Quais passos para ser uma pessoa de atitude?

Confira uma lista com 7 dicas para você que quer ter mais atitude em sua vida

Ser uma pessoa de atitude é fundamental para alcançar os seus objetivos e escolher de forma consciente os caminhos que sua vida irá tomar, em vez de simplesmente deixar que as coisas aconteçam. Assumir essa postura decidida é aceitar que o medo irá surgir em muitas situações, mas que pode e vai agir mesmo assim, pois é mais forte que ele.

Se deseja saber como se tornar uma pessoa de atitude, alguém que faz em vez de esperar que façam por ela, continue a leitura e confira os passos necessários para chegar lá.

[php_everywhere instance=”2″]

10 Passos para ser uma pessoa de atitude

Todos nós temos um incrível poder em nossas mãos: o poder de escolher, agir, transformar. Entretanto, muitos não se apoderam dele, seja por medo ou por não terem se dado conta de que o possuem. Se deseja mudar isso e se tornar uma pessoa de atitude, comece agindo e colocando as dez dicas a seguir em prática.

1 – Se conheça e saiba o que deseja

Em primeiro lugar, é preciso que volte sua atenção para si, para a sua essência, os seus valores, as coisas que considera importantes e deseja para a sua vida. Geralmente, as pessoas inseguras se sentem assim exatamente por não se conhecerem verdadeiramente.

Por mais que pareça óbvio que um indivíduo conheça a si mesmo, a verdade é que muitos não se conhecem inteiramente. Essa conexão interna apenas acontece quando permitimos, quando paramos para nos observar, nos questionar. Faça isso e dê o primeiro passo para se tornar uma pessoa mais confiante e decidida.

2 – Simplesmente faça o que precisa ser feito

Se tem o hábito de colocar empecilhos para as suas ações, alimentando pensamentos do tipo: “não vou conseguir mesmo, então nem vou tentar” ou “isso não é para mim”, procure mudar sua visão.

Pense bem, como pode saber que não irá conseguir algo se nem ao menos tentar? Evite que essas ideias te impeçam de agir, simplesmente vá e faça o que precisa ser feito, o máximo que pode acontecer é não dar certo e não há problema algum em falhar.

3 – Evite as comparações

Mais um tipo de pensamento que costuma impedir que as pessoas tomem atitudes são as comparações. Um indivíduo que sonha em começar a praticar um esporte, por exemplo, mas se compara com atletas profissionais, certamente irá desanimar por não ter as mesmas habilidades que eles possuem.

Entretanto, o que muitos se esquecem ao se comparar é que cada um tem a sua jornada. Os atletas um dia foram iniciantes, eles não nasceram profissionais. É por isso que a comparação não é positiva e deve ser substituída pela inspiração, ou seja, admirar e se inspirar em alguém, respeitando suas individualidades, é diferente de querer ser igual.

4 – Recuse o papel de vítima

Quando uma pessoa se vitimiza, ela ignora que tem o poder de agir e transformar as coisas e, quando não tem, pode escolher como irá reagir ao que lhe acontecer. Sempre que perceber que está se colocando como uma vítima das situações, lembre-se que ficar nesse lugar, que é aparentemente confortável, gera um preço muito alto a pagar, que é a inércia e a impossibilidade de escolher os próprios caminhos.

5 – Concentre-se no que pode mudar

Na vida, estamos sempre lidando com dois tipos de situação, aqueles que podemos mudar e as que estão fora do nosso alcance. E é um grande erro desperdiçar energias com aquilo que não podemos alterar. Por essa razão, procure sempre identificar o tipo de situação que está à sua frente, assim, saberá se pode tomar uma atitude para resolver ou se deve aceitar e mudar as suas percepções a respeito.

6 – Restrinja suas escolhas para se manter no caminho certo

Se você se conhece e sabe o que deseja para sua vida, existe uma estratégia interessante para evitar desviar do caminho, que é restringir as suas escolhas. Isso significa usar o seu poder de ação para se prevenir contra as distrações. Reflita e identifique os vilões da distração em relação aos seus objetivos, assim, poderá tomar atitudes para se prevenir contra eles.

7 – Comprometa-se com os seus objetivos

Sabe quando uma pessoa muito querida te pede um favor e você se compromete a fazer o que ela pediu? Já pensou em fazer o mesmo em relação a si mesmo? Você, mais do que ninguém, merece o seu próprio comprometimento, porque merece os resultados que ele lhe trará.

Sendo assim, procure sempre honrar os compromissos que faz consigo mesmo, tanto quanto faz com os dos outros. Você e seus sonhos são importantes, portanto, trate-os como tal.

8 – Dê significado para as suas ações

Para alcançar um objetivo, seja ele pessoal ou profissional, é preciso realizar uma série de ações que, sozinhas, parecem não ter significado, mas têm. Se você estiver consciente a respeito do sentido de cada pequena atitude, se sentirá muito mais motivado a realizá-las. Uma tarde de estudos, por exemplo, é mais do que parece, é um passo rumo ao seu crescimento profissional.

9 – Cuide da sua saúde física e emocional

Pessoas de atitude não são super heroínas, eles sentem medo, sofrem e podem adoecer. Desse modo, é fundamental que cuide da sua saúde física e emocional com muita responsabilidade. Afinal de contas, se não estiver se sentindo bem física e emocionalmente, não conseguirá manter a sua postura ativa e decidida.

10 – Aceite que falhas fazem parte do processo

Por último, é de extrema importância que entenda que falhas fazem parte do processo e que um erro não deve ser motivo para que desista e volte à inércia. Ser uma pessoa de atitude é reconhecer que toda ação possui riscos de dar errado e que está tudo bem, porque se o resultado for diferente do esperado uma coisa é certa, uma lição virá.

Como diz a bela canção de Geraldo Vandré, quem sabe faz a hora não espera acontecer. Por isso, não espere acontecer, faça a sua hora, vá atrás dos seus sonhos, você é capaz de realizá-los.

Aproveite e passe a motivação adiante, compartilhando este conteúdo em suas redes sociais!

[php_everywhere instance=”1″]

 

José Roberto Marques

Sobre o autor: José Roberto Marques é referência em Desenvolvimento Humano. Dedicou mais de 30 anos a fim de um propósito, o de fazer com que o ser humano seja capaz de atingir o seu Potencial Infinito! Para isso ele fundou o IBC, Instituto que é reconhecido internacionalmente. Professor convidado pela Universidade de Ohio e Palestrante da Brazil Conference, na Universidade de Harvard, JRM é responsável pela formação de mais de 50 mil Coaches através do PSC - Professional And Self Coaching, cujo os métodos são comprovados cientificamente através de estudo publicado pela UERJ . Além disso, é autor de mais de 50 livros publicados.



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010