Identidade Profissional – O que é e qual a sua importância

homem fazendo sinal de positivo com as mãos

Confira do que se trata o conceito de Identidade Profissional e qual a sua importância

Você já ouviu falar a respeito de identidade profissional e sua importância? Trata-se de um conceito que está ligado ao que cada indivíduo espera da própria carreira. Os caminhos que deseja trilhar, como quer que os clientes e o mercado enxerguem seu trabalho e assim por diante.

É a partir da identidade profissional que se forma a sua imagem profissional, a marca que deseja deixar no mercado e no mundo. Siga a leitura para entender melhor o assunto, sua relevância e conferir dicas de como definir a sua própria identidade em relação à sua profissão.

[php_everywhere instance=”2″]

O que é Identidade Profissional?

Podemos resumir o conceito de identidade profissional como a combinação entre as habilidades técnicas da profissão e as experiências pessoais do indivíduo. Afinal, mesmo que existam vários médicos dermatologistas em uma mesma cidade, cada um terá sua expertise e sua forma de atendimento.

Reconhecer essas características próprias é importante porque permite que o profissional as explore e crie uma identidade única. Com a grande concorrência em praticamente todas as áreas, se destacam aqueles que apresentam diferenciais aos clientes.

Podemos dizer que, de alguma forma, todos os profissionais possuem uma identidade. Contudo, aqueles que o fazem de maneira intencional têm como vantagem o fato de que podem incluir detalhes que possam favorecê-lo. A forma de atendimento, os tipos de serviços oferecidos, o perfil de público almejado, tudo isso conta.

Assim como empresas possuem missão, visão e valores, os profissionais também precisam dessas informações para norteá-los em suas escolhas e permitir que se posicionem corretamente no mercado.

Por que ter uma Identidade Profissional é importante?

A identidade profissional é importante por dois motivos principais. Em primeiro lugar, por permitir que o profissional crie sua marca, que é o que permitirá que ele se destaque em meio aos demais. Outra razão está ligada a aspectos internos, como fazer escolhas ligadas à própria carreira.

Alguém que sabe exatamente o que deseja construir terá mais facilidade de fazer escolhas considerando seu propósito. Assim, evitará se envolver em áreas que não são do seu interesse, seja por dúvida ou pressões externas.

Definir a própria identidade profissional está para a carreira assim como o autoconhecimento está para o desenvolvimento pessoal. Afinal, é se conhecendo verdadeiramente que o indivíduo consegue tomar decisões de modo assertivo, privilegiando o que espera da própria vida.

7 Dicas para desenvolver sua Identidade Profissional

Desenvolver sua identidade profissional envolve se conhecer melhor, entender como está sua carreira atualmente e o que espera dela. É a partir disso que terá as informações que precisa para deixar a sua marca no mercado.

1. Invista no autoconhecimento

Em primeiro lugar, procure se conhecer, entender sua essência, como sua carreira está agora e o que deseja alcançar nesse campo da vida. Quanto mais se conhecer, mais ferramentas terá para explorar e construir uma identidade profissional única. É isso que permitirá que se potencialize e construa uma marca forte.

2. Defina sua missão, visão e valores como profissional

Qual é a sua missão, visão e valores como profissional? Encontrar respostas para esse questionamento te dará uma boa direção sobre a sua identidade. Porém, saiba que a ideia é realmente se questionar para entender cada um desses pontos. Respostas clichês não irão ajudar, pois não representam sua verdadeira essência.

3. Identifique seus diferenciais

Por que um cliente deve procurar os seus serviços e não de outro profissional da mesma área? Quais são os diferenciais que você oferece? Vale mencionar que não existe resposta correta, cada indivíduo deve descobrir as características que o tornam único.

Aqui se incluem aspectos como: uma especialidade que poucos possuem, a forma de atendimento e até traços da personalidade. Pode ser qualquer ponto que ofereça algum tipo de valor ao cliente e que poucos possuam. Assim, somando todos eles, irá chegar a uma combinação única, a sua identidade profissional.

4. Ofereça um atendimento diferenciado

O atendimento é um ponto bastante importante dentro do conceito de identidade profissional. Como geralmente não é o próprio indivíduo que atende os clientes inicialmente, é essencial que os responsáveis por esse papel sigam as características da identidade construída.

De nada adianta um advogado, por exemplo, ter como marca o fato de ser extremamente atencioso e contar com um recepcionista que se mostra apático. Tudo dentro da empresa deve estar alinhado com a imagem que se deseja que seja passada.

5. Atente-se à sua apresentação pessoal

A apresentação pessoal é um dos componentes da identidade profissional, afinal, a forma como nos apresentamos e nos comportamos contribui para a imagem que os outros terão de nós. Atentar-se à forma de se vestir e se portar não é futilidade, tudo isso conta para contribuir com a impressão que os clientes terão a seu respeito.

6. Busque melhorar continuamente

A identidade profissional não deve ser algo definitivo, afinal, estamos todos em constante transformação. Sendo assim, busque melhorar continuamente, tanto em relação a aspectos técnicos quanto de atendimento e apresentação pessoal. Observe os clientes, o que eles estão buscando, as tendências do mercado, tudo isso irá te ajudar em seu processo de desenvolvimento.

7. Invista em marketing

Por fim, é importante que invista em marketing para que a sua identidade profissional seja fortalecida. Para isso, é necessário contar com os serviços de um especialista que crie uma identidade visual alinhada com a imagem que deseja passar. Ter uma logomarca e cores que tenham relação com seus valores é muito importante, especialmente em uma época em que as pessoas valorizam muito os aspectos visuais.

Viu só como ter uma identidade profissional é importante para construir uma carreira de sucesso? Lembre-se sempre que o seu maior diferencial é ser você, portanto use isso como vantagem para oferecer aos seus clientes o que os concorrentes não oferecem!

Vale destacar que essa máxima também se aplica a profissionais que atuam como colaboradores de empresas. Afinal, em processo seletivos será necessário lidar com concorrentes, ao longo da carreira também precisará competir com outras pessoas para conquistar promoções. Sem uma identidade forte, acabará se tornando apenas mais um.

Você já havia pensado a respeito de identidade profissional? Acredite que já tem uma? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais para passar a informação adiante!

[php_everywhere instance=”1″]

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010