A pandemia está durando mais tempo do que a maioria das pessoas imaginava. Desde o início, há uma grande expectativa sobre quando tudo voltará ao normal. Inclusive, muitos têm traçado os seus planos pós pandemia, incluindo tudo o que foram obrigados a deixar de fazer por conta do vírus.
Se planejar é algo bastante positivo, tanto no sentido de organização de esforços e recursos, quanto de fortalecimento da motivação. Entretanto, no caso da pandemia especificamente, é preciso ter cautela para evitar criar expectativas demais.
Hoje, mais do que nunca, sabemos que não temos como controlar tudo. Sendo assim, se está fazendo planos de festas, viagens e atividades que envolvem aglomerações e contato com outras pessoas, continue lendo para saber como fazer isso de forma positiva e realista.
[php_everywhere instance=”2″]
Planos pós pandemia: é possível fazer?
Para dar início ao artigo, é preciso responder a um questionamento que muitos têm feito, se é possível fazer planos pós pandemia. E a resposta é que sim, dá para fazer planos, desde que se tenha atenção a alguns cuidados.
Em primeiro lugar, diferente de outras situações no passado, é preciso considerar que não há uma data para que a pandemia seja declarada como encerrada. Especialistas apontam que quando uma parcela significativa da população de cada país estiver vacinada, o vírus será contido e os riscos de contágio serão reduzidos ou até eliminados.
Então, se os seus planos envolvem viagens para outros países, é preciso ter uma dose extra de cautela. Afinal, há diferença no controle da situação em cada local, sem contar nas possibilidades de fechamento de fronteira para pessoas de países específicos, como o Brasil.
Mais um aspecto está ligado a eventos, como no caso de quem pensa em se casar e reunir amigos e familiares, por exemplo. É provável que as coisas retornem gradativamente, então, não é recomendado planejar um evento com muitas pessoas e em curto prazo. Ser otimista demais pode acabar gerando frustração e até prejuízos financeiros, caso os planos não se concretizem.
Planos pós pandemia: dicas para se organizar e evitar frustrações
Se deseja fazer planos para se organizar para o futuro e fortalecer sua motivação para se manter firme até o fim da pandemia, é interessante considerar as dicas a seguir. Através das ações que iremos apresentar irá conseguir se planejar sem que isso faça com que crie expectativas demais e possa se frustrar caso não se concretizem.
1. Saiba diferenciar desejos de expectativas
Em primeiro lugar, é preciso saber diferenciar desejos de expectativas excessivas. É totalmente natural esperar que o melhor aconteça, inclusive, é recomendado pensar de modo positivo. O que não se deve fazer é criar na mente uma sequência de acontecimentos quando não há qualquer garantia de que vão se concretizar.
Por exemplo: uma pessoa deseja o fim da pandemia para realizar o sonho de viajar para outro país. Está tudo bem ter esse desejo, desde que não se crie expectativas demais, como a data para que a viagem aconteça e outros detalhes.
2. Entenda e aceite a situação atual
A pandemia é o tipo de acontecimento que não temos como controlar, desse modo, a única alternativa é aceitar a situação. Lembre-se sempre que aceitação não precisa ser sinônimo de comodismo e sim de encarar a realidade e agir com as condições que tiver. Essa visão te dará mais confiança e ajudará a evitar frustrações.
3. Tenha cautela com planos financeiros
Se for fazer planos que envolvam finanças, como viagens e eventos, tenha cautela. Como não temos datas certas para o retorno de festas com muitos convidados e acesso a outros países, é necessário manter a calma.
Caso realmente precise realizar pagamentos agora, certifique-se de que no contrato haja cláusulas ligadas ao cancelamento com devolução dos valores pagos. Evite fechar negócio sem pensar em todos os pormenores envolvidos, isso irá te ajudar a evitar problemas futuros.
4. Seja flexível e crie planos alternativos
Ao se planejar, lembre-se de que a palavra de ordem da atualidade é: adaptabilidade. Portanto, crie planos alternativos caso os projetos iniciais não possam acontecer. Se vai se casar e deseja viajar em lua de mel para outro país, crie esse plano ideal e, em seguida, opções com menos convidados e uma viagem dentro do Brasil, por exemplo.
Ter um plano B fará com que consiga se adaptar de forma mais simples em relação a questões burocráticas e, claro, evite se frustrar por não ver seu desejo se realizar. Ser flexível é sinal de inteligência e força.
5. Concentre-se no que pode controlar
Em vez de se ocupar com pensamentos ligados ao que não pode controlar, concentre-se no que está ao seu alcance. Faça o que puder com as condições que tiver, se cuide, cuide dos seus familiares, se informe e siga as recomendações das autoridades de saúde. Assim, terá como se planejar seguindo informações seguras e confiáveis.
6. Seja grato pelo momento presente
Por mais que deseje realizar os seus planos pós pandemia, lembre-se de ser grato pelo momento presente. Reconhecer as coisas boas te ajudará a se manter motivado e positivo enquanto durar esta situação. Afinal, como já mencionado, não temos como controlar grande parte do que está acontecendo, apenas as nossas próprias ações.
7. Coloque sua segurança e das outras pessoas em primeiro lugar
Por fim, por mais que tenha objetivos e deseje que se realizem, coloque a sua segurança e das outras pessoas em primeiro lugar. Uma viagem ou evento podem ser mesmo muito especiais, mas perdem o sentido se colocam a sua saúde ou daqueles que ama em risco. Pense nisso!
O ser humano tende a se conformar com mais serenidade em relação aos desafios da vida quando percebe que não está sozinho na situação em questão. E a pandemia trouxe exatamente isso, afinal, embora em condições diferentes, todos estão precisando lidar com grandes mudanças e obstáculos.
Você não é a única pessoa que precisou mudar planos e se adaptar. Tenha isso em mente quando for se planejar e renove sua motivação para seguir adiante.
Este conteúdo te ajudou e te inspirou de alguma maneira? Deixe seu comentário abaixo e aproveite para passar as dicas e a reflexão adiante!
[php_everywhere instance=”1″]
Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.
*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.