direcionar o trabalho para lugares de maior sucesso.

4. Execute as tarefas dando seu melhor

Pensar no que será conquistado mais adiante é muito bom, mas é necessário também ser prático. Sendo assim, comece a trabalhar com empenho desde o início do processo. Porém, tenha atenção para não cair no erro de se comprometer com muitas tarefas ao mesmo tempo. Dê prioridade para as ideias que você e sua equipe realmente têm como realizar no momento. Pensar no futuro é bom, mas não deve te impedir de viver no presente com foco.

5. Avaliar é sempre preciso

Realizar uma meta após muito trabalho é realmente recompensador, mas não deve te desviar da praticidade do método. O ideal é pensar a respeito do que deu certo e do que não deu tão certo assim. Avalie os procedimentos que levaram ao êxito e também aqueles que geraram dores de cabeça ao longo do trabalho.

Essa avaliação constante permite a você identificar quais são as melhores formas de trabalhar com seus objetivos e metas. Lembre-se sempre da máxima que diz que nada pode nos ensinar mais do que uma derrota.

Quando perdemos, tendemos a direcionar nosso foco para consertar os erros e obter sucesso em uma próxima tentativa. Reavalie sempre o quanto seus objetivos e metas estão alinhados realmente com o seu potencial.

Definir e atingir metas se torna mais simples quando se aprende a aliar sonho e praticidade. Desejamos que você consiga alcançar todas as metas estabelecidas e realizar seus sonhos, alcançando, assim, resultados extraordinários!

O artigo é bom, né?

No IBC é assim, não custa nada evoluir e alcançar resultados extraordinários. Se você quer seguir por esse caminho de evolução é só baixar o nosso e-book gratuito,
Tudo sobre Coaching. Preencha o formulário abaixo com seus dados para ler.
José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010