Motivação para trabalhar e produzir em momentos de crise

Motivação Motivação: Saiba como trabalhar em tempos de crise

 

Sim, o momento que estamos atravessando atualmente se trata de uma verdadeira crise sem precedentes. De uma hora para outra a vida de todos nós, ao redor do mundo inteiro, foi transformada e virou de cabeça para baixo, fazendo com que fossemos pegos de surpresa e nos deixando simplesmente sem saber como agir. 

No que diz respeito especificamente ao trabalho, o cenário também sofreu mudanças grandes e abruptas. Em um momento todos se preparavam para mais um dia de rotina no escritório e no outro nos vimos presos em casa, sendo obrigados a estabelecer e adaptar a nossa rotina profissional ao ambiente que antes utilizávamos apenas para desfrutar da companhia de nossos familiares e também para descansar. 

Mas por mais que o contexto seja de grande confusão e instabilidade, é preciso que nos adaptemos e sigamos em frente motivados, para que, dessa maneira, consigamos superar cada novo desafio e cada dia com fé e esperança de que logo tudo isso vai passar e teremos a oportunidade de reorganizar nossas rotinas, tanto de trabalho quanto pessoais, da melhor maneira possível. 

É por esta razão que o artigo de hoje é uma produção especial, não só para que você consiga manter a motivação no trabalho neste momento específico, mas em qualquer outra situação de crise que surgir em sua jornada profissional. 

Confira abaixo as nossas dicas e comece a colocá-las em prática assim que terminar esta leitura!

Mantendo a motivação e a produtividade em momentos de crise

Realmente, quando uma crise se configura, seja em que contexto for, parece que é pedir muito que as pessoas mantenham-se motivadas e produtivas, em meio a um cenário de grande instabilidade. Isso acontece principalmente pelo fato destas não saberem e não terem certeza de como será o dia de amanhã.

Porém, mesmo que a situação se mostre desfavorável, não podemos encarar isso como um impeditivo para encontrarmos diariamente a motivação, que vai nos ajudar a fazer o que precisamos fazer em nosso trabalho. É preciso ao menos tentar, pois, com toda certeza, no final do dia, isso vai contribuir para que nos sintamos bem melhor e com a sensação de dever cumprido. 

Veja, a seguir, as dicas que preparamos especialmente para que você consiga vencer os desafios diários, impostos por qualquer tipo de crise que venha a aparecer em sua vida. Continue conosco nessa leitura e confira:

Viva um dia de cada vez

A primeira dica que queremos compartilhar é, talvez, a mais importante de toda a lista que se seguirá. Conforme estamos tendo a oportunidade de perceber e acompanhar, nós simplesmente temos pouco controle sobre as situações que nos rodeiam. Neste sentido, o primeiro passo para mantermos a motivação e a produtividade, durante qualquer tipo de crise, é viver um momento e um dia de cada vez. 

Isso porque de nada adianta se desesperar ou ficar pensando demasiadamente no futuro, já que não temos a menor ideia de como ele será. O que podemos, de fato fazer, é focar no aqui e no agora, nas atividades que precisamos executar no momento presente, pois são elas que demandam a nossa atenção imediata. 

Ao fazer isso, nós não só conseguimos manter a excelência, a motivação e a produtividade na realização de nossas tarefas diárias, como também trabalhamos a favor da nossa saúde mental, que agradece por nos esforçarmos para dar-lhe este grande respiro. 

Medite e respire fundo sempre

Quando você perceber que está sucumbindo ao desespero, quando observar que está diante de uma situação em que não sabe como agir, saia do ambiente em que você se encontra, vá para um lugar silencioso e comece a respirar fundo, por pelo menos cinco minutos. Durante esse tempo, procure afastar os pensamentos que não estão te fazendo bem e pensar nas coisas boas que você conseguiu realizar nos últimos dias, seja no trabalho ou não. Pronto, você deu início à um exercício prático de meditação, aliada à respiração.

Ao se falar em meditação e respiração grande parte das pessoas logo refuta a ideia de realizar estes dois exercícios, porque acredita que não é para elas, já que, para meditar, é necessário esvaziar a mente e muitos minutos seguidos realizando a prática. 

No entanto, este pensamento enganoso faz com que muitas pessoas percam a oportunidade de iniciar uma prática verdadeiramente poderosa, capaz de contribuir com o bem-estar dos mais diversos tipos de indivíduos e profissionais, mantendo-os motivados e produtivos, mesmo que se encontrem em meio à uma grande crise. 

Ao iniciar este processo por 5, 10, 15 minutos, principalmente quando observar que o foco nas atividades não está fluindo e você está com o pensamento todo voltado para a crise, você logo perceberá mudanças positivas e significativas na sua vida como um todo. 

E para te ajudar a começar agora mesmo, aqui vai um vídeo extraordinário de José Roberto Marques, que vai contribuir para que você dê o primeiro passo em direção à sua paz interior:

Utilize a música como ferramenta de motivação 

Músicas, livros, vídeos, podcasts, entre muitos outros tipos de mídias são ferramentas verdadeiramente poderosas, que nos ajudam a manter a motivação e produtividade em meio à crises de quaisquer natureza. 

Você pode recorrer a todos eles quando se sentir meio perdido, porém, a dica aqui é que você monte uma playlist, com as suas músicas preferidas, aquelas que você sabe que, com certeza, vão afastar o baixo astral de vez daquele momento e trazer o ânimo necessário para você continuar, até que chegue ao final do dia com todas as suas demandas atendidas. 

Por se tratar de um recurso poderoso, que atua diretamente na liberação de neurotransmissores do prazer, a música, sem dúvida nenhuma, será uma grande aliada nesta batalha diária que você vive no trabalho neste momento. 

Foque e celebre as pequenas vitórias 

Muitas vezes, a dificuldade que temos em nos mantermos motivados e produtivos está nas altas expectativas que criamos, não só com relação às atividades profissionais que realizamos, mas também naquilo que diz respeito à nossa vida pessoal. O pensamento que costumamos cultivar é o de que se não tivermos grandes conquistas, nosso esforço de nada valerá. 

Porém, é importante que nos lembremos constantemente que as estas grandes conquistas são formadas pelas pequenas vitórias que conseguimos obter ao longo de nosso dia de trabalho. Neste sentido, o que vai nos ajudar, efetivamente e na prática, a manter a motivação e a produtividade, para vencer os desafios e os obstáculos impostos pela crise, é ajustar o nosso foco para tudo aquilo que conseguimos conquistar, minuto a minuto, dia após dia. 

Quando investimos a nossa energia nisso, lembrando sempre de celebrar cada uma das pequenas conquistas que obtemos, somos tomados por um enorme sentimento de plenitude, que contribui para que cheguemos ao outro lado do rio, com a verdadeira sensação de dever cumprido. 

Pratique a gratidão 

Dentro disso que acabamos de falar existe algo também que você pode fazer todos os dias, que, com certeza, vai te ajudar a se sentir mais motivado e produtivo no trabalho. Estamos falando da prática da gratidão. 

A gratidão é um hábito, que ao ser praticado com frequência, mexe de forma profunda conosco. Isso porque ela nos ajuda a enxergar o mundo ao nosso redor com olhos mais otimistas, entendendo que em tudo há um aprendizado e uma razão para agradecer. 

Diante disso, antes de finalizarmos este artigo, a nossa dica é que todos os dias, seja em meio à crise ou não, você pense em pelo menos três coisas pelas quais você é grato. Ao realizar este exercício diário, você perceberá o quanto é privilegiado e talvez tenha mais razões para agradecer do que para se queixar. 

Reflita sobre todos estas dicas, em como você pode colocá-las em prática a partir de agora e mãos à obra!

Aproveite também para nos contar, nos comentários, o que você achou deste conteúdo e lembre-se de compartilhá-lo com seus amigos, em suas redes sociais, pois eles também pode estar precisando de uma força na motivação e na produtividade neste momento. 

Copyright: 1613073244 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes

 



*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Deixe seu Comentário

IBC - Instituto Brasileiro de Coaching: Av. Prof. Venerando Freitas Borges, 561 - Setor Jaó - Goiânia/ GO - CEP: 74.673-010